Stranger Things
    Você assistiu Stranger Things ?

Leonardo D.
    Leonardo D.

Enviada em 15 de julho de 2016
    A série nos lembra o filme de Steven Spielberg, "Super 8" e também o videogame Beyond Two Souls, tenho certeza que houver expiração dessas obras para criação da série. A Netflix sempre nós surpreendendo com suas produções.
    Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 5 de fevereiro de 2023
    Stranger Things (1ª Temporada)

"Stranger Things" é uma série original Netflix criada em 2016 pelos irmãos Matt e Ross Duffer (ambos são diretores do thriller "Escondidos", de 2015), que também atuam como showrunners e são produtores executivos junto com Shawn Levy (diretor de "O Projeto Adam", de 2022) e Dan Cohen (produtor de "Tem Alguém na sua Casa", de 2021).

Passada na década de 1980 (especificamente no ano de 1983), na cidade fictícia de Hawkings, Indiana, "Stranger Things" conta a história de um garoto que desaparece misteriosamente e dos eventos paranormais que se passam em torno desse acontecimento.

"Stranger Things" é a típica série que me desperta atenção logo de cara, pois eu tenho um apreço muito grande por histórias que se passam em uma pequena e pacata cidadezinha americana, onde temos aquele velho discurso do Xerife de que aqui nunca acontece nada, o último crime e a última morte já fazem muitos anos. Este é o cenário perfeito para o desenrolar de uma boa história de terror, de ficção, um drama, ou até mesmo uma investigação criminalista - o que remete diretamente para a ótima série que assisti no ano passado, "Mare of Easttown", estrelada pela magnífica Kate Winslet.

Um dos principais pontos da série é exatamente toda a sua essência oitentista, pois "Stranger Things" é o puro suco das história dos anos 80, é o puro primor do Sci-Fi estilo anos 80, com inúmeras referências das produções dos anos 80. Tudo na série nos remete aos anos 80, como o próprio letreiro que nos apresentava o título de cada episódio, a cidadezinha, os cenários, as casas, os carros, os figurinos, a escola, as crianças, os adolescentes, tudo dentro da série está incrustado em um verdadeiro mergulho nos anos 80. Puxando para a parte técnica da série também temos um envolvimento total nos anos 80, como a trilha sonora, que até agora eu ainda não consegui me desvencilhar das músicas. Temos "Should I Stay Or Should I Go" / The Clash, "Africa" / Toto, "Atmosphere" / Joy Division, Elegia / New Order, entre várias outras que são um verdadeiro passeio musical pelos ano 80. A trilha sonora da série é um ponto muito forte, podemos dizer que é um dos personagens principais da trama.
    Assim como a trilha sonora, a fotografia também tem um destaque absurdo, juntamente com a ambientação, cenografia, direção de arte, montagem, edição, ou seja, tudo dentro da série foi feito com muita atenção, com muito amor, com muita entrega, com um respeito muito grande pelo espectador.

Toda história de "Stranger Things", além das referências dos anos 80, tem influência de outras obras. Posso destacar "It" como uma influência direta pra série, por apresentar aquela cidadezinha pacata, o núcleo infanto-juvenil, aquele clima de suspense enigmático e misterioso que se instala acerca de toda investigação, e justamente uma investigação sobre o misterioso desaparecimento de uma criança. Ou seja, temos várias referências e influências da obra-prima do mestre Stephen King (por sinal é o livro que estou lendo no momento).

Posso afirmar que os irmãos Duffer tiveram uma sacada genial ao escolherem uma modesta cidadezinha como pano de fundo para o desenvolvimento de toda sua história sobrenatural e paranormal. Ou seja, este é o cenário perfeito que possivelmente não levantará dúvidas acerca de todo trabalho de pesquisas laboratoriais e experiências secretas conduzidas pelo governo americano. É incrível como os irmãos Duffer conseguiram conduzir toda história em uma mescla de investigativo com o sobrenatural, nos expondo exatamente entre uma investigação policial e uma ficção científica.
    Os irmãos Duffer desenvolveram a série como uma mistura de drama investigativo e elementos sobrenaturais retratados com horror e sensibilidade infantil, enquanto infundiam referências à cultura pop da década de 1980 - fantástico. Vários elementos temáticos e de direção foram inspirados nas obras de Steven Spielberg, John Carpenter, David Lynch, Stephen King, Wes Craven e H. P. Lovecraft (grandes inspirações dos irmãos Duffer). Como não se maravilhar com os pôsteres espalhados pelos cenários da série; de filmes como "O Enigma de Outro Mundo" (1982), "The Evil Dead" (1981) e "Tubarão" (1975).

