Minha conta
    Jogador Nº 1 e a sua centena de easter eggs. Conheça as referências do filme!

    Vai se preparando, porque não é pouca coisa não. Só de cinema e série são mais de 75.

    Steven Spielberg e o time criativo de Jogador Nº1 não mediram esforços e não economizaram na hora de inserir referências da cultura pop ao longo de toda a trama. A palavra limite com certeza não foi cogitada, visto que a obra traz mais de uma centena de easter eggs. Alerta de SPOILER!

    Você com certeza vai precisar ver o filme duas vezes se sua intenção é conseguir ver a maior quantidade de easter eggs possíveis: uma para acompanhar a história e outra apenas para pegar as referências. Pensando nisso, preparamos uma seleção com todas as menções que encontramos no longa que estão relacionadas ao mundo dos filmes e das séries, deixando de lado aquelas que são relacionadas à música ou ao mundo dos games. Veja acima na galeria de imagens.

    Adaptação do livro homônimo de Ernest Cline, Jogador Nº1 se passa num futuro distópico, em 2044, onde as pessoas vivem entre a realidade e a virtualidade, num jogo virtual chamado OASIS. Quando James Halliday (Mark Rylance), criador do jogo, morre, uma fortuna inestimável gera a competição de todos, incluindo Wade Watts (Tye Sheridan). Leia nossa crítica do filme!

    Será que conseguimos captar todas as referências? Provavelmente não! Se sentirem falta de algo digam nos comentários.

    Batman

    Vários super-heróis podem ser vistos na OASIS, incluindo Batman, que aparece escalando o monte Evereste. Outras dicas são: - placa ACE Chemicals de Gotham, que pode ser vista em Batman Vs SupermanEsquadrão Suicida - Batmóvel da década de 1960, quando Adam West interpretava o personagem na série Batman

    DC

    Além do Coringa e Arlequina vistos na foto acima, outros personagens da DC aparecem no filme: - Flash - Aquaman - Batgirl - Slade Wilson (Deathstroke) - Mulher-Gato - Pistoleiro - Cavaleiro de Arkham, do universo do Batman

    Marvel

    Apesar da DC dominar os easter eggs de super-heróis no filmes, a Marvel marca presença a personagem da foto, Proxima Midnight, que fa zparte da ordem Negra de Thanos. Deadpool também aparece,, além de Homem Aranha e Hulk serem citados no longa.

    RoboCop

    Outra figura pop clássica que aparece no filme é RoboCop, do filme homônimo de 1987. Além de sua aparição também aparece um robô do filme, ED-209, e um letreiro anunciando Delta City (foto), cidade fictícia da trama original que anuncia uma metrópole futurista.

    Presença marcada deste os primeiros vídeo, temos O Gigante de Ferro.

    Looney Tunes também é referenciado com um apelúcia do personagem Marvin, o Marciano.

    Star Trek

    Criador da OASIS, James Halliday (Mark Rylance) é enterrado no caixão de Spock em Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan (1982).

    Clássicos de Terror

    Freddy Kruegger de A Hora do Pesadelo aparece em parte da batalha, assim como o personagem Jason Voorhees de Sexta-Feira 13.

    O personagem Duke Nukem, do game homônimo que está ganhando uma adaptação para os cinemas, aparece em cena de batalha, além de uma de suas armas ser usada por Wade (Tye Sheridan) em outro momento.

    Arma de Queima de Arquivo (1996) usada por Sylvester Stallone aparece no longa de Spielberg.

    De Volta Para o Futuro

    Um dos filmes com maior número de referências, De Volta Para o Futuro é pura nostalgia: - Doc Brown, personagem de Christopher Lloyd no original faz uma aparição - O carro DeLorean aparece vários mometnos do filme, além do circuito temporal visto no interior do automóvel - Um cartaz do personagem de Goldie Wilson (Donald Fullilove) pode ser visto - Uma hoverboard aparece em determinado momento

    No filme de Spielberg, a DeLorean é uma mistura do filme de De Volta Para o Futuro e do seriadoA Supermáquina (2008) - repare nas luzes vermelhas vistas na frente do carro, são iguais aos do carro da série de 2008.

    Star Wars

    A franquia Star Wars criada por George Lucas também marca presença com: - Wade usando um cinturão igual ao de Han Solo (Harrison Ford) - Uma nave X-Wing da Aliança Rebelde pode ser vista - e uma réplica de R2-D2 pode ser vista no quarto de Wade e Samantha (Olivia Cooke)

    Hello Kitty não ficou de fora da parada de referências.

    Mad Max (1979) com uma réplica do carro visto no filme de George Miller.

    Outra carro que se destaca é o da adaptação de Stephen KingChristine, O Carro Assassino (1983).

    Street Fighter

    Game que já originou filmes como Street Fighter - A Última Batalha (1994), com Jean-Claude Van Damme, é mais uma referência. Uma série de personagens do jogo de luta aparecem: Ryu, Chun Li, Blanka e Sagat. Além disso, Parzival (Sheridan) em determinado momento solta uma espécie de Hadouken.

    Carro Mach 5 da série animada Speed Racer.

    Van da série Esquadrão Classe A, da década de 1980.

    Tomb Raider, já interpretada nos cinemas por Angelina Jolie e Alicia Vikander, também faz uma aparição.

    Moto inspirada na da animação japonesa Akira (1988).

    Mulher-Maravilha

    A personagem interpretada por Gal Gadot nos filmes da DC é lembrada através do seu símbolo, como na jaqueta da personagem interpretada por Lena Waithe.

    Clássico tiranossauro Rex do Jurassic Park (1993).

