Alma do Deserto
Pôster de  Alma do Deserto
30 de janeiro de 2025 No cinema | 1h 27min | Documentário
Direção: Mónica Taboada Tapia
|
Roteiro Mónica Taboada Tapia
Título original Alma del desierto

Sinopse

Não recomendado para menos de 12 anos

Alma do Deserto explora os desafios de Georgina Epiayu por reconhecimento em meio a um ambiente preconceituoso. Já aos setenta anos, Georgina é uma mulher trans da etnia Wayúu que perde todos os seus documentos após ter sua casa queimada num incêndio criminoso, provocado por seus vizinhos intolerantes, que não aceitam sua presença. Atrás de afirmar sua identidade, a idosa tenta se virar para obter novos registros, agora com as devidas correções com relação ao seu gênero. O documentário de Mônica Taboada-Tapia acompanha o longo e desafiador caminho que se apresenta à frente de Georgina para obter seus direitos civis fundamentais, incluindo o de votar nas eleições colombianas. A jornada da anciã reflete as dúvidas e a luta de um grupo marginalizado a partir de um olhar sensível e de uma experiência resiliente.

Trailer

imagem de Alma do Deserto Trailer Legendado 1:49
Alma do Deserto Trailer Legendado
194 visualizações

Fotos

Curiosidades das filmagens

Prestígio!

Alma do Deserto foi exibido na Jornada dos Autores do Festival de Veneza de 2024 e ganhou o prêmio Leão Queer desse mesmo ano.

Origem do documentário

Em entrevista para a Vogue, a diretora Mónica Taboada-Tapia contou que conheceu a história de Georgina por acaso, enquanto assistia a uma reportagem em um canal local na qual a anciã dava uma entrevista em sua língua nativa, o Wayuunaiki.

Detalhes técnicos

Nacionalidades Colômbia, Brasil
Distribuidor Retrato Filmes
Ano de produção 2024
Tipo de filme longa-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento -
Idiomas Espanhol
Formato de produção -
Cor Colorido
Formato de áudio -
Formato de projeção -
Número Visa -