O Exorcista
    3,7
    Você assistiu O Exorcista ?

Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 15 de abril de 2024
    ⚠ TEM SPOILERS ⚠

O Exorcista (The Exorcist) 2ª Temporada - 2017

Esta foi uma série que realmente eu tinha uma certa expectativa positiva, justamente por ser fã de uma das maiores obras literárias de terror da história - o livro de 1971 de William Peter Blatty. E o clássico de William Friedkin de 1973 - simplesmente o maior filme de terror da história do cinema.

O inicio da primeira temporada de "O Exorcista" é muito promissora, pois a série começa justamente com uma semi-continuação do filme clássico, nos posicionando na história central que gira em torno de uma família com uma filha possuída. Porém, quando descobrimos que a mãe dessa família é na verdade a Regan MacNeil e a avó é a Chris MacNeil, a série perde qualidade e tem uma queda de rendimento absurda.

Com a chegada da segunda temporada, inocentemente eu acreditava que a história fosse seguir dentro da proposta anterior, que era justamente no mesmo molde de semi-continuação do filme clássico, e que assim a série pudesse voltar a ter um certo nível de qualidade e relevância. Mas não foi isso que aconteceu, pois nesta segunda temporada a série muda completamente a chave de toda a sua história inicial e parte para uma espécie de antologia. Ou seja, a série iniciou com os dois Padres enfrentando casos de possessão demoníaca em uma família, e agora segue com o mesmo rumo em um lar adotivo.

A segunda temporada de "O Exorcista" segue o Padre Tomas Ortega (Alfonso Herrera) e Marcus Keane (Ben Daniels) 6 meses após os eventos da primeira temporada, onde ambos saíram de Chicago e estão em uma espécie de viagem em busca do mal, com mais casos de possessões demoníacas. O Padre Tomas continua seu treinamento para se tornar um exorcista sob a orientação do Padre Marcus (conforme o seu pedido ao final da primeira temporada). Nessa altura começam a aparecer as desavenças entre os Padres, até pelo fato de Tomas achar que o Marcus ainda o considera como seu aluno, por mais que o Tomas já tenha evoluído e aprendido muito, e já tenha até demonstrado parte desse aprendizado.

A viagem dos Padres os levam até um caso de uma jovem que apresenta sintomas de possessão - o caso da garota possuída Cindy (Zibby Allen). A partir desse ponto que o Padre Marcus começa a se preocupar com os riscos que o Padre Tomas corre à medida que suas habilidades de exorcismo aumentam. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico o Padre Bennett (Kurt Egyiawan) tenta eliminar aqueles dentro do Vaticano que se voltaram contra Deus. E aqui temos o novo contexto que dará forma para toda a história dessa segunda temporada, o lar adotivo que é administrado por Andrew Kim (John Cho), um ex-psicólogo infantil.

O lar adotivo inicialmente é composto por cinco crianças e fica em uma ilha privada isolada na costa de Seattle. Logo após a chegada de Rose Cooper (Li Jun Li), que se junta ao Andrew com uma parceira do orfanato, uma das crianças é atacada por uma força sobrenatural maligna, onde justamente entra em cena os dois sacerdotes travando uma luta entre o bem e o mal mergulhando diretamente no inferno. Um ponto que eu preciso destacar: o primeiro episódio termina igual o primeiro episódio da primeira temporada, ao som da trilha sonora clássica de "O Exorcista", "Tubular Bells", de autoria de Mike Oldfield. No final dos créditos temos uma citação ao William Peter Blatty, que havia falecido em 12 de janeiro de 2017.

A série segue com uma cena em que o Padre Bennett explica o processo de possessão para integração, que foi o ocorrido com a Angela/Regan no final da temporada anterior. Bennett explica que todos eles conhecem a possessão mas não sabem identificar a segunda fase da possessão. Uma fase irreversível chamada integração, a fusão permanente do demônio com a alma humana. O Padre Bennett diz que acredita que os integrados sempre se infiltraram em todos os níveis da Igreja, inclusive em Roma. Esta é a história paralela que vem desde a primeira temporada, onde nos mostra mais sobre essa difícil e arriscada tarefa que o Padre Bennett enfrenta no Vaticano, arriscando a sua própria vida contra os corruptos da Igreja. Logo o Padre Bennet rastreia uma solitária agente da Igreja chamada Mouse (Zuleikha Robinson), que a princípio não parece que iria colaborar com as investigações do Padre, mas logo eles formam uma improvável dupla.

