Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Carlos Henrique S.
13.791 seguidores
809 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 8 de fevereiro de 2020
Um dos filmes mais cultuados do grande John Carpenter,aqui ele entrega um suspense/Horror de confinamento que é um retrato dos anos 80 para o cinema do gênero.Na Antártica,Um grupo de cientistas e operários acolhem um cachorro que quase foi morto por noruegueses,o que eles não sabiam é que o animal é na verdade um alienígena que se transforma em quem ele toca ficando idêntico a qualquer um,isso começa a geral uma paranoia e desconfiança entre todos.Uma pena foi o que fizeram com este filme,em seu final de semana de estreia o filme que concorria era nada mais nada menos que Blade Runner e na semana anterior era lançado ET,isso acabou resultando em um fiasco de bilheteria que quebrou as expectativas dos trabalhos futuros do Carpenter.Mas falar nesse filme é dizer que é um fracasso como filme não dá já que este pode ser considerado seu melhor trabalho ou um dos melhores,o diretor aqui faz um filme que trabalha o teor psicológico auxiliado aos espetaculares efeitos práticos da época.A história de desconfiança e paranoia proposta é muito bem desenvolvido,graças a maneira que o cineasta encaixa suas cenas que são muito imersivas e instiga constantemente o público a achar quem fala a verdade ou a mentira,a clássica cena do "Tira Teima" é um retrato disso pois temos um horror que é bem trabalhado psicologicamente e visualmente até sabendo usar os jumps scares a favor da história e sem excesso.Já o roteiro é bem encaixado,ele não propõe um desenvolvimento muito grande dos personagens com a intenção de instigar seu espectador a dúvida constante de quem poder confiar,mesmo com certas incoerências.Este filme marca também o início da trilogia do apocalipse propostas por Carpenter,há de destacar a parte técnica também,com um orçamento maior que o normal para o horror The Thing conta com excepcionais efeitos práticos que as vezes são até um pouco exagerados mas que de qualquer forma é um dos pontos mais altos do filme contando com animatrônicos e um design das criaturas incríveis.O Enigma do Outro Mundo pode ter fracassado nas bilheterias,mas é um dos melhores do Carpenter (Se não o melhor),tem como seu foco principal a desconfiança e o horror baseado neste lado psicológico que funciona perfeitamente.
A primeira coisa é se lembrar que o filme foi lançado em 1982. Então é óbvio que alguns efeitos especiais não funcionarão, embora a maioria ainda é muito bem feito. Bom enredo, boas surpresas... recomendado!
Um terror misturado com ficção, um dos melhores filmes de John Carpenter o ambiente favorece bastante o enredo, tem cenas de filme trash, acho que ja podem colocar esse filme como um clássico dos gêneros de terror e de ficção, demorei 30 anos pra conhecer esse filme
ET que domina corpos surge na Antártida. Terror com efeitos práticos muito bem feitos. Nojento demais, história sem explicações, fogo pra todo lado. Legal. Coitado do cão.
Achei um filmão!!!! Apesar de na minha opinião ele ter uma boa parte da narrativa um pouco lenta, isso não compromete a história que é bem executada. As atuações foram bacanas, pois o filme consegue extrair bem o clima de suspense. Os efeitos especiais eu também gostei e achei muito bem feito, principalmente se for levar em consideração o ano de lançamento.
-Filme assistido em 06 de Janeiro de 2016 -Nota 7/10
John Carpenter nos embarca para a Antártida,em pleno inverno de 1982.Daí,acompanhamos a rotina de doze homens norte-americanos numa estação de pesquisa.Tudo começa por conta de uma perseguição a um cachorro,na linda fotografia gelada.O grande problema desse grupo,é que ninguém pode confiar em ninguém.
Carpenter manda muito bem nesse ponto.Ao tentar nos 'enrolar' para dificultar saber quem é o principal suspeito ou vilão da história.Os efeitos são ótimos para a época.A trilha sonora ajuda e muito certas situações no suspense.A história não é nova.Claustrofóbica na maioria das vezes,consegue se destacar em pequenas partes do roteiro.Do meio até o fim,temos grandes furos,que são preenchidas por brigas entre boa parte do elenco.
Perfeito, esplendido, excelente. Não tenho palavras para descrever o quanto acho esse filme perfeito em todos os sentidos, ótimo enredo, cenário, história, tudo muito bom. Kurt Russell é impecável em seu papel e o resto do elenco também é ótimo.
O Enigma do outro Mundo é um filme que tem uma atmosfera que muito lembra "Alien o oitavo passageiro". O filme tem um roteiro simples, mas perfeitamente trabalhado, e dirigido de modo único, Carpenter sabe conduzir a tensão e o suspense e a música de Ennio Morricone vai fazendo a costura perfeita. E quando o filme mostra seus efeitos práticos é surreal, tudo é muito crível e nojento e apavorante, um trabalho excepcional e marcante. Existe um mistério que permeia o filme:" será que a coisa infectou alguém? ". esse mistério é um fio condutor no filme, porém falta aos personagens suficiente material pra você torcer por eles. A situação é angustiante e imersiva, mas os personagens são bem rasos, contrapartida,o personagem de Kurt Russell é bem trabalhado e atrai simpatia pra si, os demais não. Outro pequeno problema que tive com o filme foi o final abrupto, que deixa em aberto às possibilidades do que aconteceu com relação a coisa. Mesmo gostando de Enigma dos outro Mundo, esperei mais impacto e simpatia pelos personagens. Como ocorre em Alien. Mas o filme é um Sci-fi de primeira e não deve ser ignorado, pois no campo do horror e dos efeitos práticos é uma obra primorosa e tem direção e música extraordinária.
Enquanto ET pregava a pacificação entre terráqueos e seres de outros planetas, esta realização do aprendiz - mais para terror - de HITCHCOCK, JOHN CARPENTER, realizador de obras como HALLOWEEN, FOG - A BRUMA ASSASSINA e FUGA DE NOVA YORK, ainda encara o que vem do espaço como uma ameaça mortal para a humanidade. Na verdade este atraso de CARPENTER é devido principalmente ao fato de ter se inspirado - refilmado - num ficção cientifica da década de 50. Bem construido, bons efeitos especiais, com clima claustrofóbico marcante - ai tem muita influência de ALIEN do RIDLEY SCOTT - mas tem um certo clima ultrapassado por causa da mensagem pacifista de SPEILBERG e seu ET. Visto em 1983 no Cine Centenário de Ribeirão Preto.
Uma trama muito bem desenvolvida, eu esperava mais confesso, mas não tem como exigir muito em efeitos para um filme de 1983, as atuações são razoavelmente boas mas não me vi em algum momento aflito, "A coisa" é algo nojento até mas não é algo que cause tanto medo, ou tanta apreensão, ele não é tão inteligente ou rapido e facilmente é detido sendo queimado, é uma ameaça por ser homicida e gera o suspense por poder se transformar em seres vivos mas ao mesmo tempo pode "facilmente" ser abatida que tira um pouco da agonia. De qualquer forma não é de todo mal.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade