É e sempre foi o projeto de paixão do astro de Yellowstone.
Se você aposentar Clint Eastwood por um momento — afinal, por volta dos 90 anos, a maioria das pessoas já está curtindo sua merecida aposentadoria —, só Kevin Costner pode ser o rosto do cinema de faroeste moderno. Seu épico de quase quatro horas Dança com Lobos ganhou sete Oscars, além dos longas Silverado, Pacto de Justiça e Wyatt Earp. E ele também estrelou por muitos anos A série (neo)faroeste do momento Yellowstone.
No entanto, ele queria coroar tudo com uma obra muito especial: Horizon: An American Saga é concebido como um megaprojeto composto por quatro longas-metragens, que contariam a história da conquista do Velho Oeste pelos colonos brancos. Mas, depois que o Chapter 1 não gerou muito hype e um desejo correspondente por mais, e não obteve grande sucesso de bilheteria, a conclusão da American Saga está longe de ser garantida. Muito pelo contrário.
"Uma mentira descarada": Kevin Costner responde às acusações de dublê no set de seu faroeste HorizonO público decidirá sobre o futuro de Horizon
O capítulo de abertura custou cerca de 100 milhões de dólares para ser produzido e não arrecadou mais de 38,7 milhões em todo o mundo – um fiasco de bilheteria que já tem consequências perceptíveis: o já concluído Horizon Chapter 2 estava programado para estrear nos cinemas em novembro de 2024, mas após seu lançamento ter sido adiado para este ano, o filme foi removido completamente da programação de lançamentos. O que acontecerá a seguir permanece incerto.
Depois que o diretor e ator principal Costner demonstrou confiança por um longo tempo e confirmou que estava determinado a fazer Horizon 3 e 4 a todo custo, essa segurança agora parece estar desaparecendo. Nosso parceiro FILMSTARTS assistiu a Horizon Chapter 2 em 2024 no Festival de Cinema de Veneza e deu 3,5 de 5 estrelas, mas ainda não se sabe quando o resto do mundo poderá desfrutar do filme de 190 minutos. Será que esse enorme empreendimento terá que ser abandonado no meio do caminho?
"Tudo depende da resposta do público", disse o ator Sam Worthington (Avatar) à Variety sobre o futuro da série. Ele leu os quatro roteiros escritos por Costner e sua paixão pelo projeto permanece, mas, às vezes, também se trata de fazer os filmes certos na hora certa. E é justamente aí que a aventura histórica pode cair no esquecimento.
Agora cabe ao público demonstrar interesse em Horizon para garantir financiamento para os dois filmes restantes. A Netflix já se envolveu como investidora no passado, mas, como plataforma de streaming, não é a parceira ou a base ideal para lançar uma saga épica e grandiosa para as telonas. Dadas as circunstâncias, no entanto, Costner terá que se perguntar, mais cedo ou mais tarde, se deseja concluir seu projeto em colaboração com um streaming – ou não.
Horizon: An American Saga - Chapter 1 está disponível na HBO Max.