A partir desse ponto a série foca inteiramente nos casos sobrenaturais que acontecem com mais frequência no orfanato, e a situação só piora na medida que os acontecimentos avançam. Andrew é uma espécie de paizão naquele orfanato, já que é um cenário muito difícil para ele, que vive de luto pelo falecimento de sua esposa Nicole. A casa é composta por Caleb (Hunter Dillon), um adolescente cego. Shelby (Alex Barima), um rapaz religioso. Verity (Brianna Hildebrand), um jovem rebelde homossexual. Truck (Cyrus Arnold), o garoto com problemas psicológicos. E Grace (Amélie Eve), uma garotinha com 6 anos que sofre de agorafobia. Depois temos a chegada da nova moradora do abrigo de adoção, que é a Harper (Beatrice Kitsos). A garota Harper conhece as crianças que moram naquele local, inclusive a Verity, na qual ela dividirá o quarto. A pequena Grace não gosta da presença da Harper, pois a Grace armazena (ou senti a presença) de alguma força sobrenatural.

O segredo por trás daquele orfanato é aquela mística lenda da bruxa da ilha, que atacava as crianças envenenando elas e jogando elas naquele misterioso poço. Tanto que aquele poço possui uma espécie de poder sombrio oculto que atrai as crianças do orfanato para lá, acredito que o caso esteja ligado com uma espécie de sacrifício das criança. Por si só aquele ambiente do orfanato já é muito sombrio e carregado com forças sobrenaturais, tanto que assim que os Padres começam a vasculhar mais profundamente os segredos do local, o Padre Tomas logo entra em um transe psicológico. Às partes que envolve o Padre Bennett e a Mouse é interessante, até por mostrar que os integrados estão cada vez mais infiltrados no Vaticano com mais e mais poderes sobre a Igreja. Aquela cena dos sacerdotes vomitando sangue na mesa e morrendo um por um, é uma cena bem elaborada e casa bem com o contexto daquela história paralela na trama central da série.

O elenco dessa segunda temporada é apenas ok, todos cumprem os seus papeis e nada além disso. O destaque maior fica à cargo de Alfonso Herrera e Ben Daniels. Acredito que os dois Padres são os maiores destaques da série, até por estarem diretamente ligados com todos os acontecimentos que sempre os envolvem em cada história (isso contando a primeira e a segunda temporada). O elenco que compõem o orfanato é bem mediano, típico elenco que não agrega em praticamente nada. Talvez o John Cho e a Li Jun Li que se destaquem um pouco mais, principalmente o John com sua possessão que está diretamente ligada com o final da temporada (que é bem questionável, por sinal). Porém, aidna assim devo mencionar a Alicia Witt, que fez a Nicole, esposa falecida de Andrew, que teve uma ótima performance passando aquele ar de maligna.

Eu vejo a série de "O Exorcista" como uma tentativa até válida de construir novas histórias e novos rumos a partir desse rico material (o livro e o filme clássico) que estava armazenado no passado. Esta segunda temporada até funciona melhor em sua proposta, sem querer se apegar o tempo todo em pontas do filme clássico, como a primeira temporada fez, ao reviver a Regan e a Chris MacNeil. Acredito que se pegarmos unicamente esta temporada livre de amarras, ela pode até em partes funcionar melhor que a primeira. Mas como um todo realmente é complicado preferir uma ou outra temporada, ou até mesmo apontar qual foi melhor, qual funcionou melhor dentro do que se esperava. Eu acredito que inicialmente a ideia dos produtores da série seria criar algum tipo de história que pegasse um gancho do filme clássico, algo como uma releitura modernizada a partir de uma nova história que se interligasse com personagens clássicos, e foi exatamente isso que aconteceu na primeira temporada.

