“O cinema se tornou a minha vida. Não um mundo paralelo, não é isso que eu quero dizer, mas a vida em si. Às vezes eu tenho a impressão de que a realidade diária existe unicamente para fornecer material necessário para o meu próximo filme.”
Pedro Almodóvar é o autor de tais palavras, que expressam uma íntima relação com o Cinema. Diretor consagrado por filmes que incluem o vencedor do Oscar de roteiro original Fale Com Ela, Almodóvar estende a intensa paixão por sua arte por meio de uma bem-sucedida carreira como produtor cinematográfico, que tem como última referência o elogiado filme argentino Relatos Selvagens, com Ricardo Darín.
Em decorrência do recente lançamento da comédia macabra de Damián Szifrón, o Mubi compilou uma lista, baseada em cinco outras divulgadas pelo cineasta espanhol ao longo de 17 anos, com as principais inspirações para que o diretor enxergue a Sétima Arte como "a vida em si".
A lista acima revela a paixão de Pedro Almodóvar Caballero por um gênero mítico: o noir, como sua admiração pelos polares O Mensageiro do Diabo e Os Assassinos, entre outros que preenchem a seleção, evidencia.
Porém, o top é eclético, tanto em gênero, como nacionalidades, dada a presença de Federico Fellini (Itália), John Ford (Estados Unidos), Jean-Pierre Melville (França), Alfred Hitchcock (Inglaterra), Akira Kurosawa (Japão), seu conterrâneo Luis Buñuel e de outras meias dúzias de cineastas lendários.
Não perca tempo! Pegue a caneta, rabisque o caderninho e vá correndo atrás desses clássicos imperdíveis!
Pedro Almodóvar, o consagrado cineasta europeu que encontra na vida a sua arte, a Sétima Arte, revela os seus filmes prediletos em todos os tempos. Prepare o caderninho e anote as 43 obras-primas do "Caballero" do Cinema espanhol.
43. Os Assassinos (1946), de Robert Siodmak.
42. O Beco das Almas Perdidas (1947), de Edmund Goulding.
41. Os Olhos Sem Rosto (1960), de Georges Franju.
40. Viridiana (1961), de Luis Buñuel.
39. O Carrasco (1963), de Luis García Berlanga.
38. Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese.
37. O Poderoso Chefão 2 (1974), de Francis Ford Coppola.
36. Cidadão Kane (1941), de Orson Welles.
35. O Círculo Vermelho (1970), de Jean-Pierre Melville.
34. 8½ (1963), de Federico Fellini.
33. Um Corpo Que Cai (1958), de Alfred Hitchcock.
32. Rastros de Ódio (1956), de John Ford.
31. Os Vivos e os Mortos (1987), de John Huston.
30. Clamor do Sexo (1961), de Elia Kazan.
29. A Lista de Schindler (1993), de Steven Spielberg.
28. Rashomon (1950), de Akira Kurosawa.
27. Touro Indomável (1980), de Martin Scorsese.
26. Carta de uma Desconhecida (1948), de Max Ophüls.
25. Maridos e Esposas (1992), de Woody Allen.
24. Johnny Guitar (1954), de Nicholas Ray.
23. Cinderela em Paris (1957), de Stanley Donen.
22. Garota de Sorte (1937), de Mitchell Leisen.
21. Ensaio de um Crime (1955), de Luis Buñuel.
20. Técnica de um Delator (1962), de Jean-Pierre Melville.
19. O Deserto Vermelho (1964), de Michelangelo Antonioni.
18. Veludo Azul (1986), de David Lynch.
17. Amarcord (1973), de Federico Fellini.
16. Depois do Vendaval (1952), de John Ford.
15. O Alucinado (1953), de Luis Buñuel.
14. Ser ou não Ser (1942), de Ernst Lubitsch.
13. Se Meu Apartamento Falasse (1960), de Billy Wilder.
12. Noite de Estreia (1977), de John Cassavettes.
11. Viagem à Itália (1954), de Roberto Rossellini.
10. Sedução da Carne (1954), de Luchino Visconti.
9. A Marca da Maldade (1958), de Orson Welles.
8. Quanto Mais Quente, Melhor (1959), de Billy Wilder.
7. Meia-Noite (1939), de Mitchell Leisen.
6. Fuga ao Passado (1947), de Jacques Tourneur.
5. Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock.
4. Amar Foi Minha Ruína (1945), de John M. Stahl.
3. A Malvada (1950), de Joseph L. Mankiewicz.
2. A Regra do Jogo (1939), de Jean Renoir.
1. O Mensageiro do Diabo (1955), de Charles Laughton e os não creditados Robert Mitchum e Terry Sanders.