Minha conta
    Michael Caine faz aniversário hoje!

    82 anos de puro talento!

    Ele já foi o mordomo do Batman, já viveu o líder de uma trupe de mágicos, já foi um soldado britânico (nos cinemas e na vida real), já até ganhou o Oscar - duas vezes - e foi nomeado cavaleiro pela Rainha da Inglaterra!

    Sabe de quem estamos falando, né? Sir Michael Caine tem história para contar em mais de 60 anos de carreira. É só escolher uma.

    Nós selecionamos o melhor de Caine para comemorar os seus 82 anos, completados hoje!

    Sem dúvida, as gerações mais jovens conhecem Michael Caine por seus trabalhos mais recentes, como, por exemplo, o mordomo de Bruce Wayne na trilogia de Christopher Nolan. Mas em seus mais de 60 anos de idade, este baita ator fez muita coisa memorável. Confira!

    Nascido em 14 de março de 1933 como Maurice Joseph Micklewhite, mudou seu nome artístico para para "Michael Caine", seguindo conselho de seu agente que havia visto o letreiro do filme A Nave da Revolta (cujo título original é "The Caine Mutiny").

    Sua vida não foi fácil: largou os estudos aos 15 anos para trabalhar e ajudar a família. Entre os anos de 1952 e 1954, Caine serviu ao Exército Britânico, chegando a ser mandado para a Guerra da Coreia. Quando retornou à Inglaterra, foi fazer teatro.

    Sua estreia nos cinemas foi com o filme A Hill in Korea, de 1956. Antes disso, Caine havia feito pequenos papéis pelos quais não foi creditado. Curiosamente, neste primeiro longa, ele interpretou um soldado britânico à serviço na Guerra da Coreia.

    Depois de ter feito algumas produções menores e trabalhos na TV, Caine despontou como o Tenente Gonville Bromhead no filme Zulu. Ele é lembrado por este papel até hoje.

    Um dos grandes papéis da sua carreira viria ainda nos anos 60: o do espião Harry Palmer em Ipcress: Arquivo Confidencial (1965), que renderam quatro continuações: Funeral em Berlim (1966), O Cérebro de um Bilhão de Dólares (1967), Expresso Para Pequim (1995) e Meia-Noite em Moscou (1995).

    Outro papel marcante de Caine foi o do mulherengo Alfie em Como Conquistar as Mulheres (1966), que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator. O filme ganhou uma refilmagem em 2004 com Jude Law assumindo o personagem.

    Como Possuir Lissu foi o primeiro filme de Caine nos Estados Unidos, à convite da atriz Shirley MacLaine.

    Já na década de 70, Caine ganhou destaque em filmes como Assim Nascem os Heróis (foto), O Último Refúgio e Carter - O Vingador.

    Com o filme Jogo Mortal, de 1972, Michael Caine garantiu sua segunda indicação ao Oscar.

    O longa Jogo Mortal foi refilmado em 2007 e levou o título de Um Jogo de Vida ou Morte, com Jude Law no papel que era de Caine, mas este também participou do filme.

    O Homem Que Queria Ser Rei, no qual atuou ao lado de Sean Connery, é um dos filmes que Caine mais gostou de fazer. Ele disse que quando morrer, gostaria de ser lembrado por seu trabalho nesse filme.

    Filmes de guerra foram sua especialidade nos primeiros anos de sua carreira, já deu para notar, certo? Em 1977, em Uma Ponte Longe Demais, Caine trabalhou com astros como Gene HackmanAnthony HopkinsJames CaanRobert Redford e Liv Ullmann.

    Pelo filme O Despertar de Rita, Michael Caine recebeu sua terceira indicação ao Oscar.

    Mas foi o com o filme Hannah e Suas Irmãs, de 1986, dirigido por Woody Allen, que Caine levou sua primeira estatueta do Oscar. Olha a ironia: o ator não pôde comparecer à cerimônia!

    Nos anos 90, a carreira de Caine decaiu ele estrelou alguns fracassos. Mas como ele é um baita ator, conseguiu se reerguer e ganhou destaque na comédia dramática Laura, A Voz de Uma Estrela (1998) e no drama Regras da Vida (1999). Este segundo lhe rendeu sua segunda estatueta do Oscar. Que reviravolta, não?!

    Nos anos 2000, o ator foi nomeado cavaleiro pelo Palácio de Buckingham e passou a ser conhecido profissionalmente como Sir Michael Caine.

    Caine também brilhou na comédia Miss Simpatia, ao lado de Sandra Bullock.

    O filme que fez Caine mudar o seu visual foi Filhos da Esperança, de 2006.

    Em 2005, Michael Caine começou sua parceria com o diretor Christopher Nolan, que lhe rendeu o papel do mordomo Alfred em Batman BeginsBatman - O Cavaleiro das Trevas e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

    Esta parceria de Caine com Nolan continuou no filme O Grande Truque.

    Mais um filme que Caine fez sob a direção de Nolan foi A Origem.

    Mais recentemente, em 2013, Caine estrelou em Truque de Mestre. O que há entre ele e ilusionistas, hein?

    Em 2014, apareceu em Interestelar, variando ainda mais o gênero dos filmes que faz.

    Atualmente, Caine voltou às origens - britânica e de espionagem - e está em cartaz com Kingsman - Serviço Secreto.

    Logo logo, em 2016, Caine estrela a continuação de Truque de Mestre: Truque de Mestre 2.

    Premiado e talentoso, Caine merece, né? Parabéns pelo dia de hoje!

    82 anos... quem diria! E aí, ele mudou muito?

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top