Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival de Toronto 2016: 20 Filmes imperdíveis da temporada pré-Oscar!
    Por Renato Hermsdorff — 04/09/2016 às 08:23
    facebook Tweet

    Rooney Mara candidata a musa.

    Sete Homens e um Destino
    1. Sete Homens e um Destino +
    Sete Homens e um Destino foi escolhido como o filme de abertura de Toronto, onde terá sua estreia mundial, antes de fechar Veneza, no dia 10. Não é de praxe um remake dar o pontapé inicial na mostra canadense. Mas que atire primeiro (nem tanto, vai) aquele que não está ansioso para ver a versão comandada por Antoine Fuqua (Dia de Treinamento), protagonizada por Denzel Washington e Chris Pratt. Trailer.
    Leia mais
    De 8 a 18 de setembro, o Toronto International Film Festival (TIFF) chega à sua 41ª edição – e, pela terceira vez, vai contar com a cobertura do AdoroCinema. Entre os highlights, o TIFF 2016 mira na prolífica produção do cinema de Lagos, na Nigéria – a Nollywood –; puxa Mark Wahlberg (em cartaz na mostra com Horizonte Profundo - Desastre no Golfo) para o palco para um bate-papo sobre a carreira; exibe cópia restaurada de A Cool Sound From Hell (1959), considerado o segundo longa a ser filmado na cidade canadense.

    Getty Images
    Rooney.
    Mas é de novidades que se constrói a fama do TIFF, considerado uma das principais plataformas de lançamento dos títulos da temporada de premiação (leia Oscar), ao lado dos festivais de Veneza e Telluride, nos Estados Unidos. E não são poucas as estreias. São quase 400 (397, para ser exato), dos quais 296 longas-metragens, divididos em 16 programas. (Rooney Mara estrela quatro deles, sendo pelo menos três de grande destaque. E Amy Adams não vai ficar atrás).

    Selecionar vinte títulos do formato (0,06% do total, portanto) é tarefa tão árdua, quanto ingrata. Mas bem que a gente tentou. Confira no slideshow acima.

    Divulgação
    O elenco de Transparent.
    Comparado com os últimos anos, o Brasil vai contar com uma participação em programas menos “badalados” na edição 2016 do TIFF. Além de Aquarius, já em cartaz por aqui, selecionado para o “Contemporary World Cinema” (definido como “Histórias interessantes, perspectivas globais”) por lá, todos os demais títulos – são quatro – farão parte da “Wavelengths” (“Vozes ousadas, visionárias e autônomas”), sendo dois longas em coprodução (O Ornitólogo, Portugal/ França/ Brasil, de João Pedro Rodrigues; e El auge del humano, de Eduardo Williams, Argentina/ Brazil/ Portugal); e dois curtas (Há Terra!, de Ana Vaz; e Um Campo de Aviação, de Joana Pimenta).

    Vale lembrar que nem só de tela grande vive o TIFF – pelo menos, desde o ano passado, quando os organizadores implementaram um programa específico para a TV, o “Primetime”. Entre os destaques, a antecipação de “San Junipero” e “Nosedive”, dois episódios da aguardadíssima nova temporada de Black Mirror, agora na a Netflix; e os três primeiros da terceira temporada de Transparent.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Slideshows recomendados
    Tenet: Filme de Christopher Nolan ganha novas imagens com John David Washington
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    terça-feira, 26 de maio de 2020
    Tenet: Filme de Christopher Nolan ganha novas imagens com John David Washington
    The Old Guard: Filme de Charlize Theron na Netflix ganha primeiras imagens
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quinta-feira, 7 de maio de 2020
    The Old Guard: Filme de Charlize Theron na Netflix ganha primeiras imagens
    La Casa de Papel: 10 filmes de crime para quem ama a série
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quarta-feira, 22 de abril de 2020
    La Casa de Papel: 10 filmes de crime para quem ama a série
    Duna: Jason Momoa, Zendaya e Oscar Isaac aparecem em novas imagens
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    terça-feira, 14 de abril de 2020
    Duna: Jason Momoa, Zendaya e Oscar Isaac aparecem em novas imagens
    Todos os Slideshows de Filmes
    Back to Top