Minha conta
    Bryan Singer analisa o trailer de X-Men: Apocalipse

    Decifrando o trailer e aumentando a sua expectativa.

    2016 será o ano dos super-heróis no cinema. A Marvel dividirá seus principais Vingadores em Capitão América: Guerra Civil e, depois, promete algo totalmente novo (e louco) em Doutor Estranho. A DC vem rivalizar com Batman vs Superman - A Origem da Justiça e traz sua cota de frescor com os anti-heróis do Esquadrão Suicida. Por fora, corre a Fox, com dois dos filmes mais interessantes do ano.

    A lógica é a mesma, a ordem que muda. Em fevereiro, o estúdio lança seu projeto inovador: Deadpool, filme proibido para menores com muito sangue, palavrão, humor pesado e até quebra de quarta parede. A Fox investe na divulgação deste e segura novo material de seu carro-chefe e favorito a melhor filme de super-herói de 2016: X-Men: Apocalipse.

    Por isso, poucas novidades têm saído sobre o filme. Ontem foi uma exceção, com Bryan Singer enriquecendo nova imagem de Magneto (Michael Fassbender) com comentários sobre a evolução dos poderes do mutante após ser convocado como um Cavaleiro do Apocalipse (Oscar Isaac). Então, decidimos resgatar a análise do trailer divulgada recentemente pela mente criativa da franquia.

    O diretor, produtor e roteirista explica as relações entre os novos mutantes e o cada vez mais experiente Charles (James McAvoy), volta a defender a presença do vilão Apocalipse e, ao seu modo, endossa as palavras do parceiro de produção Simon Kinberg: esse será o auge da trilogia antecedida pelos excelentes Primeira Classe e Dias de um Futuro Esquecido. Confira!

    Bryan Singer

    Produtor principal da franquia X-Men desde o primeiro filme, Bryan Singer volta a assinar roteiro e direção em X-Men: Apocalipse. Portanto, é com toda propriedade que ele decifra todo o trailer do novo filme dos Mutantes de Xavier. Confira:

    Jean Grey

    "Na verdade, essa é Jean", responde Bryan Singer, a quem (ignorou o corpo e) confundiu a mutante com o vilão Apocalipse. "O cabelo a deixa parecendo um pouquinho estranha. Mas eu não vou falar o porquê de ela estar fazendo o que está fazendo", disse ele, deixando, de cara, um mistério muito especulativo - e que indica grande participação de Jean Grey e seus superpoderes no filme.

    O sonho de Jean

    O foco segue sendo a jovem mutante vivida por Sophie Turner, que vê flashes de destruição e hieróglifos egípicios. "É tudo sobre o potencial deles. Jean tem uma conexão especial com Charles, ela tem uma conexão especial com o mundo psíquico e ela tem um enorme poder intocado em crescimento.

    Charles, professor

    "A tomada que eu usei no trailer é uma tomada muito diferente", explica o cineasta, acrescentando: "No filme, é um momento intenso, um momento psíquico que ocorre entre eles e a tomada é muito mais suspeita e misteriosa."

    Caliban

    Apocalipse já cooptou Tempestade, mas segue escondido, dessa vez encapuzado. Eles vão ao encontro de Caliban, o mutante morlock que tem a habilidade de reproduzir o mesmo que o Cérebro do lado dos X-Men: detectar outros portadores do Gene-X. "O Caliban é careca e tem olhos engraçados. Ele é um ótimo personagem. Muito legal", descreve Singer.

    Tempestade

    A voz do Apocalipse surge com o sotaque de muitos lugares, a influência de muitas culturas. Como um mentor, ele aborda Ororo Munroe (Alexandra Shipp), uma jovem perdida em Cairo em busca de "uma figura materna e paterna".

    Deus

    "Fui chamado de várias coisas em muitas vidas. Rá, Krishna, Jeová.", murmura Apocalipse em tom persuasivo. Ponto de partida para uma das reflexões mais interessantes de Bryan Singer: "O que é Deus? Por que alguém criaria e governaria uma raça apenas para ser endeusado? Eles desperta em um mundo que não tem nenhum respeito ou devoção por ele; este é o gigantesco ego do Deus Velho. Todo o mundo carece de simetria, ordem e devoção para com ele. E precisa ser consertado. Precisa ser dizimado e, então, reconstruído."

    Alex

    Moira (Rose Byrne), Charles (James McAvoy) e Alex (Lucas Till) estão juntos. Mas... Alex não fugiu em X-Men: Primeira Classe?! Bryan explica que Destrutor esteve viajando pelo mundo. Nessa cena, ele retornou há pouco à Escola Xavier. Motivo: tratar de seu irmão mais novo, Scott (Tye Sheridan), que está completamente cego.

    Apocalipse em partes

    "Eu gosto que vocês só vejam pedaços e vislumbres. Força você a analisar tudo nele. Não só sua face, mas a armadura, o tamanho, a estranheza, as inscrições, a tecnologia... Faz você dobrar o pescoço para ter um ângulo melhor dele."

    #TeamNur #TeamOscar

    Bryan Singer ainda voltou a defender o visual do vilão, e mostrou-se fã de seu intérprete: "Era apenas uma foto. Aquela foto não tinha nenhum efeito especial. Ele é um personagem muito imponente e poderoso, e Oscar atua bem pra c...!"

    Jubileu

    Mutante mais antigo do universo, Apocalipse se considera pai de todos os outros — o que inclui a Jubileu. Apesar disso, Singer explica que ela está ali por um motivo específico: "Ela não tem um papel muito grande, mas é parte do novo universo em expansão."

