Minha conta
    Os 10 melhores filmes baseados na obra de Stephen King

    It - A Coisa e A Torre Negra são as novas adaptações da carreira ícone do horror, suspense e fantasia na literatura contemporânea.

    Às vésperas de completar 70 anos, no próximo dia 21, e somando quatro décadas de carreira, Stephen King não apenas se mantém ativo, como suas obras seguem muito requisitadas no cinema. Nessa semana, estreou A Torre Negra, filme derivado de sua aclamada série literária homônima. No dia 7 de setembro, acontece o lançamento de It - A Coisa, releitura da obra de mesmo nome que já tem uma adaptação: a minissérie It - Uma Obra Prima do Medo.

    Dado o momento, relacionamos os 10 melhores longas feitos para o cinema baseados na obra de Stephen King. Um trabalho e tanto, que constata o bom aproveitamento de seu legado na sétima arte e ainda serve como ótima recomendação de filmes — e não somente de terror e suspense. Confira a lista e corra atrás daqueles que não viu, são todos imperdíveis!

     

    A Torre Negra é o grande lançamento da semana, iniciando um mês de estreias e comemorações para o escritor Stephen King, prestes a completar 70 anos. Para celebrar sua vida e seu legado, listamos os 10 melhores filmes baseados na obra do mestre da literatura de horror, suspense e fantasia.

    Carrie, A Estranha (1976) Stephen King emplacou uma adaptação cinematográfica já em seu primeiro livro, "Carrie, a Estranha". O suspense psicológico adaptado por outro mestre do suspense, o cineasta Brian de Palma, foi um tremendo sucesso e é considerado por muitos, até hoje, o melhor longa-metragem baseado na obra do escritor norte-americano.

    O Iluminado (1980) Diferente de muitos escritores consagrados, Stephen King teve a sorte de ter seus livros adaptados por alguns dos maiores cineastas da história, e um deles foi Stanley Kubrick. As inúmeras mudanças em relação ao texto original são alvo de críticas pelo próprio King, mas mesmo ele reconhece a beleza do suspense, minuciosamente construído física e psicologicamente.

    Na Hora da Zona Morta (1983) O filme mais obscuro dessa lista foi dirigido por outro fera do thriller psicológico, David Cronenberg. O resultado é uma história com uma atmosfera de tensão sufocante e que constrói sua aura de suspeita tanto sobre a vilania do antagonista, como sobre as decisões do personagem principal, um homem perturbado vivido com perfeição por Christopher Walken.

    Christine, O Carro Assassino (1983) Clássico do Cinema em Casa, Christine articula horror e fantasia para subverter o protótipo do nerd, retratando sua transformação no próprio algoz quando com posse, poder. Em manipular a convenção, o grande John Carpenter tanto gera identificação pelo protagonista, como intensifica a ameaça do Plymouth Fury 1958 vermelho — assim transformado em objeto de desejo.

    Conta Comigo (1986) Na primeira de suas grandes adaptações de romances de Stephen King, Rob Reiner prova que o mestre do suspense também faz drama com ninguém. Stand By Me (no original) é nostalgia atemporal, nascida clássica pelo modo duro, lúdico e universal com que versa sobre amadurecimento (compulsório) em tenra idade. E ainda crava a linda canção homônima de Ben E. King na história do cinema.

    Louca Obsessão (1990) Rob Reiner veio a emplacar o grande filme seguinte baseado na obra do escritor, e fazer mais: uma das melhores atuações de ninguém menos que Kathy Bates, que interpreta uma das maiores, mais originais e assustadoras vilãs da história do cinema. Nem um Freddy Krueger invasor de pesadelo fez horror psicológico tão terrível quanto a imprevisível Annie Wilkes...

    Um Sonho de Liberdade (1994) A interpretação obcecada de Tim Robbins como um gênio calculista, o carisma de Morgan Freeman e um roteiro redondo exploram o melhor possível do clichê de dignidade de um filme de cadeia, resultando numa das obras mais populares da história recente de Hollywood, sem prazo de validade aparente. E é o melhor trabalho do criador da série The Walking Dead, Frank Darabont.

    Eclipse Total (1995) Kathy Bates conclui sua dobradinha com Stephen King com a dignidade de sempre, e foi elogiada por isso. Portanto, Dolores Claiborne (no original) é subestimado — e muito, maior injustiça entre as adaptações do escritor) — por falta de reconhecimento à construção pesarosa e asfixiante do drama (físico e psicológico) dirigido por Taylor Hackford (Advogado do Diabo).

    À Espera de um Milagre (1999) Nada como Tom Hanks para abrilhantar esse corpo estranho na obra de Stephen King: um melodrama de época repleto de fantasia e forte questionamento à questão racial nos Estados Unidos. O saudoso Michael Clarke Duncan tem ali seu momento de glória, de modo que hoje dele lembramos com a mesma ternura com que nos encantamos pela bondade e ingenuidade de John Coffey.

    O Nevoeiro (2007) Frank Darabont fecha sua trinca com Stephen King traçando um paralelo entre sua obra, do escritor e da vindoura The Walking Dead, construindo um thriller cheio de atmosfera, drama, pavor, que discute fanatismo religioso e retrata a falibilidade do homem em situações limites. Herança do horror social ensinado por George A. Romero, com um final acachapante.

    It - A Coisa é a última adaptação de Stephen King realizada antes do aniversário de 70 anos de escritor. Anote na agenda: dia 7 de setembro nos cinemas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top