Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Laranja Mecânica, Casablanca... Relembre os espetaculares cartazes de Bill Gold, artista morto aos 97 anos
    Por João Vitor Figueira — 21 de mai. de 2018 às 18:39
    facebook Tweet

    Ilustrador faleceu em decorrência de complicações do Mal de Alzheimer.

    1. +
    Leia mais

    Com quase 70 décadas de carreira, o artista Bill Gold morreu aos 97 anos de idade na vila de Greenwich, em Connecticut, Estados Unidos. Segundo informações do jornal The New York Times, o ilustrador que assinou centenas de cartazes icônicos em Hollywood, faleceu em decorrência de complicações do Mal de Alzheimer.

    Com cartazes que ganharam os cinemas dos EUA e do mundo criados entre 1942 e 2011, o artista se tornou um verdadeiro gigante entre os aficionados por pôsteres relacionados à sétima arte. Gold chegou a trabalhar em cartazes modernos, mas suas principais obras foram artes desenhadas à mão em um tempo anterior aos computadores e à manipulação digital de imagens.

    Suas artes eram muitas vezes baseadas em elementos do roteiro, apontando para detalhes das tramas dos filmes que ajudou a promover.

    Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os cartazes de Laranja Mecânica (1971), Casablanca (1942), O Exorcista (1973), 007 - Somente para Seus Olhos (1981) e Disque M para Matar (1954).

    Gold colaborou com cineastas como Vincente MinnelliJohn Ford e John Huston. Sua maior parceria foi com Clint Eastwood, que retratou no cartaz de Perseguidor Implacável (1971). Seu último trabalho trouxe a expressão sisuda de Leonardo DiCaprio em J. Edgar, cinebiografia dirigida por Eastwood.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Alexandre Gomes
      Uma pena. Hoje em dia os cartazes de filmes, tirando um ou outro são sem graça.
    • Vidamell Vida R.
      Todos muito legais.
    Mostrar comentários
    Back to Top