    Escalada

    Bryan Singer esclarece quem é a pessoa escalando numa das cenas: Moira MacTaggert.

    Líder cego

    Segundo Apocalipse, seus filhos estão perdidos por seguirem líderes cegos. Singer quase concorda com o vilão, dizendo que que o idealista Charles precisa ser direcionado em certos momentos. Cabe justamente ao seu antagonista "acordá-lo pra vida".

    Erik

    Apocalipse tinha um interlocutor em seu aparente monólogo: Magneto. Tudo que En Sabah Nur poderia querer é um dos mutantes mais perigosos do planeta como seu seguidor. Segundo Singer, o vilão se aproveita do estado vulnerável de Erik, em busca de um Deus desde criança. Ao encontrá-lo vulnerável, Apocalipse usa um de seus principais poderes: a persuasão.

    Os Cavaleiros do Apocalipse

    En Sabah Nur enfim reúne seus quatro assistentes: Psylocke (Olivia Munn), Arcanjo (Ben Hardy), Tempestade (Alexandra Shipp) e o maior deles, Magneto. Juntos, eles invadem o Cérebro de Xavier e realizam um estrago aos X-Men.

    Desafio X-Men

    Para Bryan Singer, um dos grandes desafios do filme é reunir os X-Men, tão distantes física ou emocionalmente. A ameaça de Apocalipse é o que faz isso, influindo inclusive na relação volúvel entre Hank (Nicholas Hoult) e Raven (Jennifer Lawrence).

    Novos X-Men

    Belo indício da renovação da equipe. No X-Jato, Moira MacTaggert (Rose Byrne), Mística (Jennifer Lawrence) e Fera (Nicholas Hoult) estão no comando. Atrás, os mais jovens: Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Mercúrio (Evan Peters).

    Fail

    A investida parece não ter terminado bem. Na imagem seguinte, Mercúrio (no meio), Fera, Moira e Mística estão desacordados, presos em algum lugar. Bryan Singer não revelou o que acontece.

    Responsabilidades

    Jean Grey (Sophie Turner), Noturno (Kodi Smit- McPhee) e Ciclope (Tye Sheridan) ainda "são crianças", diz Bryan Singer, mas estão ali porque não há ninguém mais para assumir a responsabilidade. Mística (Jennifer Lawrence) também tem seu comprometimento, mas se sente confortável em assumir uma liderança: "Ela trabalha sozinha. A última coisa que ela quer é estar no comando de um grupo de jovens."

    Xavier vs Apocalipse

    Primeiro, Bryan Singer revela que o final do filme reservará um grande confronto em que Apocalipse mostra porque pensa que é Deus. Depois, explica que teve dificuldades em reproduzir a forma gigante do vilão sem que ele parecesse o Homem Marshmallow de Os Caça-Fantasmas, mas que foi capaz de fazer algo interessante e ameaçador.

    Mercúrio

    O personagem que conquistou a todos numa única sequência de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido está de volta. O papel segue pequeno, mas o ator foi quem mais trabalhou no filme pela sequência. Entenda: "Há uma sequência que levou meio mês e que dura três minutos do filme. Ela envolve os mais complexos movimentos de câmera, algoritmos sofisticados muito explosivos, câmeras fantasma em 3D viajando a 50 milhas por hora enquanto filma a 3.100 quadros por segundo."

    Magneto

    "O que Fassbender entrega aqui é algo não tradicional dos quadrinhos. Há cenas aqui que você não vai ver em nenhum outro filme de quadrinhos. Eu realmente acho que Erik atravessa uma das viagens mais complexas", instiga Bryan Singer.

    Apocalipse rises

    Toda a megalomania de Apocalipse num só frame. "Com Apocalipse é assim: 'Você não tem escolha, siga-me ou eu vou engolir a Terra. Vou lhe mostrar exatamente o que vai acontecer', e ele mostra.

    Invasão (?)

    Bryan Singer se negou a dizer se é mesmo o que parece: Apocalipse invadindo o cérebro. #medo

    Destruição!

    "Não se trata apenas de Nova York, é em todo o mundo", diz Bryan Singer sobre a investida destruidora de Apocalipse. "Será visualmente diferente das coisas que você vê [...], como os filmes de Roland Emmerich ou Michael Bay. Há cenários construídos em larga escala.

    O trauma de Charles

    Uma das cenas mais visualmente impactantes é a de Charles, de olhos negros, sentindo um poder imensurável e inédito — muito provavelmente, de Apocalipse. A cena tem tudo para ser transformadora na vida dele. Mais que um trauma, o despertar de Charles...

    Professor X

    ... como a cena seguinte mostra! Charles enfim se transforma no Professor X — e muito condizente com uma versão mais jovem de Patrick Stewart. A cena é épica por si só, e Singer só faz aumentar essa noção ao explicar o porquê de fechar o trailer de tal modo: "Eu queria lembrar o público de que este não é apenas o clímax de três filmes, mas de seis filmes, começando com o primeiro X-Men. Para isso, dê uma olhada na cadeira de rodas do Xavier aqui", desafia ele, completando que se trata da cadeira do primeiro filme, comprada de um colecionador. E completa: "Ele não está olhando para a câmera. Ele está olhando para outro coisa. E isso está no filme. Vocês verão!

    X-Men: Apocalipse

    Sim, veremos! E com uma expectativa ainda mais alta.

    26 de maio: chega logo!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top