    A série Super-Herói Americano (1980) é lembrada através de um adesivo na moto de Art3mis (Cooke).

    Um letreiro anuncia Arnold Schwarzenegger como Jack Slater em O Último Grande Herói (1993).

    Outro monstro clássico das telonas: King Kong.

    Trípode de Guerra dos Mundos (2005).

    Gremlins

    Hit da década de 1980, os Gremlins também fazem aparições no filme. Além disso, a caixa que guarda o artefato (Orb of Osuvox, no orignal) procurado por Sorrento (Ben Mendelsohn) é igual a vista no filme de 1984.

    Ônibus voador S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço (1987).

    A lancheira de Aech (Waithe) é da série Rocha Encantada.

    Há mais de um modelo de espaçonave inspirado na série Battlestar Galactica (1978).

    Há um modelo de nave do filme Aliens, O Resgate (1986).

    Há no filme de Spielberg um planeta chamado de Arakkis, referência a Duna (1984), de David Lynch.

    Cápsula de 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968).

    Ferrari vermelha do seriado Ferris Bueller.

    Super-Homem

    Superman: O Filme (1978) tem duas referências: - Wade se disfarça com os óculos de Clark Kent usado por Christopher Reeve - também há uma fala no filme de Spielberg usada por Lex Luthor no longa dos anos 70

    Certo momento o cabelo de Parzival descrito por Aech como uma clara conexão à personagem de Cameron Diaz em Quem Vai Ficar Com Mary? (1998) (There’s Something About Mary Hair, no original).

    Clube dos Cinco (1985) também vem com tudo nas referências. Não apenas inspirando o cenário da foto acima, o filme também é mencionado nominalmente na trama.

    Carro de Agarra-me se Puderes (1977) também aparece no filme.

    Granada de mão sagrada vista em Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975) é usada no filme de Spielberg.

    Há uma homenagem a Robert Zemeckis, diretor de De Volta Para o Futuro. Seu nome inspira um artefato chamado Zemeckis Cube, que é um cubo mágico que permite viajar no tempo.

    Beetlejuice também faz uma aparição no prédio da Halliday Journals.

    Mortal Kombat

    O jogo de combate Mortal Kombat, que inspirou um filme homônimo em 1995, também possui várias referências. Além da aparição de personagens como Goro, Cassie Cage, Sub-Zero e Raiden, a obra aparece em forma de símbolos de dragão, como no broche acima.

    Referência a Cocktail (1988), estrelado por Tom Cruise. Há uma placa de neon no escritório de Parzival que diz "Cocktails & Dreams", nome que personagem de Cruise quer dar ao seu futuro bar no filme.

    Nave da série Firefly.

    Aparição de Conan, o Bárbaro.

    Art3mis tem uma arma igual a de O Juiz (1995).

    Os famosos olhos com brilhos alaranjados de Blade Runner (1982), que denunciam os replicantes, podem ser vistos em uma cena do filme de Spielberg.

    Caverna do Dragão, inspirado em um jogo de videogame, também tem sua oportunidade de ser referenciado.

    As Tartarugas Ninja também aparecem em meio ao grande número de personagens da OASIS, além do personagem Tokka, um vilão do universo.

    Aparição de Optimus Prime, da franquia Transformers.

    Esqueletos de Uma Noite Alucinante 3 (1992).

    He-Man também marca presença na grande leva de personagens.

    Aparição de Gundam, da série animada homônima.

    O macabro Chucky da franquia Brinquedo Assassino também pode ser visto na cena de luta.

    Arma do filme Krull (1983), que também é citado posteriormente.

    O Gigante de Ferro acaba mergulhando numa poça de lava, mas antes faz a pose com o dedão clássica de O Exterminador do Futuro (1984).

    Há uma fala do filme A Felicidade Não se Compra (1946) dita por Mark Twain que aparece no filme: “no man is a failure who has friends” ("nenhum homem é um fracasso que possui amigos", em tradução livre.)

    P termo "Rosebund" de Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, aparece no filme de Spielberg.

    Fivela do cinto com a logo de da animação Thundercats.

    Wade usa figurino inspirado em As Aventuras de Buckaroo Banzai (1984).

    Abertura da OASIS mostra o mundo do game Minecraft, que esta sendo adaptado em filme.

    Godzilla também faz sua participação, além do Mechagodzilla, de Godzilla vs. Mechagodzilla (1974).

    Wade se veste como Prince de Purple Rain (1984)

    Curtindo a Vida Adoidado (1986) é citado por Sorrento.

    Picardias Estudantis (1982) é mencionado por Wade.

    Clube dos Cafajestes (1978), também é citado por Wade.

    O Iluminado (1980) também é citado e responsável por inspirar um dos cenários do longa, onde é possível ver referências como o quato 237, as gêmeas e o triciclo.

    Um pôster do filme Os Caçadores da Arca Perdida (1981) aparece no longa de Spielberg

    Temos a versão PO-024 Field Repair da série animada Exo-Squad.

    Nave Swordfish II da série animada Cowboy Bebop.

    A espada de ouro nas costas da jaqueta de Parzival é uma referência a um personagem da história do Rei Arthur, o Cavaleiro da Távola Redonda Percival, que é inspiração ao nome do personagem principal do longa de Spielberg.

    O Leão Vermelho da série Voltron.

    Numa página de papel, quando os personagens estão tentando solucionar o desafio de Halliday, é possível ver o nome dos seguintes filmes: Grelims, O Cristal Encantado (1982), Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), Splash - Uma Sereia em Minha Vida (1984), Krull (1983), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002).

    Finalmente o easter Egg do Easter Egg. Um grande ovo!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top