Da Vinci's Demons
    Você assistiu Da Vinci's Demons ?

Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 20 de janeiro de 2016
    Inventividade Total.

Fazer uso de momentos ou personagens históricos e verídicos para desenvolver histórias fictícias é algo ate bem comum no cinema, inclusive em séries. Produzido pelo canal Starz, DA VINCI DEMONS é uma dessas obras cujo enredo se inspira fortemente em eventos reais, mas com grandes liberdades artísticas para retratar a narrativa de maneira linear.

Aqui, Tom Riley (ótimo) interpreta o protagonista Leonardo di Ser Piero da Vinci, um jovem incomodado por sua genialidade e capacidade de ver o mundo e suas potencialidades de forma diferente dos demais. Vivendo na rica e libertina Florença do século XV, cujo período em que a igreja católica se envaidece por suas riquezas e controle com base no poder que a religião permite, DaVinci torna-se centro das atenções por conta da habilidade em desenvolver aparatos únicos, sejam eles simples objetos voadores ou mesmo armas de ataque em massa.

Sendo visto como um artista nas mais diversas áreas, DaVinci é contratado por Lorenzo de Medici (Elliot Cowan), rico banqueiro que lidera a cidade com astúcia e cautela para sempre manter a população atenta e admirada. Tendo grande confiança de líderes e monarquias de países vizinhos por suas habilidades financeiras, Lorenzo torna-se odiado pelo Papa Sixtus IV, haja vista que a igreja católica figura como um dos maiores devedores de Florença.

DaVinci atua fortemente sob a liderança dos Medici com o objetivo de equipare Florença com aparatos de guerra incomuns,
    sendo inclusive capazes de confrontar o número superior do exército contratado por Roma. Pois bem, além de atuar nessa área bélica, Leonardo DaVinci também nos vislumbra com estudos e criações nos mais diversos ramos: anatomia, engenharia, aeronáutica, pintura, paisagismo, botânica, navegação entre tantos que o caracterizam um indivíduo único, como assim foi no período em que esteve vivo na vida real.

No caso da série, ainda há a presença de um suposto livro capaz de fornecer conhecimentos inimagináveis, além de permitir ao protagonista descobrir o paradeiro de uma importante pessoa de sua vida. Chamado de Livro da Folhas, tal item foi criado e escondido por um grupo chamado Filhos de Mithras, tendo em sua composição grandes líderes mundiais, sempre de forma oculta. A busca pelo famigerado livro é o que rege o esqueleto da narrativa, visto que DaVinci e um dos violentos vilões, Riario Girolamo (Blake Ritson), são movidos pela intensa busca do artefato.

Evidente que, por se passar em um período renascentista na Itália, a fome sexual também é retratada sem pudor. Há muitas cenas de nudez, pontuadas com momentos de sexo entre os mais diversos personagens, sempre, ou quase, ajustados à narrativa para não parecerem gratuitos. Sem contar na violência acentuada, que em muitos momentos até chega a impressionar por não ser esperada de tal forma, mas nada fora dos padrões daquele período. Em certo momento, um personagem cita: "Como diria meu pai, vivemos tempos em que a moeda mais valiosa é a crueldade... e me sinto inundado em riqueza".

Na parte técnica impera o que se espera de um período como o retratado, como figurinos, maquiagem, cenários e locações amplamente belos, tudo visando ilustrar uma Itália renascentista na forma mais próxima possível.

Além dos já citados e por se tratar de uma série tão profunda, ainda temos grande personagens de elevada importância, como Lucrezia Donati (Laura Haddock), Clarice Orsini (Lara Pulver), Zoroaster (Gregg Chillin), Nicolau Maquiavel (Eros Vlahos) entre tantos outros que ajudam a pontuar o enredo de forma gloriosa.

Mostrando uma igreja católica que descobre o poder através da riqueza, ostentando luxuosas construções e vestimentas; além de um Florença bela, suja e rica do ponto de vista artístico, a primeira temporada de DA VINCI DEMON'S enriquece o acervo de produções nessa categoria de época, contando com uma história e diversos personagens complexos, tudo em prol do mais puro e competente entretenimento.

Obs.: Apesar do efeitos visuais não serem os mais sofisticados da atualidade, talvez o mais interessante e atraente seja o utilizado para realçar DaVinci tendo ideias para resolver ou estudar situações diversificadas. Fantástica a escolha gráfica!
    Marcel Aoki
    Marcel Aoki

Enviada em 22 de outubro de 2014
    Da Vinci`s Demons foi uma grata surpresa. Eu confesso que fiquei com receio de assistir a série. O motivo é que Leonardo da Vinci é um dos maiores gênios da história, quiçá o maior de todos. Sabe-se pouco sobre a sua vida pessoal. É um mistério a sua vida particular, sua opção sexual é alvo de muitas divergências. As suas invenções são muitas, assim como as nunca acabadas ou testadas. São apenas doze quadros completos. O que é fato, é que seu talento e genialidade cobriam várias áreas como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
    O enredo é quase totalmente ficção, do gênero fantástico. Um Da Vinci valente, hábil com as espadas, ele era capaz de lutar com as duas mãos, envergando duas espadas ao mesmo tempo. O fato de ele ser ambidestro é uma controvérsia. Só que a sua inventividade e inquietude pelo novo, estão ali presentes. A Florença renascentista é bem retratada pelo figurino. A poderosa família Médici está ali, assim como outros personagens, em alguns casos é pura invenção. Ele teve dois ajudantes fiéis. E com certeza não foram Nicolau Maquiavel e nem Zoroastro. É nessa chamada liberdade ficcional que morava o meu temor. Seria interessante retratar a sua vida, o mais próxima do que exatamente foi, do que florear tudo e o transformar em um herói. Sabe-se que na realidade Da Vinci era pacífico e que não usava aqueles trajes de couro. Muito menos que era um amante que destruía o coração das donzelas. Nunca casou e não se conhece nenhuma namorada, o que dá margem para as teorias da sua homossexualidade. Isso pouco importa. E isso é demonstrado pela sua bissexualidade no personagem da série. O fato relevante são as suas invenções. O que é diferente da realidade é que na série, ele termina tudo que começa. E consegue testar várias delas e todas dão certo. Na vida real, não foi assim, ele teve muitos projetos e esboços e poucos trabalhos e invenções concluídas. Nada que diminua a sua inteligência, lembremos a época que ele viveu. E que muitos dos seus projetos, anos ou séculos depois, foram o ponto de partida para muitas invenções. Como entretenimento vale cada segundo, apenas não acredite que aquele foi o Da Vinci real. Que a série seja um motivador, de que as novas gerações conheçam essa figura histórica e sua paixão pelo novo e pelas invenções. Eu gostei da primeira temporada, são apenas oito episódios. Muito bem realizados pelo canal starz, o mesmo da série Spartacus. Que venha a próxima temporada!