Minha conta
    Dia das Mulheres: 10 atrizes transexuais que se destacam no cinema e nas séries

    Atrizes premiadas e talentosas de quatro países.

    O Dia das Mulheres costuma ser a oportunidade para as mídias de cinema destacarem a presença de grandes atrizes, diretoras e produtoras do ramo. Mas uma categoria nem sempre é lembrada: as atrizes transexuais, que ocupam um espaço crescente nos filmes e nas séries, apesar de ainda serem minoritárias.

    Logo após a cerimônia do Oscar esnobar a atriz transexual Alexis Arquette na seção In Memoriam, o AdoroCinema decidiu lembrar dez nomes importantes da representação trans nas telas.

    Conhece essas atrizes?

    Laverne Cox Primeira atriz transexual indicada ao Emmy, por seu papel em Orange is the New Black. Ela também trabalha como ativista pelos direitos das transexuais.

    Jamie Clayton Além de ter um dos papéis principais em Sense8, a atriz tem conquistado espaço em grandes produções, participando de Demônio de Neon e do ainda inédito The Snowman, com Michael Fassbender.

    Maria Clara Spinelli A brasileira venceu o prêmio de melhor atriz no festival de Paulínia pelo trabalho em Quanto Dura o Amor?. Desde então, trabalhou na televisão em Supermax e Salve Jorge.

    Daniela Vega A atriz e cantora lírica se destacou em A Visita (2014), antes de estrelar um dos filmes mais aclamados do festival de Berim 2017: Una Mujer Fantástica, vencedor do prêmio de melhor roteiro.

    Mya Taylor e Kitana Kiki Rodriguez A dupla de Tangerine - um dos 20 melhores filmes de 2016 segundo o AdoroCinema - marcou a primeira campanha oficial de duas atrizes transexuais por uma indicação ao Oscar. O reconhecimento da Academia não veio, mas abriu caminho para que outras atrizes busquem a valorização da indústria.

    Stella Rocha A brasileira de Belém do Pará estudou dramaturgia na França e participou de diversas comédias francesas além de trabalhar no premiado Love, de Gaspar Noé.

    Alexandra Billings Desde 2003, ela tem sido uma das atrizes trans mais frequentes em séries de televisão, com um papel de destaque em Transparent e participações em How to Get Away With Murder, Grey's Anatomy e E.R.

    Candis Cayne Atriz frequente em comédias de temática LGBT (Stonewall, Para Wong Foo, Obrigada Por Tudo! Julie Newmar), ela também teve papéis recorrentes nas séries Elementary e Dirty Sexy Money.

    Gabrielle Tremblay A escritora, poeta e atriz se destacou nos festivais de Toronto e Berlim com o politizado Those Who Make Revolution Halfway Only Dig Their Own Graves. Pelo papel de uma guerrilheira, tornou-se a primeira atriz transexual vencedora do Canadian Screen Award.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top