Por um Punhado de Dólares
    Você assistiu Por um Punhado de Dólares ?

Mr. Dean Corso
    Mr. Dean Corso

Enviada em 26 de fevereiro de 2016
    Por um punhado de dólares, filme dirigido pelo mestre italiano Sergio Leone, o primeiro filme da famosa trilogia do Homem sem nome, o personagem icônico interpretado por Clint Eastwood.
    Esse faroeste é uma adaptação do clássico filme Samurai de Akira Kurosawa: Yojimbo o guarda-costas (1961), onde Toshiro Mifune interpreta um Samurai forasteiro que chega a uma cidadezinha onde duas famílias criminosas se flagelam pelo controle do local.
    O enredo de Por um punhado de dólares é basicamente o mesmo do clássico japonês, a grande diferença é que as espadas são trocadas por pistolas, e o Samurai e os esgrimistas são trocados por pistoleiros.
    Clint interpreta um forasteiro americano, que chega a uma pequena cidade em San Juan, no México, dominada por duas famílias mafiosas, os Rojos e os Baxters, que há anos lutam pelo controle da região.
    O personagem, um homem sem nome, decide se aproveitar dessa guerra e ganhar dinheiro trabalhando para os dois lados do conflito como pistoleiro.
    A partir dali começam as primeiras mortes causadas pelo personagem de Clint, e o filme se torna muito interessante, ao mesmo tempo somos apresentados aquele que será o grande algoz da trama, o mexicano Ramón Rojo, um pistoleiro habilidoso e impiedoso, que se configura desde o início como opositor e único adversário capaz de prejudicar os planos do pistoleiro americano.
    O filme vai transcorrendo em um ritmo muito interessante, porém para aqueles que já assistiram Yojimbo se torna bastante previsível, já que todos os eventos são absurdamente idênticos, com exceção de um ou outro elemento propositalmente modificado.
    A proposta de Sergio Leone de fazer uma espécie de homenagem ao clássico Samurai, ao mesmo tempo em que cria o seu próprio foi muito bem sucedida, mas esse filme não seria o ponto alto da trilogia, que tem em seu desfecho o capítulo mais marcante (Três homens em conflito).
    Em relação às atuações, Clint Eastwood tem uma participação memorável, dentro da característica que o consagraria no cinema, um homem sério, de poucas palavras e muita ação, e sobretudo, alguém que seria respeitado e temido. O restante do elenco, a maioria italianos desconhecidos do grande público, servem bem a seu propósito no longa, mas o destaque fica por conta de Gian Maria Volonte, que interpreta o pistoleiro Ramón, e tem uma atuação memorável.
    A trilha sonora de Ennio Morricone é simplesmente fantástica, e tal como Kurosawa havia feito em Yojimbo, Leone utiliza a mesma para dar um tom sinistro ao longa.
    A fotografia é simplesmente deslumbrante, e toda a reconstrução de cenário e figurino nos transportam ao velho oeste, a terra de ninguém onde uma arma é a lei.
    Em resumo, Por um punhado de dólares é um grande filme, um verdadeiro clássico, e uma incrível releitura de um dos mais brilhantes longas do cinema oriental, e merece ser assistido, não só pelos fãs do gênero, mas também por todos os amantes da Sétima arte.

Nota: 8.0
    Danilo L.
    Danilo L.

Enviada em 17 de novembro de 2014
    O que dizer dessa Obra Prima do grande Sérgio Leone, nada apenas apreciar essa obra prima

Enviada em 11 de julho de 2017
    Uma das melhores obras primas do cinema Western! Spagheti em sua melhor essência, ação de primeiríssima qualidade, Clint Eastwood estrelando com ator e o melhor diretor Western Sergio Leone em enquadramentos sublimes em perfeita sincronia com a bela fotografia, um filme que serve de aprendizado para qualquer que venha a ser feito.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 23 de maio de 2020
    Um grande clássico dos faroestes, Per un pugno di dollari inicia a grande trilogia dos dólares criadas pelo grande Sergio Leone que a partir desse filme começou a cravar seu nome de vez na história do cinema.

Com esse filme conhecemos a famosa expressão faroeste Spaghetti e mesmo que existindo outros filmes italianos do gênero antes desse,esse é o primeiro a chegar a enormes proporções.De fato é um filme emblemático,a partir daqui os filmes do diretor começaram a servir de aula para como fazer um filme do gênero.Somos apresentados a um dos personagens mais emblemáticos do cinema:"O Homem Sem Nome".Interpretado por Clint Eastwood,é um personagem lembrado até hoje e serviu para popularizar a imagem de Eastwood no cinema.A atuação dele é do cara Durão e forasteiro chegando em uma cidade sem lei que é governada por gangues.

Mas Eastwood tem uma atuação tão convincente e seu visual e olhar fazem toda a diferença.O que enaltece ainda mais a atuação dele são os magníficos close ups que o Leone gosta de fazer,existem muitos close ups aqui,mas todos eles servem para engrandecer as ricas atuações.Ennio Morricone a partir daqui iniciava sua parceria com Leone e com um trabalho primoroso já que a trilha qui é memorável.Temos que destacar o trabalho de montagem também,há uma construção atmosférico em volta dos confrontos que faz toda a diferença,quando estamos prestes a ver um confronto entre o personagem do Eastwood e alguém as cenas tem uma atmosfera espetacular,e a montagem faz cortes dos pequenos detalhes,do olhar e quando começa o confronto,as cenas são divertidíssimas.

