Minha conta
    Estrelas Além do Tempo: Conheça as ‘meninas superpoderosas’ por trás dessa história

    Baseado em vidas reais.

    Nos anos 1960, no contexto da Guerra Fria, os norte-americanos estavam obcecados pela disputa com a ex-União Soviética sobre quem lideraria a Corrida Espacial. Por outro lado, o mesmo período foi marcado por um pensamento dominante de submissão das mulheres – sobretudo das negras. Pois imagine que um trio de mulheres (e, sim, negras) foi fundamental para calcular a trajetória que lançaria o primeiro norte-americano ao espaço!

    Conheça as “meninas superpoderosas” por trás de Estrelas Além do Tempo, filme baseado em fatos (vidas) que conta com três indicações ao Oscar (“Melhor Filme”; “Atriz Coadjuvante”, para Octavia Spencer; e “Roteiro Adaptado”).

     

    Katherine Johnson

    Física brilhante, Katherine Johnson fez os cálculos para trajetórias orbitais nos primeiros voos a Mercúrio, contribuiu para a missão à lua (Apollo 11) e para a corrida a Marte. E também chegou à fórmula matemática imprescindível ao projeto que tornou John Glenn o primeiro norte-americano a viajar em torno da Terra, em 1962, fato retratado no filme. Ainda assim, precisava percorrer uma rota considerável para usar o banheiro para “pessoas de cor” mais próximo do prédio onde trabalhava, em outra ala.

    A intérprete: Taraji P. Henson

    Depois de atuar em Baby Boy – O Dono da Rua (2001) e Ritmo de Um Sonho (2005), Taraji P. Henson chamou a atenção do mundo quando foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). Atuou também em Karate Kid (2010). Na TV, integrou o elenco de Person of Interest e protagoniza a cultuada Empire, pela qual recebeu Globo de Ouro 2016 de Melhor Atriz de TV (Drama).

    Dorothy Vaughn

    Se você está lendo esse texto agora em um computador – ou mesmo num celular ou tablet –, agradeça a Dorothy Vaughan. A cientista era a líder das mulheres consideradas “computadores de cor”. Dominou como ninguém o processo operacional da primeira máquina IBM, ainda em estudo na NASA. Apesar de exercer, na prática, a função de chefia, demorou (muito) a ser reconhecida oficialmente como tal.

    A intérprete: Octavia Spencer

    O que Tempo de Matar (1996), Nunca Fui Beijada (1999), Vovó... Zona (2000), Homem-Aranha (2002), Legalmente Loira 2 (2003), Miss Simpatia 2 – Armada e Poderosa (2005), Um Jantar para Idiotas (2010) e A Série Divergente: Insurgente (2015) têm em comum? Sim, a presença marcante de Octavia Spencer. Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Histórias Cruzadas (2011), esse ano ela tem a chance de repetir o feito.

    Mary Jackson

    Mary Jackson foi peça-chave na construção da cápsula que lançaria o homem no espaço. Entrou para a história como a primeira mulher – de qualquer cor, diga-se – engenheira da NASA. Como o estudo era proibido a elas, teve que brigar na justiça pelo direito de ingressar na universidade.

    A intérprete: Janelle Monáe

    Além de Estrelas Além do TempoJanelle Monáe atuou “apenas” em outra produção cinematográfica, o também “oscarizável” Moonlight: Sob a Luz do Luar, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Dramático e indicado ao Oscar. Até então, era mais conhecida como musicista. Duas vezes indicada ao Grammy por “ArchAndroid” (2010), em 2012 lançou o aclamado álbum “The Electric Lady”.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top