Meu AdoroCinema
American Gods: Conheça os personagens e os principais elementos da promissora nova série
Por Laysa Zanetti — 29/04/2017 às 09:16
facebook Tweet G+Google

Adaptação da consagrada obra de Neil Gaiman estreia no próximo dia 1º de maio.

+
Shadow Moon (Ricky Whittle)
Leia mais
1/14

Acompanhar American Gods, nova série do canal Starz distribuída internacionalmente pelo Amazon Prime Video, não parece ser uma tarefa fácil, mas provavelmente vai recompensar (e muito!) aqueles que encararem o desafio de frente. Baseada na obra homônima de Neil Gaiman, ("Deuses Americanos", Editora Intrínseca), lançada em 2001, a série mescla mitologia, faroeste, uma história de guerra que atravessa o tempo e incontáveis metáforas que analisam e refletem as formas de vida  moderna e primitiva, tanto no âmbito social quanto no privado. É certamente uma trama complexa, repleta de personagens misteriosos e igualmente fascinantes, e para iluminar um pouco o caminho antes de a primeira temporada estrear, o AdoroCinema resume o essencial sobre alguns dos principais personagens e tramas.

A série acompanha o ex-condenado Shadow Moon (Ricky Whittle), que é liberto da cadeia pronto para retornar à sua antiga vida com a esposa, Laura Moon (Emily Browning). Seus planos, no entanto, não sairão conforme o desejado, e ele é apresentado a uma nova vida quando conhece o misterioso Mr. Wednesday (Ian McShane), que contrata seus serviços como guarda-costas e conduz Shadow a uma viagem de carrro pelo interior dos Estados Unidos, onde eles vão se encontrar com vários deuses antigos que estão vivendo como pessoas comuns.

Os Velhos Deuses x Os Novos Deuses

A principal questão de Deuses Americanos é a iminente disputa entre os Deuses Antigos, que teriam chegado aos EUA vindos da África, da Alemanha e Irlanda, e os Novos Deuses, que contemplam a obsessão da era atual pela tecnologia, pela mídia e por personalidades. Sem ter muita consciência do mundo em que está se inserindo, Shadow se une aos Antigos ao lado de Mr. Wednesday, que é na verdade a identidade escondida do poderoso Odin — segundo a mitologia, a quarta-feira (wednesday, em inglês) seria o dia de Odin… captou?

Assim, em uma road trip eles se encontram com várias deidades que Wednesday deseja reunir na provável guerra contra os Novos Deuses. Entre os Velhos estão Czernobog (Peter Stormare), Bilquis (Yetide Badaki), Mr. Nancy (Orlando Jones), as Irmãs Zorya, Easter (Kristin Chenoweth), Vulcan (Corbin Bernsen), Mad Sweeney (Pablo Schreiber)… e entre os Novos, Technical Boy (Bruce Langley), Media (Gillian Anderson) e Mr. World (Crispin Glover). Veja cada um deles na galeria de imagens acima.

Deuses Americanos x American Gods

Por se tratar de uma obra intrinsecamente ligada ao conceito de tempo, algumas concepções do livro foram atualizadas para a obra televisiva. Ou seja, a participação de alguns dos personagens foi ampliada ou reduzida. O Technical Boy, por exemplo, é a personificação da Internet, e por isso ele foi modificado e atualizado pelo próprio Neil Gaiman. Algo semelhante acontece com Bilquis, que terá uma participação maior na série do que no livro.

Já quanto ao andamento da história, estima-se que a primeira temporada (com oito episódios) deva abordar aproximadamente ⅓ do livro, com algumas atualizações e modificações. Há saltos temporais, flashbacks e um enorme aparato de visões metafóricas e que fazem referências simbólicas aos séculos de história da civilização humana, entre os erros e os acertos que trouxeram a humanidade até o que existe atualmente. Há cenas altamente estilizadas, closes que estão ali para mero deleite do público, mas também com um pouco de cuidado e pesquisa é possível notar as referências culturais e as reflexões que cada um daqueles personagens está ali para promover.

Mas não espere que todas as respostas sejam entregues de bandeja. Embora Shadow Moon seja a porta de entrada para este universo curioso e complicado, nem sempre ele deve fazer as perguntas exatas, e ele também é um mistério em si a ser decifrado.

Com sua própria cota de segredos e potenciais teorias, American Gods não tenta se comparar outros grandes sucessos de público e crítica na TV, mas tem espaço para construir o seu próprio legado. A série não tem medo de sangue ou de tocar em feridas sociais, mas também fascina pelo retrato da fantasia e dos momentos mágicos. E com o roteiro escrito sob o comando do próprio Neil Gaiman, promete não dever nada ao patrimônio construído pela obra literária.

American Gods estreia no Brasil através do Amazon Prime Video, um dia após a exibição nos EUA: em 1º de maio de 2017. 

 

facebook Tweet G+Google
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Slideshows recomendados
Jessica Jones surge com nova roupa em fotos da segunda temporada
NOTÍCIAS - Visto na web
sexta-feira, 23 de junho de 2017
Jessica Jones surge com nova roupa em fotos da segunda temporada
Game of Thrones: O que descobrimos com o novo trailer da sétima temporada
NOTÍCIAS - Produção
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Game of Thrones: O que descobrimos com o novo trailer da sétima temporada
Game of Thrones: Confira nossa galeria de cartazes da sétima temporada da série
NOTÍCIAS - Visto na web
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Game of Thrones: Confira nossa galeria de cartazes da sétima temporada da série
Veja as primeiras imagens oficiais de The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story
NOTÍCIAS - Visto na web
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Veja as primeiras imagens oficiais de The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story
Todos os Slideshows de séries
Novas séries mais esperadas
Os Defensores
1
Fantasia, Ação
Estreia
18 de agosto de 2017 em Netflix
Todos os vídeos
Marvel's Inhumans
2
Drama, Fantasia
Estreia
29 de setembro de 2017 em ABC
Young Sheldon
3
Comédia
Estreia
25 de setembro de 2017 em CBS
Todos os vídeos
Gypsy
4
Drama, Suspense
Estreia
30 de junho de 2017 em Netflix
Todos os vídeos
Novas séries mais esperadas
Back to Top