Minha conta
    Nova espécie de besouro é o mais recente membro da fauna a ganhar nome inspirado em Star Wars

    Ele não está sozinho. Muitos outros animais já foram nomeados em homenagem aos personagens de Guerra nas Estrelas.

    Não! Isso não é uma piada. Uma nova espécie de besouro não voador identificado realmente ganhou seu nome em homenagem ao Chewbacca, adorado personagem da saga Star Wars interpretado por Peter Mayhew. E você vai se surpreender com a quantidade de nomes científicos que levam em consideração o mundo de Guerra nas Estrelas criado por George Lucas.

    Descoberto na Nova Bretanha, ilha na Papua-Nova Guiné, o inseto recebeu o nome de Trigonopterus chewbacca inspirado no eterno companheiro de Han Solo. Segundo os detalhes divulgados por cientistas na revista ZooKeys, o besouro nem chega perto da altura de Chewbacca, seu comprimento máximo é pouco mais do que três milímetros. Porém, a semelhança se deve as "densas escalas nas pernas e na cabeça" do animal, que fazem lembrar os densos pelos de um wookie.

    Apesar de inusitado, o Trigonopterus chewbacca não é o primeiro membro da fauna mundial a homenagear personagens dos filmes da cultura pop. Confira na galeria acima outros animais que tiveram seus nomes científicos inspirados pela saga Star Wars.

    Trigonopterus chewbacca

    Besouro Trigonopterus chewbacca, o mais novo membro do reino animal a receber seu nome inspirado em um personagem de Star Wars.

    Wockia chewbacca

    A espécie de mariposa que parece bem peluda foi encontrada no México em 2009 e recebeu o nome de Wockia chewbacca, também em homenagem ao querido wookie.

    Polemistus chewbacca, Polemistus vaderi e Polemistus yoda

    O primeiro registro de referências à Star Wars na taxonomia data de 1983, ano de lançamento de O Retorno de Jedi, Na época, dois entomologistas decidiram nomear três espécies descobertas com seus personagens favoritos da saga: Chewbacca, Darth Vader e Yoda. Mesmo não sendo parecidos, os especialistas queriam adicionar humor no ambiente sério da taxonomia.

    Yoda purpurata e Albunione yoda

    Yoda, o sábio mestre Jedi, ganhou referência em outras duas espécies além da de 1983. O Yoda purpurata, um verme da classe Enteropneusta, e o Albunione yoda, um parasita que vive nas brânquias de um caranguejo. (Esses nem parecem tanto assim.)

    Agathidium vaderi e Darthvaderum greensladeae

    Somando com a taxonomia de 1983, o malvadão Darth Vader também fica com a marca de três espécies em sua homenagem, assim como Yoda e Chewbacca. As outras duas são o besouro Agathidium vaderi - que é redondo, negro e brilhante - e um ácaro proveniente da Austrália, o Darthvaderum greensladeae. (Todos bem góticos!)

    Han solo

    Han Solo, vivido por Harrison Ford, também foi lembrado na taxonomia representando um espécie de trilobites extinto - spoiler: Fato um tanto quanto irônico se levarmos em consideração que o personagem também está extinto. Descoberto na China por Samuel T. Turvey, o nome foi dado ao animal devido a um desafio que recebeu dos amigos em homagear um personagem de Guerra nas Estrelas, segundo afirmação do próprio taxologista.

    Xenokeryx amidalae

    Parente da nossa atual girafa, esse mamífero extinto viveu na primeira época da era Cenozóica com estranhos chifres em forma de T. Claro que a formação craniana não poderia deixar de ser comporada com os penteados escandalosos de rainha Padmé Amidala (Natalie Portman) em A Ameaça Fantasma (1999).

    Xenokeryx amidalae

    Parente da nossa atual girafa, esse mamífero extinto viveu na primeira época da era Cenozóica com estranhos chifres em forma de T. Claro que a formação craniana não poderia deixar de ser comporada com os penteados escandalosos da rainha Padmé Amidala (Natalie Portman) em A Ameaça Fantasma (1999).

    Peckoltia greedoi

    Até o Brasil entrou na brincadeira. Uma espécie de peixe encontrada no Pará em 1998 estava sendo estudada por cientistas e somente em 2015 teve seu nome divulgado como Peckoltia greedoi - inspirado no caçador de recompensas Greedo que tenta capturar o personagem de Harrison Ford.

    Tetramorium jedi

    Em Madagascar, uma formiga com as perninhas bem luminosas foi encontrada em 2012 e recebeu o legado do "lado da luz" ao ser chamada de Tetramorium jedi.

    Midichloria mitochondrii

    Nem mesmo as menores e mais importantes formas de vida de Star Wars escaparam. Na ficção, os midi-chlorians são seres microscópicos inteligentes que vivem dentro das células e são responsáveis pela geração da tão falada Força. No mundo real, a bactéria Midichloria mitochondrii recebeu seu nome em homenagem aos midi-chlorians pois também só sobrevivem dentro das células de outros seres vivos, mais especificamente de carrapatos fêmea. (Eca!)

    Aptostichus sarlacc

    Por último e mais esquisito, uma aranha recebeu o nome de científico de Aptostichus sarlacc devido ao seu estranho (muito estranho!) ninho que lembra um tipo de planta-criatura de Star Wars chamada de Sarlacc. Na ficção, a criatura era o chamado bicho que estimação de Jabba que quase matou o Boba Fett, um famosos caçador de recompensas.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top