A série levanta várias questões, vários debates, várias discursões: temos o drama familiar pelo desaparecimento da criança (que desperta toda uma comoção nos habitantes da cidade), temos o bullying voltado para o núcleo infanto-juvenil, temos as crises e as relações conturbadas do núcleo adolescente, temos a corrupção que assola o governo americano em volta de toda experiência laboratorial com cobaias humanas. A série é incrível exatamente por conseguir navegar com propriedade no drama, na fantasia, no suspense, na ficção, no terror, e ainda aborda questões sobre a telecinese, o espaço-tempo e a realidade alternativa chamada "Mundo Invertido". Sem falar que ainda temos leves camadas de humor e romance, ou seja, "Stranger Things" consegue ser uma série perfeita em tudo que se propõe a fazer.
    E realmente não é nada fácil conseguir uma abordagem em tantos temas, em tantos pontos, levantar várias discursões como a série levanta, porém, tudo é muito bem feito, muito bem desenvolvido, muito bem preparado, nada fica solto ou sobrando (obviamente a história continuará na segunda temporada), tudo tem seu peso, seu destaque e seu perfeito desenvolvimento. Posso afirmar com total certeza que o roteiro da primeira temporada de "Stranger Things" é 100% perfeito!

Para uma série ser considerada uma obra-prima ela tem que ser perfeita em tudo, e "Stranger Things" é, principalmente no quesito elenco.
    É impressionante como o elenco da série é bom, funciona perfeitamente dentro da proposta de cada personagem e contribui exatamente com tudo que a série pedia e precisava. Outro ponto que vale ressaltar no elenco é o crescimento e o desenvolvimento de cada um, pois é notável como cada personagem tem seu arco pessoal na história, tem sua relevância dentro de todo contexto, e como cada um se desenvolve e cresce, agregando ainda mais qualidade em toda trama da série.

Começando pelo núcleo infanto-juvenil:
    Temos Finn Wolfhard ("Pinóquio por Guillermo del Toro") como Mike, Gaten Matarazzo ("O Dragão do Meu Pai") como Dustin, Caleb McLaughlin ("Alma de Cowboy") como Lucas e Noah Schnapp ("Ponte dos Espiões") como Will. Todos completamente incríveis, formidáveis, excelentes, carismáticos, extrovertidos, conseguiriam ganhar a simpatia e a atenção do público instantaneamente. Como era gostoso acompanhar as aventuras do grupo, juntamente com todo embate e discursões que se criavam entre eles, principalmente quando descobriram a Eleven. Por falar na Eleven, a pequenina Millie Bobby Brown ("Godzilla vs Kong") é um show à parte na série. Millie trouxe toda uma construção em volta da sua personagem, se apresentando mais pacata inicialmente e ganhando forças com o passar do tempo dentro da trama. Incrível como ela com pouca idade conseguia contrastar uma atuação que se passava no drama, no mistério, no suspense, e ainda chegava nos momento mais leves e cômicos com o grupo.

Winona Ryder (dispensa apresentações) é o centro das atenções na série. É incrível como ela chama pra si todo o protagonismo e toda atenção. É magnífico como ela constrói a personagem de uma mãe que se mostra amável, solidária, logo após ela entra em um completo desespero com o desaparecimento do seu filho, mexendo com sua sanidade e seu estado espiritual e emocional. Winona atual com uma voracidade tremenda na pele da desolada e confiante Joyce, nos mostra todo o seu crescimento na personagem e chega a nos emocionar nos últimos episódios. Atuação completamente perfeita!

