Nem Drácula nem Stranger Things. A atriz descreveu este filme romântico do cineasta como "o papel de uma vida inteira".
Winona Ryder participou –e participa– de projetos icônicos, mas nem Drácula de Bram Stoker (1992) nem Stranger Things (2016 – 2026) são o que ela descreve como "o papel de uma vida inteira". A atriz nomeou sua personagem de A Época da Inocência (1993) dessa forma. Ryder deu vida a May Welland na obra-prima histórica de Martin Scorsese que, embora às vezes nos esqueçamos que faz parte da filmografia do cineasta, é um de seus melhores trabalhos.
Ryder acaba de revelar uma curiosidade sobre as filmagens do filme: Scorsese escreveu três palavras em um pedaço de papel, passou a nota para ela e conseguiu um dos melhores momentos do filme.
A Época da Inocência é a adaptação do romance homônimo de Edith Wharton. Ambientada na década de 1870, a história segue o advogado Newland Archer, que está prometido à jovem socialite May Welland. No entanto, quando ele conhece Ellen, prima de May, ele se apaixona por ela. Newland e Ellen não podem ficar juntos por causa das restrições da sociedade. Scorsese descreveu este projeto como um de seus filmes mais violentos.
"Beije-o duas vezes"
Durante as filmagens de A Época da Inocência, Scorsese escrevia à mão algumas anotações que passava para Ryder. "Eu tenho todas essas notas", conta a atriz em Hot Ones. "Elas foram as melhores do mundo". Ao ser perguntada qual foi a melhor nota de todas, a atriz não hesitou: "Beije-o duas vezes". "Quando estamos em Paris e, basicamente, ela destruiu o plano dele", explica.
A atriz se refere a uma cena de A Época da Inocência em que Newland, interpretado por Daniel Day-Lewis, tenta ir visitar Ellen, que é interpretada por Michelle Pfeiffer. May descobre e, para evitar que ele o faça, ela anuncia que está grávida.
"É uma nota perfeita porque eu o beijo para que ele termine com o plano. Suponho que digam que é para dar o ponto final, mas de verdade que mudou a dinâmica. 'Beije-o duas vezes'. Foi como: 'Não, isto vai ser desta forma. Eu te avisei. Você não entendeu. Então, de agora em diante, cale a boca".
A Época da Inocência conseguiu cinco indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Atriz Coadjuvante para Ryder. Só ganhou um prêmio: Melhor Figurino. "É um filme lindo. Um filme bonito", conclui Ryder.