Na espera pelo episódio final de Stranger Things? Então veja esses 4 filmes dos anos 80 para começar o aquecimento
Viciada em se emocionar com boas histórias, Isabelle assiste a todo documentário, comédia romântica e animação que aparece na sua frente. A paixão pela cultura pop e pela arte transforma sua forma de enxergar o mundo

Na intenção de acalmar o coração ansioso dos fãs de Stranger Things que aguardam o episódio final, o AdoroCinema lista 4 filmes essenciais para todo o público da série.

>

Após o sucesso do primeiro volume da 5ª temporada de Stranger Things, os fãs não estão apenas ansiosos para a próxima parte, mas também para entender o desfecho final da série que domina o coração de grande parte do público há quase 10 anos.

Acompanhando um grupo de amigos que vivem na década de 80, a produção traz diversas referências de obras inesquecíveis deste mesmo período, e apesar de ter popularizado ainda mais algumas músicas - como "Should I Stay or Should I Go" do The Clash -, existem também alguns filmes indispensáveis para entrar ainda mais no clima de Hawkins antes do episódio final.

Os Goonies é, provavelmente, a maior inspiração de Stranger Things

Os Goonies, icônico filme dirigido por Richard Donner e roteirizado por Steven Spielberg em 1985, acompanha um grupo de amigos que seguem em busca de um tesouro enterrado para ficarem ricos e, consequentemente, salvarem todos os residentes de uma pequena cidade do despejo.

Assim como em Stranger Things, a atmosfera nostálgica e o amadurecimento dos personagens ao longo da aventura de salvar moradores de um determinado local possui uma grande semelhança com o filme. Além dos personagens principais terem jeitos bem parecidos, a série conta também com a presença de Sean Astin, ator que ficou conhecido pela sua participação em Os Goonies.

A referência inesquecível de O Exterminador do Futuro

Para muitos, a relação da série original da Netflix com O Exterminador do Futuro não é tão comum à primeira vista. No entanto, até mesmo a abertura de Stranger Things se espelha na do clássico filme de ficção científica de James Cameron, com letras em neon flutuando até formarem o título.

A temporada atual também conta com a presença recorrente de Linda Hamilton como a vilã Dra. Kay, que também deu vida a Sarah Connor, a mãe do personagem central que é perseguida por máquinas do futuro para tentar impedir o nascimento de John Connor, o herói da humanidade.

Em Chamas da Vingança conhecemos uma personagem bem parecida com Eleven

Stephen King é, também, um dos grandes influenciadores e Stranger Things, seja por meio de referências de suas histórias em arcos específicos da série ou até mesmo personagens, como é o caso de Eleven (Millie Bobby Brown). Lançado em 1984, e com direito a um remake em 2022, Chamas da Vingança conta a história de Charlie McGee (Drew Barrymore), uma garota capaz de gerar e controlar o fogo.

As duas personagens são usadas como experimentos do governo, que busca controlar suas habilidades sobrenaturais. E do mesmo modo, as duas também se revoltam contra esse sistema e acabam destruindo tudo. Apesar de Charlie seguir um rumo bem mais aterrorizante do que Eleven, elas possuem esses pontos extremamente semelhantes.

Você não percebeu, mas E.T.: O Extraterrestre tem a mesma história de Stranger Things

Em mais uma citação do diretor Steven Spielberg, o filme E.T.: O Extraterrestre conquistou o coração de diversas pessoas ao redor do mundo. Ambientado no quintal de Elliott Taylor (Henry Thomas), ele acompanha a amizade dele com uma criatura de outro mundo que surge em sua vida, e principalmente a sua missão de impedir que o governo o encontre e faça um grande mal com ele.

Assim como no filme, pode-se comparar Eleven com a versão humana do alienígena, já que a mesma também se tornou o principal alvo do governo e é constantemente protegida por seus amigos. Além desse detalhe, Stranger Things também traz uma nostalgia determinante em sua estética.

O 2º volume de Stranger Things chega a Netflix no dia 25 de dezembro e o episódio final em 31 de dezembro, ambos as 22h da noite.

facebook Tweet
Links relacionados
Assista nos cinemas!