Merlí
    Você assistiu Merlí ?

Alexandre M.
    Alexandre M.

Enviada em 3 de junho de 2018
    Parece uma verdade universal. O ensino médio é uma porcaria em qualquer lugar do mundo. Mas é uma época que sempre rende boas séries e filmes. Um exemplo é essa produção da TV Espanhola, da Catalunha, para ser mais preciso, chamada MERLÍ.

Merlí é o nome do protagonista da série, o professor de filosofia Merlí Bergeron, que começa a dar aula em uma escola de ensino médio de Barcelona. Provocador, usa métodos de ensino bastante heterodoxos pois incentiva seus alunos a pensar livremente. Ele chama seus alunos de “peripatéticos”, em alusão a escola aristotélica. Cada episódio tem o nome de um filósofo que é a linha condutora do episódio. Merlí acaba criando uma grande relação com seus alunos e passa a ser amigo, confidente e líder.

Na sala de aula há o rebelde, a rebelde, a certinha, o menino rico, tem gay enrustido, tem gay assumido, tem bissexual, tem de tudo além das dezenas de problemas familiares. É nesse universo heterogêneo que Merlí desfila os filósofos e apresenta o pensamento de cada um.

Não, você não se aprofundará sobre filosofia assistindo a série. Os conceitos são bastante básicos. O interessante da série é como o pensamento filosófico pode ter intersecção com o mundo real e não ficar preso apenas na esfera acadêmica.

Por seu jeito muito peculiar de dar aula, eu imagino que os defensores da Escola Sem Partido teriam comichão já no primeiro capítulo, já que eles são defensores de uma escola que não pensa.

Um importante aviso. Você não estará assistindo uma série americana.Então o formato, a velocidade e o estilo serão diferentes. Abra a sua mente e assista sem preconceito. A série, por se passar em Barcelona é extremamente política em relação a independência da Catalunha e boa parte dos diálogos são em Catalão. A série também é cheio de dramas, alguns dramalhões, mas lembre-se que é uma sociedade latina e você deve adorar ver novela, então relaxe e assista.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 6 de agosto de 2018
    Merlí de Héctor Lozano segue uma cartilha de novela moderada, onde seus personagens nunca se transformam em algo diferente do que são, mas coisas do cotidiano acontecem a eles para movimentar uma história em torno de um professor de filosofia.

Sobre filosofia, a série não é didática porque suas aulas já não o são desde o princípio. Se quer aprender quem eram os peripatéticos (citados no piloto da série) que pesquise na Wikipédia. Elas também não são tensas, questão de vida ou morte, como parece a quem discute filosofia empolgado com os grandes temas do conhecimento humano. Mas na vida real é assim, e é aí que reside um dilema: esta é uma série correta sobre filosofia porque filosofia é basicamente como lidamos com nossos problemas reais (embora muitos debatam empolgados temas irreais de intelectualidade, se convencendo no processo de absurdos impraticáveis, como, por exemplo, que comunismo é uma boa ideia).
    Ricardo  Lino
    Ricardo Lino

Enviada em 11 de março de 2018
    excelente. da uma visão progressksta do mundo. desnuda os.preconceitos, nos faz.refletir.sobre o futuro dos nossos filhos. nos torna mais tolerantes.
    Cilene R
    Cilene R

Enviada em 24 de abril de 2018
    Merli é professor de filosofia na Catalunha e dá para perceber que esta matéria também lá, é desvalorizada em relação ao resto do currículo. Mas será o exercício de filosofar que trará um amadurecimento surpreendente aos alunos. Sem contar ainda com o fato de Merlí ser um rebelde incorrigível e ter uma personalidade imprevisível. Muito bom.
    Sócrates greko
    Sócrates greko

Enviada em 21 de julho de 2022
    Uma obra prima! Faz-nos apreender um pouco mais sobre filosofia na prática.... Série incrível demais! Cheia de evoluções e historias comoventes.
    Marcos V.
    Marcos V.

Enviada em 11 de junho de 2018
    Excelentes atores e roteiro atual sem perder o ritmo. Tema adolescente muito bem explorado mas que serve para todas as idades.
    Ivan L. M.
    Ivan L. M.

Enviada em 29 de dezembro de 2021
    É uma série adolescente, mas que serve a todas as idades. Apesar de descontraída e engraçada, aborda temas muito importantes e sérios. Promove uma reflexão sobre o poder de fazer a diferença que possui o professor. Os personagens são muito carismáticos e a trama tem momentos realmente emocionantes.
    Luiz F
    Luiz F

Enviada em 2 de março de 2021
    Perfeita! Inovadora! É o tipo de série que, se você indica para alguém e a pessoa diz que não gostou, corta a amizade na hora (brincadeira). Depois de Merlí passei a olhar as séries de drama com um olhar totalmente diferente.
    Simon's Lap
    Simon's Lap

Enviada em 19 de agosto de 2020
    Merlí é a melhor série que existe nesse planeta Terra pequeno!!!!!!!!!!!! MUITO BOM!!!!!!! RECOMENDO MUUUUUUUUUUUUITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Felipe Almeida
    Felipe Almeida

Enviada em 8 de janeiro de 2024
    Eu não tenho palavras para dizer o quanto eu AMO Merlí... 😭😭😭😭😭😭😭😭 Tanto que farei uma Tatoo para eternizar esse amor ❤️🧡💛💚💙💜🩷
    Nilo Brasil
    Nilo Brasil

Enviada em 27 de dezembro de 2019
    Eu não gostei. Achei uma exploração de temas já saturados, e as sequencias muito previsíveis. A predominância exacerbada do politicamente incorreto deixa de ser uma crítica, para se transformar no lugar comum.
    Diego N
    Diego N

Enviada em 2 de novembro de 2018
    Criativa e provocadora, a série apresenta grandes conceitos filosóficos através das situações cotidianas com toda a profundidade que os temas exigem. Excelente.
    Bebel C
    Bebel C

Enviada em 10 de março de 2019
    Simplesmente apaixonante. A humanidade sendo tratada com a sensibilidade necessária. Elenco afiadíssimo. Recomendo muito!!
    Sara Rafaella
    Sara Rafaella

Enviada em 31 de maio de 2020
    Uma série tranquila e muito clara nas divisões.de valores em relação aos dias atuais.
    Vejo o professor como um rebelde, viajante e sem regras tradicionais. Compreende os jovens na mesma sequência de sua criação, pois sua mãe faz parte desse ciclo dos "liberais". As histórias são narradas de forma simples e sem pressão. O perfil politicamente correto não fará parte deste consenso.
    Um erro justificará o outro na tentativa de acertar ou não. O que importa é o resultado e não a forma da condução!! Tudo pode sendo sua própria decisão.
    Quem é voce? O que seria o certo?? Ou você escolhe viver com regras, com julgamentos alheio e assumindo o risco da hipocrisia. Ou, você escolhe a liberdade assumindo as consequências, mesmo gerando um sentimento nostálgico com risco de insucesso.
    A escolha será para quê, pra quem e pq!
    Eis a questão!!
    Valdemar G.
    Valdemar G.

Enviada em 16 de junho de 2017
    Assuntos importantes para todas as gerações. Temas como privacidade, sexualidade, amizade e família tratados com harmonia entre humor, seriedade e profundidade. Seriado que me faz repensar ações passadas me impulsionando a ser humano melhor. Recomendo a todos que vivem em sociedade. Seriado fantástico!!!