David Harbour ("Viúva Negra") me impressionou como o delegado do Departamento de Polícia de Hawkins, Jim Hopper. A princípio eu não dava nada para o Xerife Hopper, cheguei até a imaginar que ele seria apenas mais um delegado mau-caráter e aproveitador como já vimos inúmeras vezes por ai, e que ele não fosse agregar em nada na série. Porém, eu estava redondamente enganado, Jim Hopper tem um começo mais modesto, mais brando, mais suave, mas depois que ele começa descobrir as falcatruas envolvendo os experimentos do governo, o personagem tem um crescimento e uma relevância inimaginável dentro de todo contexto da série, chegando a dividir todo o protagonismo com a Winona Ryder. É muito interessante acompanhar todo o desenvolvimento do seu arco pessoal, que nos mostra todo o seu trauma envolvendo a morte de sua filha (ainda criança), o seu envolvimento com bebidas e como ele veio a demonstrar sua responsabilidade e capacidade ao salvar o filho de Joyce. Outra atuação completamente impecável!

A linda Natalia Dyer ("Acampamento do Pecado") viveu a personagem Nancy. A Nancy Wheeler foi a personagem que mais me impressionou dentro da série, e muito por inicialmente ela se portar como uma patricinha fútil e rasa, aquela típica garota adolescente que só pensa em namorar, aquela irmã mais velha implicante, aquela adolescente rebelde com os pais. Porém, depois do desaparecimento da sua amiga Barb (Shannon Purser), ela tem um crescimento avassalador dentro da trama. Agora ela se mostra mais crescida mentalmente, mais amadurecida, mais preocupada com assuntos relevantes, ela não deixou de ser uma adolescente e querer viver seus romances, mas não é mais uma garota fútil, todo o drama que ela viveu serviu para o seu crescimento e desenvolvimento. Adorei todo o trabalho entregue pela Natalia Dyer.

Charlie Heaton ("Os Novos Mutantes") é Jonathan Byers. Jonathan segue a mesma linha da Nancy, também tem um começo mais morno, mais apático, e muito por ser um adolescente tímido e auto-excluído na escola, que se desperta como um aspirante a fotógrafo. Seu crescimento é lado a lado com a Nancy, um ajudando o outro, um confiando no outro, ganhando uma grandiosa relevância e se desenvolvendo muito bem dentro da série. Foi muito interessante de acompanhar o nascimento e o crescimento de uma certa atração entre Jonathan e Nancy, que poderá se desenvolver ainda mais no futuro da série - eu shippo! kkkkk
    Completando o elenco ainda tivemos a Cara Buono ("Monsters and Men") como Karen Wheeler, Matthew Modine ("Batman - O Cavaleiro das Trevas") como Martin Brenner e Joe Keery ("A Grande Jogada") como Steve Harrington.

"Stranger Things" é uma das principais séries da Netflix, que obviamente atraiu uma audiência recorde na plataforma de streaming. A série foi aclamada pela crítica por sua caracterização, atmosfera, atuação, trilha sonora, direção, roteiro e homenagens aos filmes dos anos 80. Devido sua popularidade, a série acabou gerando alguns produtos, como livros, brinquedos, videogames e histórias em quadrinhos. A série também recebeu vários prêmios e indicações em premiações, como Emmy Awards, Globo de Ouro, British Academy Television Award, entre outros.

"Stranger Things" já entra facilmente no hall das melhores séries de todos os tempos, e muito por já se tornar um ícone da cultura pop da década. Uma série extremamente relevante, influente, dinâmica, grandiosa, enérgica, que trouxe um excelente roteiro que navega muito bem no drama, no suspense, na ficção e na fantasia, soando até como uma fábula, uma passagem ou um conto. Sem falar no elenco grandioso que apresentaram atuações afiadíssimas, e as inúmeras referências e homenagens que a série presta à todo conteúdo da década de 1980.
    Verdadeiramente um show de audiovisual!
    Uma obra de arte!
    Uma pérola!
    Uma obra-prima das séries!
    5 estrela com bastante louvor!
    [04/02/2023]
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 4 de junho de 2020
    Excelente série, com mesclas de humor e um suspense que te gruda na tela mas sem obcecar... não gera aquela loucura, mas sim uma vontade bacana de ver mais. ótima temporada.
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 29 de agosto de 2019
    Série Incrivelmente Top! Amei a trilha sonora! Apesar de se passar no anos 80! Tem muito suspense e de uma certa forma muita aventura! Roteiro é inovador e otimista! Uma grande aposta da Netflix, que deu certo! A Produção é impecável e o elenco é muito bom! Os personagens são do tipo que te conquista com o decorrer dos episódio! Já sou fã se série! Quero ver a 2°Temporada já.
    EVERTON L
    EVERTON L

