Se você prestar atenção, poderá perceber a influência do famoso cineasta nos episódios da produção sobre a vida de Roberto Gómez Bolaños.
Nesta quinta-feira, 5 de junho, finalmente estreou na Max o primeiro episódio de Chespirito: Sem Querer Querendo. A aguardada biossérie é centrada na vida de Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido por Chespirito – uma das figuras mais importantes do entretenimento do México e de outros países da América Latina, incluindo o Brasil.
Com fortes referências ao processo criativo por trás de Chaves e Chapolin Colorado, a produção do streaming também explora o lado mais íntimo do ator e produtor – suas astúcias, mas também as fragilidades e polêmicas que marcaram a trajetória da figura por trás da lenda.
Pablo Cruz interpreta Bolaños e seus personagens mais famosos, enquanto outros atores mexicanos dão vida a figuras igualmente emblemáticas, como Miguel Islas (Seu Madruga/Ramón Valdés), Arturo Barba (Prof. Girafales/Rubén Aguirre) e Juan Lecanda (Quico).
A série, com oito episódios, foi criada e escrita por Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito, e tem também Rodrigo Santos como showrunner.
Em entrevista ao El País, Santos revelou que encontrar o tom da série biográfica foi difícil, pois não era fácil identificá-lo no roteiro, e que eles também tiveram que recorrer a certas referências cinematográficas e televisivas para retratar com sucesso a vida de Chespirito como pretendiam. Segundo ele, uma das principais inspirações foi uma obra de Tim Burton.
O título em questão é Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), estrelado por Ewan McGregor e Helena Bonham Carter, em que um homem retorna para casa para cuidar de seu pai moribundo, que tinha um talento especial para contar histórias incríveis.
É assim que seria Chaves no mundo de Tim BurtonPor isso, Santos e companhia decidiram usá-lo como inspiração para o projeto, já que "uma vida de fábulas" é uma definição perfeita para as criações de Roberto Gómez Bolaños.
No entanto, também houve outras produções que ajudaram a equipe a desenvolver o a narrativa série, e uma delas foi The Offer (2022), a série da Paramount+ que conta a história de como foi filmado O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola.
"Com essa série, estabelecemos regras muito claras para nós mesmos", disse Santos ao El País. "Nunca nos expusemos a um esboço dos personagens de Chespirito que as pessoas saibam de cor. Sempre fizemos isso com distância [...] Tudo está embalado naquela pequena cápsula de fantasia", concluiu o criador.
Chespirito: Sem Querer Queriendo já está disponível no catálogo da Max. Os episódios serão lançados semanalmente, sempre às quintas-feiras.
*Conteúdo Global do AdoroCinema