Minha conta
    Retrospectiva 2015: As 20 maiores surpresas do cinema

    Aqueles filmes totalmente diferentes do que a gente esperava.

    Seguindo as nossas retrospectivas do ano que está acabando, o AdoroCinema decidiu listar os filmes mais surpreendentes do ano - não necessariamente as maiores bilheterias, nem os melhores ou piores, mas aqueles que trouxeram algo muito diferente do esperado.

    Ou seja, tem muitos diretores se arriscando em gêneros novos, filmografias desconhecidas, ótimos filmes que foram direto para DVD, histórias que estrearam com atraso...

    Qual foi a sua maior surpresa do ano?

    Velozes & Furiosos 7 Foi no sétimo filme que a franquia de ação conquistou a sua maior bilheteria e melhor resposta dos críticos - graças, entre outros, à triste morte de Paul Walker, que despertou curiosidade dos fãs.

    Entre Abelhas Fábio Porchat fazendo um drama existencial, e levando mais de 400 mil pessoas aos cinemas

    Garota Sombria Caminha Pela Noite Um faroeste iraniano feminista com vampiros em preto e branco. Precisa dizer mais?

    Mad Max - Estrada da Fúria Foram tantos atrasos, tantas brigas durante as filmagens, que ninguém esperava um bom resultado deste filme. Mas Max Mad deu certo, e foi escolhido o melhor filme de 2015 pela redação do AdoroCinema.

    Chatô - O Rei do Brasil A primeira surpresa foi o lançamento do filme, após 20 anos de batalhas judiciais. A segunda surpresa: que Chatô é realmente bom - leia a nossa crítica.

    Corrente do Mal Um dos filmes de terror mais criativos, estranhos, empolgantes e assustadores do ano - de muitos anos, aliás.

    Ex_Machina: Instinto Artificial Uma das ficções científicas mais aclamadas do ano veio de um diretor desconhecido, e já está na pré-lista de indicados ao Oscar de efeitos visuais. No Brasil, infelizmente, foi lançado direto em DVD.

    A Visita Após uma maré de filmes ruins, o diretor M. Night Shyamalan se arriscou com uma história em terror found footage. Por incrível que pareça, o resultado é muito bom.

    A Espiã que Sabia de Menos O diretor Paul Feig nem sempre faz bons filmes, mas esta comédia é excelente, divertida, e tem ótimas atuações. Ainda por cima, traz Jason Statham num papel cômico pela primeira vez.

    Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros É claro que um novo filme da franquia seria um sucesso. Mas ninguém esperava que ele quebrasse todos os recordes de bilheteria e se tornasse um dos filmes mais vistos de todos os tempos.

    Real Beleza Conhecido pelas comédias, Jorge Furtado se arriscou num drama clássico, mas decepcionou um pouco.

    Vício Inerente Quem diria que o seríssimo Paul Thomas Anderson faria uma comédia de 2h30 de duração sobre um detetive drogado?

    Victoria Filme de ação empolgante e drama convincente, Victoria impressiona ainda mais por ser filmado em um plano sequência de 134 minutos - ou seja, sem um corte sequer.

    Que Horas Ela Volta? Mistura excelente de drama e comédia, teor político afiado, Regina Casé e Camila Márdila dando um show de atuação. Ainda por cima, uma bilheteria respeitável de 500 mil espectadores. Um raro filme que agradou a crítica e o público médio.

    45 Anos Conhecido pelos dramas de temática gay, Andrew Haigh se arriscou na história da crise amorosa de um casal idoso, e fez um dos romances mais bonitos do ano.

    A Ilha do Milharal Um raríssimo filme da Geórgia, quase sem diálogos - e muito, muito bom.

    Jia Zhangke, um Homem de Fenyang O diretor de Central do Brasil, Walter Salles, voltou com um documentário sino-brasileiro falado em mandarim, sobre outro cineasta.

    Minúsculos Uma animação francesa sem uma palavra qualquer, que passou quase despercebida, mas conquistou elogios da crítica e cativou a redação do AdoroCinema.

    Awake - A Vida de Yogananda Num ano com duas biografias sobre yoga, Awake surpreendeu e conquistou um sucesso considerável nos cinemas de arte.

    A Hora e a Vez de Augusto Matraga Pronta desde 2011, esta adaptação cinematográfica finalmente chegou aos cinemas, revelando a ótima atuação de João Miguel no papel principal.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top