Minha conta
    Parabéns para o cineasta Luc Besson! Hoje é aniversário dele!

    Diretor, roteirista, produtor e até ator... esse homem faz de tudo no mundo do cinema!

    Diretor, produtor, roteirista e até ator, Luc Besson é o cineasta completo, com muitas marcas registradas, inclusive famosos truques de câmera, e é um dos diretores que mais mataram em seus filmes.

    Conhecido por filmes como O Quinto Elemento, Arthur e os Minimoys e Lucy, o diretor está completando 56 anos hoje. Parabéns para ele!

    Confira momentos marcantes da carreira de Besson.

    O nome já diz: Luc Besson é francês, nascido em Paris, em 18 de março de 1959. Sua carreira como diretor, roteirista e produtor começou em 1981, há 34 anos atrás. Confira um pouquinho da vida do cineasta.

    Seus pais eram instrutores de mergulho e, por isso, quando jovem, Besson queria ser biólogo marinho, mas um acidente em mergulho aos 17 anos de idade o deixou sem poder mergulhar por muito tempo.

    Foi só quando ele tinha 18 anos, ao retornar para Paris, que Besson teve uma vida urbana e uma televisão. Nesse momento, percebeu que o cinema poderia combinar todos os seus interesses juntos. O que seria de nós se ele resolvesse mesmo ser biólogo marinho?!

    O diretor foi casado com as atrizes Anne ParillaudMaïwenn e, a mais conhecida delas, Milla Jovovich, com quem trabalhou em muitos filmes. Atualmente, é casado com a produtora Virginie Silla.

    Ele é fundador da produtora Les Films de Loups, que atualmente mudou de nome para Les Films de Dauphins.

    O primeiro longa metragem de Luc Besson foi O Último Combate, de 1983, feito na França. Já em seu primeiro trabalho, o cineasta dirigiu, roteirizou e produziu. É, ele não veio para brincar.

    Em O Último Combate, Besson trabalhou pela primeira vez com Jean Reno. O ator é, até hoje, um dos mais escalados por Besson, em muitos dos seus filmes.

    Um dos seus primeiros sucessos, lembrado até hoje, é Imensidão Azul, também estrelado por Jean Reno. Acredita-se que o roteiro deste longa foi escrito por Besson na época em que ele era um adolescente entendiado na escola.

    Besson escreveu o papel Nikita - Criada Para Matar, de 1990, para sua esposa, Anne Parillaud. O papel rendeu indicações ao prêmio César, mas o relacionamento dos dois esfriou e eles se separaram em 1991.

    Outro famoso filme do diretor é O Profissional (1994), estrelado por Jean RenoNatalie Portman e Gary Oldman.

    O Profissional foi a estreia de Natalie Portman nos cinemas. Inicialmente, ela foi recusada para o papel,  por ser considerada jovem demais - ela tinha apenas 11 anos -, já que o diretor queria uma mistura de  sensualidade e inocência.

    Ao procurar por uma menina de 15 anos para o papel, o diretor não encontrou a atriz ideal - recusando até mesmo Liv Tyler e sua própria noiva Maïwenn. Portman foi chamada novamente e conseguiu o papel ao fazer uma cena emotiva sobre a morte do irmão de Mathilda.

    A primeira ficção científica de Luc Besson foi O Quinto Elemento, no qual trabalhou ao lado de Bruce Willis e Milla Jovovich em um de seus primeiros papéis de destaque (não, De Volta à Lagoa Azul não conta!).

    Depois de O Quinto Elemento, Besson se casou com a atriz Milla Jovovich. Na foto, Besson, Jovovich e Chris Tucker na premiere do filme.

    Luc Besson e Bruce Willis no set de O Quinto Elemento.

    Em 1999, Besson escalou sua esposa Milla Jovovich em sua versão do clássico - que no Brasil levou até o nome do diretor no título - Joana D'Arc de Luc Besson.

    Luc Besson resolveu ir além da sua vida de cineasta e escreveu quatro livros da série Arthur: Arthur e os Minimoys, Arthur e a Cidade Proibida, Arthur e a Guerra dos Dois Mundos, Arthur e a Vingança de Maltazar.

    Ele acabou dirigindo uma adaptação cinematográfica dos primeiros dois livros da coleção: Arthur e os Minimoys. O longa misturou animação e atores e foi estrelado por Freddie Highmore.

    Besson não é só conhecido por direção, ele é bastante famoso por ter escrito o roteiro de Táxi; dos filmes da franquia Carga Explosiva, incluindo o novo sem Jason Statham; da franquia Busca Implacável e da série Nikita, baseada no seu filme original de 1990.

    Um de seus últimos filmes de sucesso foi Lucy, estrelado por Scarlett Johansson.

    Besson uma vez afirmou que se aposentaria após o seu décimo filme, que foi Arthur e os Minimoys, em 2007. Faz tempo! Tomara que continue trabalhando! Parabéns pelo dia de hoje, Besson! Qual filme do cineasta você gosta mais?

    O diretor foi casado com as atrizes Anne Parillaud, Maïwenn e, a mais conhecida delas, Milla Jovovich, com quem trabalhou em muitos filmes. Atualmente, é casado com a produtora Virginie Silla.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top