Minha conta
    Hoje é o aniversário do Mickey Mouse!

    Relembre momentos marcantes do ratinho, que completa 87 anos hoje!

    O ratinho que marcou a nossa infância faz aniversário hoje!

    Isso mesmo, estamos falando de Mickey Mouse, a estrela da Disney, criada em 1928. Sempre usando shorts vermelhos e sapatos amarelos, ele passou por muitas mudanças em seus 87 anos, estrelou inúmeros filmes, séries, desenhos, marcou presença em parques de diversão e continuou no imaginário popular de crianças e adultos.

    Para comemorar esta data, que tal relembrar momentos marcantes da vida do personagem?

    Confira na galeria acima e conte para a gente nos comentários: você se lembra quando viu um desenho do Mickey pela primeira vez?

    Mickey Mouse completa 87 anos hoje! Que tal conhecer um pouco mais sobre a criação do personagem?

    Mickey Mouse foi criado em 1928 por Walt Disney e Ub Iwerks.

    Walt havia perdido para a Universal Studios os direitos do primeiro personagem da Disney, Oswald, o Coelho Sortudo. Recentemente, foi encontrado um curta clássico de Oswald the Lucky Rabbit.

    Originalmente, o personagem se chamaria Mortimer. Entretanto, por sugestão da esposa de Disney, Lillian Bounds, que achava o primeiro nome muito formal, o ratinho foi batizado de Mickey Mouse. Mortimer acabou se tornando o rival de Mickey.

    Mickey faria sua primeira aparição no curta animado mudo, Plane Crazy. Entretanto, o som chegou aos cinemas e o personagem acabou fazendo sua estreia em outro curta.

    O primeiro desenho animado sonoro, chamado Steamboat Willie (ou O Vapor Willie), foi a estreia de Mickey, que foi reproduzido para uma enorme plateia no Colony Theatre, em Manhattan, Nova York, no dia 18 de novembro de 1928.

    A partir do momento em que os desenhos ganharam sons, Walt Disney passou a fazer a voz e demais sons emitidos por Mickey.

    Nos Estados Unidos, a proteção dos direitos autorais dura setenta anos. Ou seja, o Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998. Entretanto, o congresso americano aprovou uma prorrogação do copyright por mais vinte anos, determinação que ficou conhecia como "Lei Mickey". Em 2018, 90 anos após a criação do ratinho, a Disney perderá exclusividade sobre ele. Será que a companhia vai tentar alterar a lei novamente?

    O ratinho, então, se tornou a marca registrada da Disney, ganhando, inclusive, uma estrela na Calçada da Fama!

    O personagem é tão importante para a companhia que na entrada dos parques da Disney em Orlando, Los Angeles e Paris, uma estátua de bronze de Mickey e Walt, que se chama "Partners" (Parceiros, na tradução), recebe os visitantes.

    Os parques da Disney estão repletos de símbolos que lembram o ratinho. Um dos principais é o chapéu no formato das orelhinhas do Mickey. Eles são, muitas vezes, temáticos, com pisca-pisca, imagens do local, dos vilões das animações, das princesas, entre outros.

    Mas não é só nos parques que o Mickey exerce seu domínio! Nas animações clássicas da Disney, o ratinho sempre dá um jeito de aparecer - e nem sempre claramente visível. Já reparou nos "mickeys escondidos" de alguns filmes?

    O personagem já marcou presença em inúmeros filmes, curtas e séries animados. Vamos relembrar os mais marcantes?

    Através do Espelho (1936), inspirado na história de Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll.

    Fantasia, de 1940, apresentou uma dos principais simbolos da Disney: o Mickey Feiticeiro. O segmento do personagem foi reprisado em Fantasia 2000.

    O Clube do Mickey Mouse foi um programa de TV variado para crianças, que foi ao a dos anos 60 a 90, e continha um documentário, um seriado, um desenho animado, apresentações musicais e piadas. Apresentado por diversos jovens ao longo dos anos, que eram chamados de Mousequeteiros, o programa foi o início da carreira de famosos como Christina Aguilera, Britney Spears, Justin Timberlake e Ryan Gosling.

    No famoso curta O Conto de Natal do Mickey (1983), Tio Patinhas assume o papel do Sr. Scrooge de Um Conto de Natal de Charles Dickens.

    Mickey também deu as caras em Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), ao lado do Pernalonga.

    Outro famoso curta do ratinho é O Príncipe e o Mendigo (1990).

    Mickey também fez uma ponta em Pateta: O Filme (1995).

    Além do querido ratinho, diversos personagens clássicos do filme participaram de O Natal Mágico do Mickey - Nevou na Casa do Mickey (2001).

    Em Os Vilões da Disney (2001), Mickey e sua turma têm que enfrentar os malvados dos desenhos clássicos.

    A Casa do Mickey Mouse é um desenho animado educativo voltado para crianças pequenas. Ele é exibido atualmente pelas manhãs no Disney Channel e no Playhouse Disney.

    Os curtas animados Mickey Mouse, exibidos nos canais Disney Channel e no Disney XD a partir de 2013, trazem os personagens da Turma do Mickey com uma roupagem mais vintage, inspirada nos primeiros traços criados por Walt Disney. Eles vivem aventuras em diversos lugares do mundo, como uma partida de futebol no Rio de Janeiro e uma corrida contra o tempo em Paris.

    E lá se foram 87 anos...! O Mickey fez parte da infância de muita gente! (Aliás, quem disse que os adultos não podem gostar dele?!)

    Feliz Aniversário, Mickey!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top