Renascer
    3.5
    4.5
    Vou ver

Sinopse & Info

Na primeira fase da novela, José Inocêncio (Leonardo Vieira) chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão ao pé de uma árvore de jequitibá fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua vida, e enquanto seu facão estiver fincado ali ele não morrerá. Ele constrói seu império nos negócios de cacau, e se casa com a doce Maria Santa (Patrícia França), por quem se apaixona perdidamente. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar luz ao caçula João Pedro, que passa a ser rejeitado pelo pai a partir da aí, que o culpa pela morte de seu grande amor. Na segunda fase da novela, José Inocêncio (Antonio Fagundes) é um homem admirado e respeitado por seus empregados e amigos, como o fiel Deocleciano (Roberto Bomfim), que é casado com Morena (Regina Dourado), que são as pessoas que mais estiverem presentes na vida de João Pedro (Marcos Palmeira), o qual os adora. Os outros filhos de Inocêncio, José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho) e José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) moram na cidade grande. O único filho que permaneceu na fazenda ao lado do pai foi João Pedro, apesar da rejeição do pai. A desavença entre pai e filho aumenta quando João Pedro conhece Mariana (Adriana Esteves), por quem se apaixona e oferece emprego na fazenda de seu pai, sem saber que a jovem é neta de Belarmino (José Wilker), inimigo de Inocêncio que faleceu quando ele ainda era jovem. O maior problema, no entendo, é quando Mariana se apaixona por Inocêncio, e ele retribui o amor da moça, casando-se com ela e fazendo com quem João Pedro tenha que reprimir o amor pela moça.

1 Temporada

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
    Duas das maiores séries do ano ganham novas temporadas em 2024
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações

Duas das maiores séries do ano ganham novas temporadas em 2024

A Globoplay revelou muitas novidades para a programação do ano que vem na CCXP 23.
    domingo, 3 de dezembro de 2023
    O Rei do Gado: A briga nos bastidores da Globo que quase cancelou a novela de sucesso
    NOTÍCIAS - Série - como visto na Web

Novela de Benedito Ruy Barbosa está de volta à grade da emissora no Vale a Pena Ver de Novo.
    quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Crítica de usuários

Michell lima
    Michell lima

Enviada em 12 de novembro de 2023
    Clássico absoluto, melhor novela de todos os tempos. Uma obra prima da tv. Melhor que a maioria dos filmes que existem.

Segredos por trás das filmagens

Despedida Parcelada

A apresentação do último capítulo de Renascer fugiu ao padrão. Devido à exibição de uma partida de futebol, metade do capítulo foi ao ar na sexta-feira, e a outra metade, no sábado. O último capítulo foi reprisado no domingo, na íntegra, após o Fantástico.

Crossover

A crendice do diabinho dentro da garrafa já havia sido usada por Benedito Ruy Barbosa em outra novela de sua autoria, Paraíso (1982).

É justo!

O bordão do personagem de José Wilker (Belarmino) – “É justo, é muito justo, é justíssimo” – nasceu de um improviso. O ator esquecera sua fala durante a gravação de uma cena trabalhosa, que envolvia o diretor de fotografia Walter Carvalho, e, para não ficar em silêncio, criou a fala que se tornou marca de seu personagem.