Meu AdoroCinema
"El Patrón" além de Narcos: Filmes e séries que retratam Pablo Escobar
Por João Vitor Figueira — 12/09/2015 às 05:34
facebook Tweet G+Google

O maior traficante de todos os tempos já foi tema de filmes de ficção, documentários, séries, novelas e será representado em diversos filmes ainda inéditos de Hollywood.

+

Filme: Escobar - Paraíso Perdido
Ano: 2014
Nacionalidade: França, Espanha, Bélgica, Panamá
Ator que interpretou Pablo Escobar: Benicio Del Toro (americano/porto-riquenho)

Leia mais
1/16

A série Narcos, estrelada pelo brasileiro Wagner Moura, em atuação inspirada, reacendeu o interesse mundial na figura de Pablo Emilio Escobar Gaviria. De acordo com dados do Google Trends, nunca se pesquisou tanto sobre Pablo Escobar na internet.

A atração produzida pela Netflix, que conta com José Padilha como produtor executivo e diretor dos dois primeiros episódios, é apresentada pelo ponto de vista de um agente do DEA (orgão do governo dos Estados Unidos que combate ao narcotráfico), mas não há como roubar os holofotes de um personagem como Pablo Escobar, o maior traficante da história da Colômbia e do Mundo, o "Rei da Cocaína" que chegou a faturar US$ 420 milhões por semana e acumular uma fortuna de aproximadamente US$ 30 bilhões.

A atração mostra a faceta impiedosa de Escobar diante de seus inimigos, sem hesitar em dar cabo de vidas inocentes com seus atos de narcoterrorismo, mas também apresenta "El Patrón" como um homem de família que um dia se disse disposto a fazer coisas boas pelas pessoas mais humildes da Colômbia, o que chegou a lhe render a alcunha de "Robin Hood de Medellín". Por conta de suas excentricidades e de sua vida brutal, o traficante foi tema de diversos filmes e séries. Confira alguns dos destaques abaixo.

FilmeEscobar - Paraíso Perdido
Ano: 2014
Nacionalidade: França, Espanha, Bélgica, Panamá
Ator que interpretou Pablo EscobarBenicio Del Toro (americano/porto-riquenho)

Usando a história de Pablo Escobar como ponto de partida para uma trama fictícia, o diretor e roteirista italiano Andrea Di Stefano apresentou em Escobar - Paraíso Perdido uma narrativa de suspense e romance. No filme, Josh Hutcherson interpreta um turista canadense deslumbrado com as belezas naturais da Colômbia de 1991, poucos dias antes do traficante se entregar às autoridades. Ele se apaixona por Maria (Claudia Traisac), mas logo se vê em perigo quando descobre que ela é sobrinha de Pablo Escobar, vivido por Benicio Del Toro, em elogiada atuação. Di Stefano afirmou que a ideia para o filme surgiu quando eu ouvi de um policial a história real de "um jovem italiano que foi para a Colômbia encontrar seu irmão e, de alguma maneira, ficou próximo da família de Escobar e entrou em apuros."


Escobar - Paraíso Perdido

FilmeProfissão de Risco
Ano: 2001
Nacionalidade: Estados Unidos
Ator que interpretou Pablo EscobarCliff Curtis (neozelandês)

Dirigido por Ted Demme, Profissão de Risco é baseado em uma história real, relatada no livro de não-ficção "Blow: How a Small Town Boy Made $100 Million with the Medellín Cocaine Cartel and Lost It All". O astro Johnny Depp interpreta George Jung um traficante californiano que trabalhava com maconha até se aliar a Pablo Escobar (interpretado por Cliff Curtis) e ajudar a importar cocaína colombiana para os Estados Unidos. Penélope Cruz interpreta Mirtha, esposa de George.


Profissão de Risco

FilmePerigo Real e Imediato
Ano: 1994
Nacionalidade: Estados Unidos
Ator que interpretou personagem baseado em Pablo EscobarMiguel Sandoval (estadunidense)

Perigo Real e Imediato, sequência de Caçada ao Outubro Vermelho (1990) e Jogos Patrióticos (1992), traz Jack Ryan, agente da CIA interpretado por Harrison Ford, descobrindo uma conspiração envolvendo o governo dos Estados Unidos e um cartel de drogas na Colômbia inspirado no Cartel de Medellín. O traficante Ernesto Escobedo, vivido por Miguel Sandoval, é baseado em Escobar.


Perigo Real e Imediato

SériePablo Escobar: O Senhor do Tráfico
Ano: 2012
Nacionalidade: Colômbia
Atores que interpretaram Pablo EscobarAndrés Parra (adulto), Mauricio Mejía (jovem) e Hernán Mauricio Ocampo (criança). Todos são colombianos.

Depois de tantas produções gringas, a série colombiana Escobar, el Patrón del Mal (título original) apresentou, em 113 episódios, a ascenção e queda de Pablo Escobar, da infância do filho de um fazendeiro com uma professora até sua morte em 1993, aos 44 anos de idade. A série foi criada por Camilo Cano, filho de um jornalista morto por Escobar, e Juana Uribe, filha Maruja Pachón, sobrinha do então candidato presidencial Luis Carlos Galán que foi sequestrada à mando do traficante e morta em 1989. Apesar da conexão dos criadores com as vítimas das atrocidades de Pablo Escobar, alguns criticaram a série por supostamente induzir o público a simpatizar com o bandido. Exibida no Brasil pela Globosat e disponível na Netflix, Pablo Escobar: O Senhor do Tráfico foi vista por mais de 10 milhões de pessoas em 20 países.

