Minha conta
    Logan: 6 coisas que o novo filme do Wolverine deve copiar das HQs

    Elementos de "Old Man Logan" enriquecedores para o personagem e o filme como um todo, narrativa e visualmente.

    Logan foi a grande notícia da semana, com um trailer diferente, empolgante, que foi unanimidade sobre sua qualidade. A ocasião levou o pessoal do IGN a citar seis ótimas características da HQ base do filme, "Old Man Logan", que deveriam ser aproveitadas no novo longa-metragem do Wolverine — e a influência de algumas delas nós já podemos perceber na animadora prévia. Confira!

    Último filme de Hugh Jackman como o Mutante das Garras de Adamantium, Logan estreia nos cinemas brasileiros no dia 2 de março de 2017.

     

    Wolverine: Old Man Logan

    Wolverine: Old Man Logan

    Escrita por Mark Millar e desenhada por Steve McNiven, a aclamada HQ "Velho Logan", de 2008, possui excelentes características para um longa-metragem. Conheça seis delas e saiba se esses aspectos deverão ser explorados em Logan, de acordo com o que sabemos até aqui e vimos no trailer.

    1. Western de super-herói

    O arco em quadrinhos é ambientado numa distopia árida, com imagens de pôr do sol típicas do gênero e ainda traz o pesaroso Logan fazendo viagens montado a cavalo. Aliás, o tom e a premissa da fantástica HQ têm forte influência do grande faroeste de Clint Eastwood: Os Imperdoáveis.

    Western de super-herói em Logan?

    Wolverine é o típico personagem de faroeste. Logan é um andarilho, solitário, um mutante que está sempre em conflito com os X-Men e, por isso, o tempo todo, vai e vem. As maiores diferenças em relação ao típico cowboy é que ele quase não anda a cavalo e, em vez de revólver, sua arma são as garras de adamantium.

    2. Família

    O grande desafio enfrentado por Logan é o fato de ter deixado a faceta de super-herói pra trás e construído uma família. Essa nova realidade traz um senso de responsabilidade inédito ao personagem, aumentando sua rejeição a e sua fuga do passado. A mudança ainda torna o personagem mais complexo e, ao mesmo tempo, mais real.

    Família em Logan?

    O filme de James Mangold flertará com essa questão a todo momento. No pôster e no trailer, vemos Logan empenhado em proteger a mutante X-23, que é uma clone criada a partir de seu DNA. 

    3. Wolverine pacifista

    Fúria é um dos aspectos mais marcantes do Wolverine, e responsável por grande parte de sua popularidade junto ao público. Porém, quando "Old Man Logan" o retrata como um homem amargurado, que questiona seu passado e se torna um pacifista, explora-se o personagem com a máxima profundidade — e isso é ótimo.

    Wolverine pacifista em Logan?

    Muito pouco provável que Logan seja um pacifista em seu terceiro filme solo. Porém, seu discernimento sobre a existência se intensificou desde os eventos de X-Men: Apocalipse, e seu diminuído poder de regeneração, pondo em xeque sua imortalidade, pode conferir-lhe uma empatia nunca antes experimentada. Sua responsabilidade pela mutante X-23 (e o fato de ela ser uma arma muito mais perigosa que o Wolverine) pode levá-lo a ensinar-lhe a controlar sua raiva — haja vista o longo histórico de luta de Logan com sua consciência.

    4. Road trip de amigos

    Grande parte de "Old Man Logan" é como um filme de estrada com dois amigos. Seu camarada nas HQs é o Gavião Arqueiro, que está cego e a quem ele ajuda a atravessar o Estados Unidos em troca de dinheiro para pagar o aluguel (!) da casa em que mora com sua família.

    Road trip de amigos em Logan?

    Um frame vale mais do que mil palavras, não é mesmo? Como o Gavião Arqueiro pertence ao Universo Vingadores da Marvel (não tendo tido qualquer ligação com o Wolverine no cinema), Xavier (Patrick Stewart) é o parceiro com limitações físicas que Logan terá no esperado filme.

    5. Viagem selvagem

    "Old Man Logan" é uma distopia em que os heróis foram mortos ou estão escondidos pelos Estados Unidos. O país foi dividido entre os supervilões, com áreas pertencentes ao Abominável (depois dominada pelo Hulk e seus filhos), Magneto (depois tomada pelo novo Rei do Crime), Doutor Destino e Caveira Vermelha, que se nomeou presidente. Durante sua jornada ao Oeste, os velhos Logan e Gavião Arqueiro enfrentam todas essas ameaças.

    Viagem selvagem em Logan?

    Está lá, com ameaças diferentes, como o ciborgue Donald Pierce (Boyd Holbrook) e um homem misterioso que pode ser o Caliban. Algo muito interessante nas HQs é o visual Mad Max de suas sequências de perseguição numa realidade distópica — e a prévia indicia ecos disso. Tomara que haja bastante disso no filme que chegar aos cinemas.

    6. Violência extrema

    Premissa básica dos quadrinhos e do cinema: não diga, mostre. Além de a violência ser uma característica essencial do Wolverine, de suas HQs serem bem explícitas, é essencial que o filme seja mais gráfico, a fim de evocar no espectador o senso de urgência do personagem e para que suas questões, seus dramas, sejam potencializados. Portanto, mais horror, por favor.

    Violência extrema em Logan?

    Vai ter, sim!!! O filme derradeiro de Hugh Jackman como o Wolverine se permitirá algo inédito no cinema, com a gravidade do personagem, afundando em sombras, realçada por momentos de intensa violência. James Mangold promete isso e a maior prova de que a Fox está disposta a fazer algo diferente, para adultos (como em Deadpool), é a classificação 18 anos de Logan.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top