Minha conta
    Meryl Streep é alvo de intervenção urbana que a coloca como "cúmplice" de Harvey Weinstein

    "Ela sabia", dizem os cartazes espalhados por Los Angeles.

    A cidade de Los Angeles, meca do cinema americano, amanheceu nesta terça-feira (19) repleta de cartazes que sugerem que Meryl Streep estava ciente das condutas do infame produtor Harvey Weinstein, acusado de assédio sexual e estupro por mais de 40 mulheres. 

    As imagens trazem a atriz três vezes vencedora do Oscar ao lado do executivo. Uma tarja vermelha cobre os olhos de Streep. Na faixa, lê-se "She knew", ou "Ela sabia", em português. A premiada atriz atuou em longas produzidos ou distribuídos pela The Weinstein Company, estúdio fundado por Harvey, em diversas produções, incluindo Álbum de Família (2013) e A Dama de Ferro (2011), trabalho que lhe rendeu uma estatueta de melhor atriz na premiação da Academia.

    Os cartazes apareceram perto da casa de Streep na cidade de Pasadena, perto do prédio do SAG-AFTRA (maior sindicato de atores dos Estados Unidos) e próximo aos estúdios da 20th Century Fox. A Fox produziu o drama biográfico The Post: A Guerra Secreta, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Streep e Tom Hanks. O filme recebeu seis indicações ao Globo de Ouro e é uma das apostas para o Oscar no ano que vem.

    A intervenção urbana, cuja autoria não foi reivindicada por nenhum ativista ou artista de rua, surge em um momento em que Streep foi acusada pela atriz e ativista Rose McGowan de ser hipócrita. Ao comentar o protesto planejado por diversas atrizes, que pretendem vestir preto na cerimônia do Globo de Ouro contra o assédio e sexismo em Hollywood, McGowan disparou contra a veterana. "Atrizes, como Meryl Streep, que trabalharam contentes para o 'monstro porco' estão usando preto no Globo de Ouro como um protesto silencioso. SEU SILÊNCIO é o problema. Vocês vão aceitar prêmios falsos e não vão causar nenhuma diferença. Eu desprezo sua hipocrisia. Talvez todas deveriam usar Marchesa!", disse a atriz conhecida pelas atuações na série Charmed e nos filmes Pânico e Planeta Terror. Marchesa é a marca de roupas da ex-esposa de Weinstein, que supostamente obrigava as atrizes de seus filmes a se vestir com as peças da grife.

    McGowan, que acusa Weinstein de tê-la estuprado em 1997, foi respondida por Streep. "Machucou ter sido atacada por Rose McGowan nas manchetes da mídia durante o fim de semana, mas quero deixar claro que nunca soube dos crimes de Weinstein, nem nos anos 1990 quando ela foi atacada, ou nas décadas seguintes quando ele atacou outras pessoas", escreveu Streep. "Eu não fiquei deliberadamente em silêncio. Eu não sabia. Eu não apoio o estupro. Eu não sabia. Eu não aprovo ver jovens mulheres sendo assediadas. Eu não sabia o que que estava acontecendo", prossegue a atriz. "Sinto muito que ela me veja como adversária, pois nós duas, junto com todas as mulheres em nosso trabalho, estamos lutando diante do mesmo inimigo: um status quo que deseja retornar aos tempos antigos, quando mulheres eram usadas, abusadas e impedidas de tomar decisões em grandes níveis da indústria. É aí que os encobrimentos convergem. Esses lugares devem ser desinfetados e integrados, antes que qualquer coisa comece realmente a mudar."

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top