FilmePecados de Meu Pai (documentário)
Ano: 2009
Nacionalidade: Argentina, Colômbia

Exibido em Sundance e premiado nos festivais de Havana e Miami, Pecados de Meu Pai traz a visão de Juan Pablo Escobar, filho de Pablo Escobar, que agora se chama Sebastián Marroquín e vive na Argentina. Sem maniqueísmos, o diretor Nicolas Entel apresenta depoimentos confessionais de Marroquín e sua mãe, Maria Isabel Santos, que falam sobre o criminoso de maneira carinhosa e pessoal, sem mascarar nem defender o lado brutal do traficante. Repleto de imagens de arquivo da família, o filme se destaca por documentar o encontro de Juan Pablo, disposto a pedir perdão pelos crimes do pai, com os filhos de Rodrigo Lara e Luis Carlos Galán, políticos mortos por Escobar nos anos 80.


Pecados do Meu Pai

Série: Los Tres Caínes (novela)
Ano: 2013
Nacionalidade: Colômbia
Ator que interpretou Pablo Escobar: Juan Pablo Franco (colombiano)

A novela Los Tres Caínes, produzida pelo canal de TV colombiano RCN, mostrou a história dos paramilitares de extrema-direita Carlos Castaño, Vicente Castaño e Fidel Castaño, que criaram o grupo armado Autodefensas Campesinas de Córdoba y Urabá. Antes do ACCU, os irmãos Castaño participaram do grupo Los Pepes (Los Perseguidos por Pablo Escobar), que iniciou uma violenta camapanha contra o Cartel de Medellín, matando mais de 300 pessoas relacionadas ao clã de Escobar. Uma semana depois de sua estreia, a novela foi alvo de intensos protestos nas redes sociais movidos por vítimas do paramilitarismo na Colômbia, que acusavam a produção de glorificar a violência, o que fez com que o canal perdesse alguns anunciantes. Ainda assim, a atração conquistou bons índices de audiência.

Projetos ainda inéditos envolvendo Pablo Escobar:

FilmeThe Infiltrator
Previsão de estreia: 3 de março de 2016

Baseado no livro de mesmo nome, o filme traz Bryan Cranston (Breaking Bad) no papel do agente do DEA (Órgão para o Controle/Combate das Drogas do governo dos Estados Unidos) Robert Mazur, que se infiltrou no mundo dos cartéis de drogas para implodir um um esquema de lavagem de dinheiro de Pablo Escobar. Ainda não foi anunciado o ator que irá viver "El Patrón". O filme tem a direção de Brad Furman (Aposta Máxima, O Poder e a Lei). O elenco conta ainda com Diane Kruger.

FilmeThe Man Who Made It Snow
Sem previsão de estreia

O diretor Antoine Fuqua e o ator Jake Gyllenhaal vão repetir a parceria de Nocaute em The Man Who Made It Snow, baseado no livro autobiográfico homônimo de Max Mermelstein. A trama mostra como Mermelstein, um engenheiro de hotéis judeu de Nova York que será vivido por Gyllenhaal, ajudou Pablo Escobar a tranformar o Cartel de Medellín num negócio bilionário no início dos anos 80. Ainda não foi anunciado o ator que irá interpretar Escobar.

FilmeEscobar
Sem previsão de estreia

Baseado no livro "Amando a Pablo, Odiando a Escobar", o filme Escobar irá reunir em cena o casal da vida real Javier Bardem e Penélope Cruz, que não atua juto desde Vicky Cristina Barcelona. Bardem vai interpretar Pablo Escobar e Cruz será Virginia Vallejo, jornalista autora do livro que deu origem ao filme que foi amante do traficante entre 1983 e 1987. Os atores espanhóis serão dirigidos por um conterrâneo, o diretor Fernando León de Aranoa (A Perfect DayPrincesas). Por muito tempo Bardem esteve relacionado ao filme Killing Pablo, que teria a direção de Joe Carnahan e a presença de Christian Bale, mas o projeto não foi continuado.

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Slideshows recomendados
Jessica Jones: Veja novas imagens de David Tennant nas filmagens da segunda temporada
NOTÍCIAS - Visto na web
quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Jessica Jones: Veja novas imagens de David Tennant nas filmagens da segunda temporada
Game of Thrones: Veja as imagens do penúltimo episódio da 7ª temporada, 'Beyond the Wall'
NOTÍCIAS - Visto na web
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Game of Thrones: Veja as imagens do penúltimo episódio da 7ª temporada, 'Beyond the Wall'
This Is Us: Sylvester Stallone reencontra Milo Ventimiglia nas gravações da segunda temporada
NOTÍCIAS - Visto na web
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
This Is Us: Sylvester Stallone reencontra Milo Ventimiglia nas gravações da segunda temporada
Dia dos Pais: Ranqueamos os pais de Game of Thrones, do pior ao melhor
NOTÍCIAS - Produção
domingo, 13 de agosto de 2017
Dia dos Pais: Ranqueamos os pais de Game of Thrones, do pior ao melhor
Todos os Slideshows de séries
Novas séries mais esperadas
The Good Doctor
1
Drama, Médico
Estreia
25 de setembro de 2017 em ABC
Todos os vídeos
Young Sheldon
2
Comédia
Estreia
25 de setembro de 2017 em CBS
Todos os vídeos
The Gifted
3
Drama, Fantasia
Estreia
2 de outubro de 2017 em FOX
Todos os vídeos
Marvel's Inhumans
4
Drama, Fantasia
Estreia
29 de setembro de 2017 em ABC
Todos os vídeos
Novas séries mais esperadas
Back to Top