Minha conta
    Hoje é o aniversário do diretor Quentin Tarantino!

    Parabéns pelos 52 anos desse talentoso cineasta!

    Cinéfilo ou não, não tem como você não ter pelo menos ouvido falar do polêmico e inconfundível Quentin Tarantino.

    Quentin - para os íntimos - é um cineasta famoso por mesclar doses de humor e violência em seus filmes, criar diálogos inesquecíveis, fazer sequências fantásticas, sangrentas e um pouquinho mentirosas, além de chamar astros de Hollywood para estrelar seus longas.

    O diretor completa 52 anos hoje! Parabéns para ele!

    Diretor, roteirista, ator e produtor, Quentin Tarantino é o cineasta completo e hoje é considerado um autor de obras cult. Confira um pouco da carreira deste grande artista.

    Antes de se tornar cineasta, Quentin foi gerente de uma videolocadora. Ele credita grande parte de sua criatividade ao fato de ter tido acesso a diversos filmes durante seu trabalho, que lhe serviram de inspiração.

    Os filmes de Tarantino são inconfundíveis. Sangrentos, icônicos e repletos de marcas registradas do diretor. Vamos ver se você reconhece alguma delas.

    A primeira característica marcante de Tarantino como cineasta é exibir mortes violentíssimas e excessivamente sangrentas em seus longas-metragens.

    Outra marca registrada do diretor é filmar cenas a partir do porta-malas do carro. Ele fez uso deste recurso em filmes como Pulp Fiction - Tempo de Violência, Bastardos Inglórios, Kill Bill, Cães de Aluguel, Um Drink no Inferno, À Prova de Morte e Jackie Brown.

    Ao contrário do que muitos pensam, Cães de Aluguel não foi o primeiro filme de Tarantino. Seu primeiríssimo longa metragem foi My Best Friend's Birthday. Mas até mesmo o diretor não considera este como o primeiro filme dirigido por ele, dizendo a todos que começou com a produção independente de Cães de Aluguel.

    Tarantino também gosta muito de atuar em seus filmes, geralmente em papéis secundários, é claro.

    Olha o diretor aí em Cães de Aluguel - e não é por trás das câmeras, hein!

    Aliás, Cães de Aluguel, de 1992 foi o primeiro filme de Tarantino a ficar famoso, tendo sido exibido no Festival de Cinema de Sundance.

    Cães de Aluguel foi aclamado pela crítica. Foi o longa que tornou o diretor lendário já em seus primeiros anos de trabalho. O projeto independente foi co-produzido pelo ator Harvey Keitel.

    Tarantino em cena de Cães de Aluguel.

    Dois anos depois de Cães de Aluguel, Tarantino fez Pulp Fiction - Tempo de Violência. O longa foi exibido no Festival de Cannes e ainda ganhou a cobiçada Palma de Ouro. Por ele, o cineasta também concorreu ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Roteiro, tendo ganho este segundo.

    Neste longa, Tarantino também não perdeu a oportunidade e apareceu em cena. Olha ele ali ao lado de Samuel L. Jackson em Pulp Fiction!

    Em 1995, Tarantino foi um dos quatro diretores a fazer a comédia Grande Hotel. Isso mesmo, comédia! Foi a primeira vez que Quentin dividiu a direção com Robert Rodriguez. E, mais uma vez, o cineasta está em cena no filme.

    Em 1996, Tarantino roterizou, produziu e estrelou Um Drink no Inferno, ao lado de George Clooney.

    O cineasta se entregou tanto à produção que seu personagem virou uma criatura bizarra e bem maquiada (na foto, só o início da transformação). O longa ganhou duas continuações (Texas Sangrento e A Filha do Carrasco), produzidas por Tarantino.

    Recentemente, em 2014, Tarantino roterizou diversos episódios da série Um Drink no Inferno, adaptada diretamente do filme de Robert Rodriguez, que também havia sido roterizado por Quentin.

    Ainda em 1995, Tarantino participou de outro filme dirigido por Robert RodriguezA Balada do Pistoleiro, estrelado por Antonio Banderas e Salma Hayek.

    Aqui, Quentin em uma cena de A Balada do Pistoleiro.

    Já em 1997, Tarantino dirigiu, roterizou e fez a voz de uma secretária eletrônica (!!!) no filme Jackie Brown.

    Quentin Tarantino sempre afirmou que Uma Thurman é sua musa.

    Os dois trabalharam juntos em Pulp Fiction - Tempo de ViolênciaKill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2.

    Apesar de terem sido lançados com um ano de diferença, Tarantino considera Kill Bill - Volume 1 (2003) e Kill Bill - Volume 2 (2004) como um só filme.

    Já em 2005, Tarantino dividiu a direção de Sin City - A Cidade do Pecado com Robert Rodriguez e Frank Miller.

    Quentin Tarantino gosta muito de filmar os pés descalços de mulheres. Na foto, ele conduz cena do filme À Prova de Morte, de 2007.

    A mesma cena do filme À Prova de Morte, vista de um ângulo diferente. Este longa marcou mais uma vez a parceria de Tarantino com o diretor Robert Rodriguez: enquanto Tarantino fazia este filme, Rodriguez fazia Planeta Terror, que se passa no mesmo universo.

    Depois de À Prova de Morte, foi a hora de Tarantino fazer mais um polêmico filme sobre a Segunda Guerra Mundial: Bastardos Inglórios, lançado em 2009 e estrelado por Brad Pitt e Christoph Waltz. Mais uma vez, além de dirigir e roterizar, o cineasta atuou no filme.

    Bastardos Inglórios foi indicado a oito Oscars, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro, e levou um, de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz.

    Três anos depois de Bastardos Inglórios, Tarantino dirigiriu e roterizou Django Livre e escalou Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio e novamente Christoph Waltz para os papéis principais.

    E não é que Tarantino deu um jeito de aparecer de ator novamente em Django Livre?

    Django Livre concorreu a cinco Oscars e ganhou dois: de Melhor Ator Coadjuvante para Christoph Waltz e Melhor Roteiro para Quentin Tarantino. Finalmente! o/

    Agora, é a vez do oitavo filme do diretor (pelas contas dele!): The Hateful Eight, que contará com velhos conhecidos do cineasta: Samuel L. Jackson, Tim RothKurt Russell, e o "novato" Channing Tatum.

    Pode não parecer, mas Tarantino dirigiu apenas 12 filmes em toda sua carreira - apesar de ele contar que foram só oito, já que desconsidera seu primeiro e desconhecido (My Best Friend's Birthday), os dois que dividiu a direção (Sin City - A Cidade do Pecado e Grande Hotel) e considera Kill Bill - Volume 1 e Volume 2 um só filme.

    Além dos filmes, Tarantino dirigiu também dois episódios de séries de televisão. Entretanto, ele escreveu 21 roteiros, produziu 20 filmes e atuou em cerca de 23 longas-metragens.

    As séries dirigidas por Quentin foram CSI: Crime Scene Investigation e ER Já pensou?

    Quentin Tarantino já disse que, para o bem de seus fãs, ele vai sair no auge e se aposentar após o seu décimo filme. Faltam só dois, já que The Hateful Eight (O Oito Odiado, em tradução livre) é - que ironia! - o seu oitavo filme.

    Esperamos que o cineasta continue com essa genialidade única - e um pouco sádica também.

    Tarantino completa hoje 52 anos, com muito talento e vigor!

    Parabéns para o cineasta! 52 anos não é para qualquer um!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top