Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Filmes que completam 30 anos de lançamento em 2018
    Por João Vitor Figueira — 6 de jan. de 2018 às 10:23
    facebook Tweet

    De Akira a Rain Man.

    1. +
    Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem | Estreia nos EUA: 30 de março de 1988 | Estreia no Brasil: 10 de novembro de 1988
    Leia mais

    Sim, você está ficando velho. Todos nós estamos. Quer uma prova? Parece que foi ontem que produções como Um Príncipe em Nova York, O Grande Dragão Branco, Quero Ser GrandeBeetlejuice - Os Fantasmas Se DivertemUma Cilada Para Roger Rabbit eram reprisados com frequência na Sessão da Tarde ou no Cinema em Casa. Entretanto, no ano de 2018, esses e alguns dos filmes mais importantes das sessões vespertinas do SBT e Globo completam 30 anos de lançamento.

    Há três décadas também chegaram aos cinemas clássicas animações japonesas que resistiram ao teste do tempo e envelheceram muito bem, muito celebradas até hoje — cada uma à sua maneira. São de 1988 o sci-fi distópico e cyberpunk de Akira (de Katsuhiro Ôtomo), a lúdica aventura infantil Meu Amigo Totoro (de Hayao Miyazaki) e o drama de guerra de dilacerar o coração Túmulo dos Vagalumes (de Isao Takahata). Outra animação famosa do mesmo ano foi Em Busca do Vale Encantado, filme sobre um grupo de dinossauros que ganhou mais de dez sequências em home video

    No mesmo ano, estreou Rain Man, drama um jovem egoísta (Tom Cruise) que descobre que seu pai deixou toda a sua fortuna para um homem mais velho (Dustin Hoffman) com autismo, de quem o protagonista descobre ser irmão. O longa venceu o Oscar de melhor filme, melhor ator (Hoffman), melhor diretor (Barry Levinson) e melhor roteiro original (Ronald Bass, Barry Morrow). Outro filme estrelado por Cruise que despontou nas telonas em 1988, embora menos celebrado, foi a comédia romântica Cocktail, que trouxe o astro em ascensão no papel de um bartender em Nova York.

    Foi também em 1988 que Martin Scorsese lançou um dos filmes de temática cristã mais controversos de todos os tempos em A Última Tentação de Cristo, drama estrelado por Willem Dafoe que imagina como seria a vida de Jesus de Nazaré se o homem que se apresentou aos seus contemporâneros como o Messias levasse uma vida comum.

    Em uma década marcada por filmes de ação-testosterona estrlados por figuras como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, o maior destaque no gênero foi Duro de Matar, longa-metragem movido pelas grandes performances de Bruce Willis e Alan Rickman. Isso não significa que os atores mais "bombados" tenham vivido um longe dos holofotes. Schwarzenegger estrelou dois filmes em 1988 (Inferno Vermelho e Irmãos Gêmeos) enquanto Stallone atuou na sequência de uma das franquias mais importantes de sua carreira, Rambo III.

    O terror, outro gênero que viveu grande fase na década de 1980, rendeu produções como o politizado Eles Vivem, o trash Brinquedo Assassino, o bizarro A Bolha Assassina e o "terrir" Elvira: A Rainha das Trevas.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Indomável Érigor
      Esses nutella fazem cada pergunta.
    • Caio de Aquino
      Não era que nem hoje. Hoje temos a distribuição digital que facilita muito para os filmes estrearem ao mesmo tempo no mundo inteiro, por exemplo. Naquela época a logística pra trazer rolos de filme era MUITO cara e demorada, até por questões burocráticas também, então os filmes demoravam pra chegar, e só vinha pra cá o que tinha dado certo lá fora e valesse realmente o investimento aqui, já que era muito caro trazer os filmes.
    • Jurandir Santos N.
      Porquê demoravam tanto para estrear no Brasil? Alguns levavam anos outros quase seis meses ou menos.
    • Dora Sales
      Elvira! Adoro haha
    • Arthur Dayne
      Na época em que Tom Hanks só fazia filme bom! Sdds
    • Arthur Dayne
      Eu lembro desse desenho, eu tinha até o boneco xDRambo 3 foi o primeiro filme que eu vi no cinema. Eu nem sei se eu tinha idade pra isso!
    • Marcos Adriano Dams
      Ótimos filmes
    • Bond 🔫
      Yippee-ki-yay, motherfucker!
    • S?rgio T.
      Para você ver como a memória engana. Eu poderia jurar ter visto o trailer de Beatle Juice em 1987 (quando Michael Jackson cantava Who's bad e os mocinhos perseguiam os mafiosos em Os Intocáveis). Já o terceiro filme do Rambo, eu juro que vi em 1989. Tinha uma propaganda extensa e até desenho animado no Xou da Xuxa.
    • Peter Spielberg
      Os fantasmas se divertem Meu amigo Totoro O túmulo dos vagalumes Quero ser grande Um príncipe em Nova YorkBrinquedo assassino Haaa Em busca do vale encantado que amor por esse filme Lirifuti
    • Srta Green
      Muitos filmes que marcaram minha adolescência. Bom relembrar.
    • Deise Ferreira
      Ah, que saudade!...
    • Elias Sandes
      Foram tantos filmes bons...Que época massa,e ainda tinha a Sessão da Tarde,que exibia frequentemente quase todas essas ''pérolas''. Bons tempos que não voltam mais...
    • Cético Kaiba
      O tempo voa LITERALMENTE.
    • Jc V.
      Apesar de estar longe de fazer trinta anos já vi todos esses filmes e adoro alguns deles, tipo Akira, Quero ser grande, Duro de Matar, e Roger Rabbit. Foi um excelente ano, hj em dia não fazem mais filmes assim
    • Pedro Rosenfeld
      Graças ao Eddie Valiant, eu inspirei o nome de um Aventureiro que é o Eddie o Detetive. Infelizmente, o ator que fez o Eddie Valiant morreu em 2014 vítima de uma pneumonia.
    Mostrar comentários
    Back to Top