Enviada em 5 de junho de 2020
    A nostalgia da época é o ponto forte da série, tanto em diálogos, como referencias. Porém a história é muito enrolada e tem falhas, por exemplo, spoiler: ninguém se preocupa em saber onde Barbara foi parar e cenas de romance nada envolventes.
    Nota 02

Enviada em 8 de novembro de 2017
    Ótima série original da Netflix! História baseada em escopo nostálgico, especificamente dos 80 e Stephen King muito presente, suspense e a amizade prepondera em seu roteiro, tudo muito bem feito, enquadramentos técnicos de 1° linha, elenco carismático, principalmente o das Crianças. diálogos muito bem elaborados, fotografia nota 10, abertura da série muito linda e trilha que lembra muito John Williams em seus tempo aure-os. Stranger Things é brilhante e fantástico.
    Guilherme D
    Guilherme D

Enviada em 11 de outubro de 2016
    Nostalgia pura, a série tem bons personagens que se desenvolvem de maneira o justa e intrigante. 1° temporada criativa e divertida. Entretanto, a série é pouco original, há cenas que são quase cópias de filmes da década de 80/90.
    Com um bom elenco e direção, além de uma trama intrigante, Stranger Things tem uma ótima primeira temporada.
    Luis Alberto C.
    Luis Alberto C.

Enviada em 24 de fevereiro de 2017
    terror, suspense, ação e anos oitenta, temperados com humor adolescente, crianças prodígio e sangue na medida certa.
    JR Costa
    JR Costa

Enviada em 28 de março de 2017
    "Divertido, tenso, intrigante, nostálgico, Stranger Things é apaixonante. E como toda paixão, toma as pessoas de forma arrebatadora e as cegam, ofuscando inevitáveis defeitos. Mas é uma experiência incrível e única enquanto dura. E deixa um gosto de quero mais."

Resenha completa em:
    Geovane H.
    Geovane H.

Enviada em 8 de abril de 2019
    Acho uma das melhores séries da Netflix! A 1 temporada mesmo é top das galaxias👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    ktchau
    ktchau

Enviada em 15 de janeiro de 2017
    Essa série me encantou de muitas formas, desde a apresentação dos personagens, sua temática, trilha sonora impecável, e digo que sou louco pela cena de abertura, me apeguei tanto aos personagens que eu acabo ficando mal se algo de ruim acontece com eles durante a serie, o local e o tempo em que estão ajuda nessa atmosfera, porque tem coisas antigas que achamos muito legal, isso é animador para mim e espero que sua sequencia seja tão boa quanto.
    Sr.Fernandes
    Sr.Fernandes

Enviada em 1 de fevereiro de 2017
    O início da história é bastante interessante, no entanto o decorrer da trama deixa as coisas "meio sem pé sem cabeça spoiler: " no primeiro episódio achei que se trataria de algo relacionado a alienígenas o que seria muito interessante, no entanto esse negócio de mundo invertido, e o fato de não ter nada haver com o que dá a entender no primeiro episódio retirou as duas estrelas a mais que poderia dar nessa avaliação
    Geraldo  P.
    Geraldo P.

Enviada em 3 de janeiro de 2018
    Uma ótima trama que prende a atenção. Para quem gosta de ficção é um prato cheio. Já comecei a segunda temporada e estou gostando muito.
    Richard X.
    Richard X.

Enviada em 10 de setembro de 2017
    Muito boa, estava a tempo a pensar em assistir essa série, os personagens são bem cativantes, destaque para os atores mirins as personalidades deles são bem transmitidas ao telespectador, você começa a gostar muito deles.
    A história e bem legal, atmosfera um pouco sombria e misteriosa, ambientada na década de 80, eu me surpreendi de como seria tratado esse mostro e foi melhor que eu esperava , bem legal ele sair das paredes e raptar e devorar suas vítimas através de um mundo paralelo.
    Ancioso para a 2 temporada!
    Patrick Fernando A.
    Patrick Fernando A.

Enviada em 2 de dezembro de 2016
    A série é um pouco enrolada,mas a partir do episódio 5 começa a ficar interessante. claro tem que ter paciência para assistir.