"Não conseguia acreditar no quão ruim era": Michelle Pfeiffer começou sua carreira com esta sequência fracassada de um filme cult absoluto
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Há mais de 40 anos, Michelle Pfeiffer interpretou seu primeiro papel de destaque na sequência de um sucesso — um papel que foi um fracasso de crítica e público.

>

As sequências dominam as bilheterias atualmente como nunca antes: se um filme original faz sucesso, a sequência geralmente vem logo em seguida. Há também as chamadas sequências "legado", ou seja, continuações tardias de filmes cult do passado — pelo menos desde o sucesso estrondoso de bilheteria Top Gun: Maverick (2022), uma das maiores fórmulas de sucesso de Hollywood. Ao mesmo tempo, o segundo e o terceiro filmes ainda sofrem com a reputação de basicamente reciclar material já conhecido com qualidade inferior, visando o lucro.

Que isso nem sempre é verdade é comprovado! Claro, também existem sequências genuinamente malsucedidas que são recebidas com desaprovação tanto por fãs quanto por críticos. Na percepção geral, isso certamente inclui Grease 2, que chegou aos cinemas quatro anos após o sucesso de bilheteria de 1978.

Não há semelhanças com o sucesso original

Mas, além do título, a continuação não tem muito em comum com o filme original que transformou John Travolta em uma megaestrela, que liderou as paradas de sucesso mundiais no final do ano, à frente de clássicos como Superman ou Halloween - A Noite do Terror, e cuja trilha sonora produziu sucessos eternos como "You're The One That I Want".

Os criadores de Grease 2 só podiam sonhar com tamanha grandeza — embora o filme também contasse com uma futura estrela de Hollywood no papel principal: Michelle Pfeiffer, que se tornaria uma das maiores estrelas das décadas de 1980 e 1990 com filmes como As Bruxas de Eastwick, Susie e os Baker Boys e Batman - O Retorno, além de fazer parte do Universo Cinematográfico Marvel desde Homem-Formiga e a Vespa.

"Eu odiei o filme com todas as minhas forças"

No entanto, não foi Grease 2 o responsável por sua ascensão. Além de ter sido quase unanimemente criticado pela imprensa, com uma bilheteria mundial de apenas 15 milhões de dólares (em comparação com um orçamento de 10 milhões), provou ser um fracasso total nas bilheterias. Em entrevista ao Hollywood.com, Pfeiffer concordou com os críticos (via Far Out Magazine):

Eu odiei esse filme com todas as minhas forças e não conseguia acreditar no quão ruim ele era. Eu era jovem na época e não sabia de nada.

Mais tarde, no entanto, ela recuou um pouco em uma postagem no Instagram, enfatizando que "este projeto sempre foi especial para mim" — afinal, a estudante do ensino médio Stephanie, que se apaixona pelo líder de uma gangue rival, foi o primeiro grande papel da atriz, agora com 66 anos!

Aliás, particularmente, aprecio o único filme dirigido por Patricia Birch, que mais tarde se tornou um pequeno clássico cult. Se você ainda não o viu e quer formar sua própria opinião, pode assisti-lo por meio de compra ou aluguel no Prime Video.

Apenas um ano depois, a carreira de Pfeiffer decolou de vez com o clássico filme de gângster Scarface. Mais tarde, ela recusou uma obra-prima do suspense que ganhou cinco Oscars. Isso porque, segundo ela mesma, se sentiu desconfortável com a malícia e a atmosfera sombria do filme.

facebook Tweet
Links relacionados
Assista nos cinemas!