Minha conta
    Paulo José completa 78 anos hoje!

    E que venham mais anos de vida e de carreira!

    Paulo José é o maior nome do cinema brasileiro, não há dúvidas. Presente em filmes como Macunaíma, Todas as Mulheres do Mundo, Saneamento Básico, O Filme e O Palhaço, além de inúmeras novelas , ele completa 78 anos hoje.

    O astro sofre de Mal de Parkinson mas não é por isso que parou de trabalhar. Paulo José continua em plena atividade, tendo participado recentemente da novela Em Família.

    Confira alguns momentos marcantes da vida e da carreira do ator. Parabéns para ele!

    Paulo José... quem conhece, não esquece jamais.

    Paulo José nasceu em Lavras do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Aos dez anos de idade, foi estudar em um colégio em Bagé, onde teve suas primeiras experiências com o teatro. Depois, mudou-se para Porto Alegre, onde prestou vestibular para Medicina e Arquitetura. Já no início dos anos 60, foi para São Paulo e começou a trabalhar com o grupo Teatro de Arena.

    Sua primeira peça de teatro foi como o cangaceiro em Testamento de um Cangaceiro.

    Seu primeiro papel nos cinemas foi em O Padre e a Moça. Curiosamente, o ator conseguiu o papel por acaso, pois Luiz Jasmin, que interpretaria o Padre, pegou hepatite na véspera das filmagens.

    Algo parecido ocorreu em Macunaíma. O diretor Joaquim Pedro de Andrade chamou atores de todo o Brasil para fazer o teste mas acabou escolhendo Paulo José, que o ajudara desde a pré-produção do filme.

    O ator trabalhou em três filmes com o diretor Domingos de Oliveira: Todas as Mulheres do Mundo (um de seus longas mais conhecidos), Edu, Coração de Ouro e A Culpa.

    Paulo José começou a trabalhar na televisão em 1969, na Rede Globo, na novela Véu de Noiva. Em 1970, viveu o cafajeste Samuca em Assim na Terra como no Céu (foto).

    O primeiro grande sucesso do ator em telenovelas foi em O Primeiro Amor, na qual interpretou o mecânico Shazan, que compunha uma dupla bem-humorada com Xerife (Flávio Migliaccio).

    A química da dupla deu tão certo que gerou uma série de tv entre os anos 1972 e 1974, Shazan, Xerife & Cia., escrita, dirigida e interpretada por Paulo José e Flávio Migliaccio.

    A dupla trabalhou também com uma Isabela Garcia mirim.

    Paulo José e seus companheiros de elenco nos anos 1970.

    Além de atuar, Paulo José é também diretor. Entre seus trabalhos por trás das telas, destaca-se A Pérola, de 1971.

    O ator foi um dos representantes na luta pela regulamentação da profissão de ator no Brasil, ocorrida em 1978. Um homem de caráter, não acha?

    O ator foi um dos representantes na luta pela regulamentação da profissão de ator no Brasil, ocorrida em 1978. Um homem de caráter, não acha?

    Paulo José participou de inúmeras novelas da Globo, como Tieta (1989), Vamp (1991), Por Amor (1997), Senhora do Destino (2004) e Caminho das Índias (2009).

    Participou também de minisséries da Rede Globo, como Memorial de Maria Moura (1994), A Muralha (2000) e JK (2006).

    Outro marcante filme que teve a sua participação foi Saneamento Básico, O Filme, no qual atuou ao lado de Fernanda Torres.

    Sua última novela foi Em Família, em 2014, na qual o ator interpretou um personagem que tinha Mal de Parkinson como ele.

    O astro - considerado um dos melhores atores brasileiros - participou de filmes como Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Quincas Berro d’Água e Benjamin.

    Um dos últimos filmes do ator foi O Palhaço, no qual trabalhou com Selton Mello.

    O importante ator recebeu, inclusive, uma mostra em sua homenagem no Rio de Janeiro.

    Meio século de carreira e 78 anos de idade... não é para qualquer um, né? Mesmo com Mal de Parkinson há mais de 20 anos, ele não desanima e leva a vida com muita leveza.

    Parabéns para o ator! Que ele continue com esse bom humor contagiante!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top