Da Vinci's Demons
    Você assistiu Da Vinci's Demons ?

Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 18 de fevereiro de 2016
    Navegação e Descobertas.

Dando continuidade aos eventos iniciados pela ótima primeira temporada, The DaVinci Demon's tem como principal foco a busca pelo famigerado Livro das Folhas, fruto da preocupação dos mais interessantes personagens da série: o protagonista e seu algoz Riario Girolamo.

As ações da temporada começam no ponto exato do término da primeira, em que DaVinci e Lorenzo foram encurralados na missa de Páscoa mas conseguem fugir, nesse momento surge um arco dramático que coloca em voga a confiança entre eles, pois o antagonista descobre o relacionamento existente entre o protagonista e Lucrécia Donatti. Esse desacerto auxilia na saída de DaVinci em busca do Livro das Folhas, algo que atravessa parte do oceano até a chegada em Machu Picchu, no Peru. Tal busca é, em parte, pontuada pela necessidade de DaVinci resgatar Nico, que fora sequestrado por Girolamo. Ainda sob o foco de Riario, há de realçar um revés na importância do personagem, pois ele se desvincula das obrigatoriedade com o Vaticano para algo mais pessoal, uma descoberta que o ajudaria e resolver um delicado problema do passado. Sem contar que a complexidade do personagem se acentua não somente por conta disso, mas pelas constantes dúvidas que recaem sobre confiar ou não em tal indivíduo, mesmo em tempos de crise. Mas isso é bem trabalhado pelo roteiro que investe pesado no interesse de DaVinci pelas amarguras de Riario.

Voltando a Lorezano, após reconquistar a confiança de Florença, ao passo que é escomungado pelo Papa, o sujeito sai em busca de alianças, no caso com o rei de Nápoles: Ferrante. O novo personagem em questão é um indivíduo bizarro por suas excentricidades e curiosidades pelo ser humano, quase um legista, além de sua nora ser uma antiga amante de Lorenzo, algo que dificulta ainda mais o despertar dos objetivo do líder florentino. Essa busca coloca Lorenzo de Medici para enfrentar diversos desafios físicos e psicológicos, já que precisa usar suas habilidades para convencer pessoas já "compradas" pelo Papa e romper com o ódio existente na mente destes.

Também enfrentado seus pesadelos pessoais, Lucrecia Donati continua sua busca para desmascarar o papa Sixtus e libertar seu pai do cativeiro, algo que a faz passar por situações inusitadas, já que pode contar pouco com Lorenzo e DaVinci, uma vez que estão longe em busca de interesses diferentes.

Inevitavelmente, a parte mais interessante da temporada volta a recair sob a profunda inteligência e arrogância do protagonista, com brilhantismo na interpretação de Tom Riley. O personagem é retratado com a devida perspicácia de alguém que sempre surge com soluções inusitadas, dotadas de ousadia e complexidade relevantes e que deixam os observadores surpresos com as soluções elaboradas por ele. A qualquer momento, e sem que esperemos, alguma solução se torna necessária e Riley mostra-se incorporado como poucos ao personagem, pois mesmo seu comportamento deixa a sensação que ele de fato está pensando na solução do problema tratado.

Do ponto de vista dramático a série se amplia de forma muito satisfatória, pois os roteiristas conseguiram afastar, geograficamente, os personagens mais importantes para que cada um deles busque soluções para suas intempéries, mesmo que nem sempre com sucesso.

Apresentando novos e importantes personagens, a segunda temporada de DA VINCI DEMON'S mantém a qualidade notável iniciada pela temporada anterior. Sua narrativa complexa contendo diversos arcos dramáticos respeitados pelo roteiro, ajudam a manter a atração como uma série notável de uma das figuras mais importantes da humanidade: Leonardo di Ser Piero DaVinci.
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 22 de outubro de 2014
    A segunda temporada de Da Vinci Demons, começa onde terminou a primeira temporada. Da Vinci tentando salvar Lorenzo de Médici e a cidade. Agora são dez episódios e infelizmente a série se perdeu um pouco. O nosso herói, que tem o destino do mundo em suas mãos. Isso mesmo, ele é tipo o salvador de todo o planeta. Lutando contra uma ordem secreta maligna. Um desbravador que vai parar na América. Não é dito o nome da cidade, imagino que é Machu Pichu. A segunda temporada é cheia de surpresas, não cotarei detalhes, não goste de spoilers. Só mencionei Da Vinci no chamado novo mundo, para você ter uma ideia do tamanho da ficção. Como entretenimento continua tudo bem, me prendeu a cada capítulo e dá a vontade de assistir mais. Aqueles que queiram um Leonardo mais perto do que existiu, não irão gostar da série. Nessa temporada ele fica mais distante da realidade e com isso pode afastar os mais exigentes. Não leve o roteiro a sério, assista como divertimento. O interessante é que alguns personagens históricos continuam, a sua procura pelo novo também. O que mais aproxima o Leonardo da ficção do real é exatamente a obsessão por invenções, à angústia pelas respostas sobre tudo, sua paixão pelo conhecimento, o modo de como usava os poderosos. Mais do que tudo, o imaginário e o real se fundem no gênio. E isso ninguém pode negar. Eu parei de assistir esperando conhecer a sua vida, e passei a curtir as aventuras como se fosse um herói qualquer. Eu gostei e recomendo, salvo os meus comentários. O que tenho certeza é que a terceira temporada será mais fantástica do que as anteriores. O espero que isso não acabe com a série. Eu li que o diretor e roteirista mudaram. Eu espero que para melhor.