Os fãs de Star Trek conhecem o Doutor da nave Voyager. Mas outro Doutor de uma série de ficção científica mais antiga parece ter feito uma visita à Enterprise.
O episódio final de Star Trek: Strange New Worlds apresentou um crossover de ficção científica memorável que a maioria das pessoas nem percebeu. No entanto, como alguns Trekkies com olhos de águia compartilharam com o resto do mundo logo depois, o Doutor parece ter feito uma visita sutil à Enterprise.
Mas não, não é o Holo-Doctor interpretado por Robert Picardo de Star Trek: Voyager, quem fez essa visita, mas sim outro doutor igualmente famoso no qual é o personagem-título de uma série íncrivel: Doctor Who.
O crossover de ficção científica que a maioria das pessoas nem percebeu
De fato, qualquer um que olhasse no momento certo poderia ter avistado a TARDIS do Senhor do Tempo de Doctor Who no fundo de Strange New Worlds. Este é o primeiro crossover oficial na TV entre a série de ficção científica mais longa — afinal, Doctor Who existe desde 1963 — e o segundo representante mais antigo do gênero — Star Trek exibiu apenas três anos depois, em 1966. No entanto, é difícil dizer qual encarnação do Doutor, viajante espacial e temporal, estava presente em Star Trek.
O easter egg foi descoberto no episódio "The Sehlat Who Bit His Tail" de Strange New Worlds: 3ª Temporada, Episódio 6. Estreou em 14 de agosto no Paramount+ e, de acordo com o TrekMovie, continha ainda mais referências. Por exemplo, continha a lenda Klingon da criatura espacial que devora naves inteiras, que Wolf (Michael Dorn) já mencionou em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração.
Um crossover com um aviso?
Curiosamente, o próprio 15º Doutor (Ncuti Gatwa) teve Star Trek em sua série pela primeira vez. No início de sua era no Disney+, sua companheira da TARDIS, Ruby (Millie Gibson), mencionou os transportadores da Nave Estelar Enterprise, ao que o Senhor do Tempo comentou: "Teremos que visitá-los algum dia".
Então, isso quer dizer que o pequeno crossover foi acertado entre a BBC e a Paramount? Provavelmente a resposta é não. É mais provável que os criadores de Star Trek tenham visto a pequena referência e decidido retribuir a saudação sci-fi do outro lado do Atlântico.
Narrativamente, porém, a visita do Doutor não é de forma alguma impossível. Afinal, o viajante do tempo também pode viajar por universos diferentes. Em quadrinhos, aventuras compartilhadas com o Senhor do Tempo e a Frota Estelar são realidade há muito tempo.