Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
A Guerra de Anna

Provações precoces

por Barbara Demerov

Diferente de muitos filmes ambientados na Segunda Guerra Mundial que focam numa visão ampla do que acontece na guerra em si, assim como no drama vivido por soldados e civis, A Guerra de Anna visa expor as dificuldades individuais de uma garotinha que acaba por ser a representação de uma situação que certamente aconteceu com milhares de pessoas: a necessidade de desaparecer dos olhos de nazistas e de manter-se vivo, não importa por quais meios.

Logo na intensa cena inicial, o diretor Aleksey Fedorchenko já mostra sua intenção de chegar o mais próximo possível da crueldade da guerra. Com a câmera contornando partes de alguns corpos na terra, a pequena Anna aparece com vida dentre seus familiares mortos pelos nazistas. Sua mãe a protegeu e fez com que, milagrosamente, a menina saísse ilesa. Com a força de sair rapidamente do meio de sua família, é como se Anna tivesse acabado de renascer; desta vez, completamente só.

Após procurar por refúgio, ela acaba sendo enviada a uma casa comandada pelo 3º Reich, mas consegue se esconder na chaminé de um dos cômodos. A proximidade com que a câmera se mantém no rosto de Anna quase que o tempo todo é essencial para que possamos sentir um pouco do que é estar preso no pior lugar possível, sem a menor possibilidade de fuga.

Durante a noite, Anna aprende aos poucos a como se manter viva dentro daquela chaminé e no entorno da casa, ao mesmo tempo em que durante o dia observa silenciosamente a rotina dos soldados que passam por aquela sala. Por meio de inúmeros fade-ins e fade outs que passam a ideia de um período, a guerra pelo olhar desta criança não tem relação com armas e bombas; aqui, ela vive a guerra pela sobrevivência e pelo mínimo de dignidade.

Por mais que seja esperta e rápida em suas ideias, Anna também é uma órfã que de um dia para o outro não tem mais uma base, tampouco o afeto humano. É avassalador acompanhar seu dia a dia, seja procurando por água, comida, ou tendo que matar animais para sobreviver.

Contrastando momentos de coragem com momentos de desespero e solidão, A Guerra de Anna é uma história que não fantasia em nada sobre a guerra e que evita amenizar os acontecimentos abordados, por mais que a protagonista seja uma criança. Esta realidade não perdoou ninguém, e também cabe ao cinema não nos deixar esquecer este fato.

Filme visto na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em outubro de 2018.