Já esta segunda temporada continua na linha da primeira, confrontando os dois Padres com casos de possessões e integrações, porém aqui já vamos por um outro caminho que se afasta de vez da família MacNeil e cria sua identidade própria na série. No entanto, este caminho que a série tomou levou a história junto com seus personagens para algo mais mitológico do que precisamente demoníaco, que eu acredito que era o intuito do roteiro. Aqui a série deixa de lado o exorcismo e embarca praticamente na série "Supernatural" (2005), o que eu já acho bem discutível. A forma como os Padres agem quando chegam para explorar novos locais; como por exemplo naquela cena onde ambos chegam pela primeira vez no lar de adoção, logo que eles saem do carro eles começam a analisar o local sempre desconfiados. Pode parecer besteira mas esta cena imediatamente me remeteu aos irmãos Winchester de "Supernatural".

Outro ponto, aqui eu já acho muito "Supernatural":
    Especificamente falando do final da temporada, onde a série simplesmente abandona o ato do exorcismo para expulsar o demônio do corpo do Andrew e decide resolver na bala. Até podemos considerar que esta temporada faz algumas referências ao "O Exorcista 3"(1990), como a cena do Padre Tomas em transe dentro do confessionário, mas daí decidir que o Padre Marcus acerte uma bala na cabeça do Andrew para finalizar toda a história foi uma escolha simplesmente ridícula. E vou além, o fato dessa decisão de matar o hospedeiro do demônio para que ele não se apossasse do corpo do Padre Tomas é uma escolha muito ruim.
    Aquela história paralela envolvendo o Padre Bennett na sua caçada contra os dissidentes do Vaticano eu esperava um desenvolvimento muito maior do que foi entregue. No fim ficamos nos perguntando o que de fato aconteceu, qual foi a resolução daquele caso, onde fica uma clara oportunidade subaproveitada. Outro ponto polêmico e muito discutível, é a cena do beijo do Padre Marcus, onde eu achei um contexto desnecessário, totalmente gratuito, onde claramente ficou apenas como opção para causar, força a barra, gerar polêmicas, e no fim eu acho que conseguiu.

A primeira temporada de "O Exorcista" estreou na Fox em 23 de setembro de 2016, em 12 de maio de 2017 a Fox renovou a série para uma segunda temporada, que estreou em 29 de Setembro de 2017. Em 11 de maio de 2018, a Fox cancelou a série após duas temporadas. Segunda as matérias da época, a série teve um boa recepção crítica em sua primeira temporada e a segunda seguiu com o mesmo bom desempenho. Porém, a série foi alvo de algumas polêmicas, gerou algumas discursões, tanto que o próprio criador da série Jeremy Slater já havia manifestado insegurança quanto ao futuro do seriado pela compra da Fox pela Disney na época. Dizem que apesar da série ter recebido uma boa recepção crítica em suas duas temporadas, a série foi cancelada devido às baixas classificações. Por outro lado também dizem que a série de "O Exorcista" foi mais uma vítima da reorganização da Fox pela Disney, onde levou outros cancelamentos de séries como "Lucifer", "Brooklyn Nine-Nine", "The Last Man on Earth" e "The Mick".

Por fim: "O Exorcista" foi uma série com um grande potencial, com grande ideias, com um material muito rico, que iniciou muito bem mas foi se perdendo pelo caminho, e muito por escolhas erradas e desnecessárias durante todo o seu percurso. O que fica é um sentimento vazio de decepção, de acreditar que a série deveria ter ido além, ter sido muito melhor do que de fato foi, pois tinha muito potencial para isso, porém foi totalmente subaproveitado. Por mais que esta série carregue o nome do maior filme de terror de todos os tempos, mas infelizmente eu também optaria pelo seu cancelamento. Uma pena!

- 14/04/2024
    Leandro K.
    Leandro K.

Enviada em 21 de outubro de 2017
    A primeira temporada foi muito boa, mesmo que um pouco arrastada até o Gran Finale. A segunda temporada começou muito bem e a sequência das episódios é muito superior a primeira temporada. A sacada do episódio de ontem foi muito boa. Uma das melhore séries de terror dos últimos tempos !