Per un pugno di dollari é o primeiro faroeste do gênio Sergio Leone,aqui temos a introdução do "Faroeste Spaghetti" com todo o primor,é cheio de personagens interessantes e direção do Leone auxiliada na trilha do Morricone cria um dos melhores filmes do gênero da história
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 8 de fevereiro de 2019
    Mais uma grande obra do mestre Sergio Leone, boa trilha sonora, boas atuações, ótima fotografia e roteiro e história bem estruturados, e um final genial. Muito bom.
    valmyr b
    valmyr b

Enviada em 8 de janeiro de 2021
    Assisti esse filme na adolescência (anos 70) e resolvi rever hoje (07/01/21) aos 60 anos. Que tristeza! Muito ruim! Falta tudo nessa obra: coerência, enredo minimamente aceitável, a maquiagem é horrível, fotografia, etc. Ideia sem pé nem cabeça, com início repentino, meio confuso (quando?, Por que? Quem? Onde?); e final despropositado. Tudo bem tosco; muito aquém de outras produções da mesma época e até do próprio Clint. Leva uma estrela e olhe lá!
    Marcio S.
    Marcio S.

Enviada em 2 de fevereiro de 2014
    Sergio Leone foi um cineasta italiano brilhante. Não teve uma filmografia extensa, mas deixou sua marca ao falecer 1989 aos 68 anos. Enquanto os filmes de faroeste estavam em declínio realizou filmes desse gênero e entrou para a história do cinema filmando um faroeste que em termos de moral, cenário e estilo contrastam com os faroestes tradicionais. Junto com a trilha sonora de Ennio Morricone nos mostrou um mundo mais cru, sujo, em que o herói na verdade é um anti-herói e que o mundo é violento.
    Clint Eastwood é o homem sem nome (só uma vez chamam ele por um nome que não deve ser o verdadeiro), protagonista dos três filmes intitulado Trilogia dos dólares ou Trilogia do homem sem nome. Neste primeiro ele chega em uma cidade dividida por duas famílias: Baxters e os Rojos. A única intenção que ele tem é ganhar dinheiro e para isso vai trabalhar tanto para uma quanto para a outra. O dono de um bar é seu único amigo. Naquela cidade ele participará de ações e conhecerá pessoas que necessitam de sua ajuda.
    A composição do personagem criado por Leone é essencial. Diferente dos faroestes tradicionais o protagonista tem as roupas sujas, aspecto sujo, se veste diferente dos personagens habituais, só está interessado em ganhar dinheiro, não conhecemos seu passado e isso nos instiga a querer devanear sobre o passado daquele homem. Eastwood que estava começando sua carreira também o compôs com um rosto sério, mas sarcástico. Seu olhar às vezes é de desprezo, às vezes de compaixão. Neste faroeste não há a figura do cowboy e sim do pistoleiro ou caçador de recompensas.
    Com uma fotografia árida, seca em que ajudam a compor a natureza do caráter dos personagens Leone filma com super closes um gênero que antes ninguém havia pensado em fazer. Confesso que no começo cheguei a divagar sobre aquela cidade, com tantos personagens peculiares ser uma cidade fantasma e que cada um ali está entre os dois mundos. O pistoleiro sem nome vaga de cidade em cidade, sem rumo, como uma alma sem rumo. Os closes enfatizam o olhar de cada um dos personagens e estes conseguem expressar o que cada um está sentindo no momento.
    Somado a trilha sonora criada por Morricone o filme cria uma roupagem nova para o faroeste. A trilha empolga o espectador e há sons como um som agudo que remete aos momentos de tensão em que nosso protagonista está prestes a sacar sua arma que deixa qualquer um com uma expectativa em relação ao desenvolvimento da cena. Leone tem em Tarantino um dos seus maiores fãs e que sempre em seus filmes procurou imitá-lo. Trouxe até Morricone para trabalhar com ele.
    É maravilhoso participar, mesmo com tantos anos de diferença, do nascimento de uma lenda. Leone conseguiu atingir o cinema como verdadeiramente forma de arte.

OBS: Leone se baseou no filme Yojimbo do Kurosawa
    Guilherme M.
    Guilherme M.

Enviada em 10 de junho de 2013
    Todo Mestre tem um começo e esse é o grande inicio de clint eastwood para o sucesso!!!
    Jackson M.
    Jackson M.

Enviada em 8 de setembro de 2013
    Primeiro filme da "Trilogia dos Dólares" do diretor Sergio Leone. Caracterização, músicas, atuações, tudo impecá só falta eu ver " Por uns Dólares a Mais" pra quem sabe considerar a melhor trilogia da história.
    Macaco Louco
    Macaco Louco

Enviada em 1 de março de 2016
    Ótima estréia da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone. Clint Eastwood fazendo papel de homem Sem Nome. Um genuíno pistoleiro veloz.