Retrospectiva 2017: Os melhores trailers do ano

Mais do que simplesmente reunir um amontoado de cenas empolgantes e desconexas, um trailer, seja de filme ou série, tem um objetivo a cumprir: convencer o espectador de que a história a ser contada merece o seu tempo e o seu dinheiro. Mais do que isso, as melhores prévias costumam ser aquelas que apresentam a tonalidade daquela história sem entregar os desenvolvimentos da trama. E foi pensando nisso que nasceu o top 10 dos melhores trailers de 2017 do AdoroCinema!

A lista reúne prévias de títulos inéditos e outros que já estrearam, o que já adianta que 2017 foi um bom ano no audiovisual — e que 2018 pode ser melhor ainda. Confira abaixo.

It - A Coisa

Do filme It - A Coisa

Terror e filmes de herói dominaram o cinema no ano (e na década, talvez...), mas aqui o mérito do trailer de It - A Coisa vai para o quanto tornou o filme impactante antes mesmo de sua estreia. O vídeo faz o longa parecer o filme mais assustador de todos os tempos, e reinventa a adaptação de forma vibrante.

Todas as cores do excelente longa de Taika Waititi estão contidas neste trailer, que reúne alguns dos elementos que a Marvel tem de melhor no cinema: personagens cativantes, tiradas cômicas e lutas explosivas. A presença de Cate Blanchett ilumina a prévia, que só fica melhor com a felicidade de Thor ao descobrir que duelaria contra seu 'colega de trabalho'. O trailer promete um filme absurdamente insano, e exagera sem medo. Por incrível que pareça, tudo isso funciona a seu favor.

Blade Runner 2049

Do filme Blade Runner 2049

O visual inegavelmente único da câmera de Denis Villeneuve e da fotografia de Roger Deakins seriam suficientes para justificar a escolha de Blade Runner 2049 na lista, mas o vídeo é importante ainda por outro motivo: ele assegura aos fãs da obra original de Ridley Scott que a história está em boas mãos. É atraente em todos os sentidos, e a trilha só contribui para aumentar a tensão e as espectativas.

Os Novos Mutantes

Do filme Os Novos Mutantes

O trailer do ainda inédito Os Novos Mutantes surpreende pelo tom sombrio, dando a ideia de um filme muito mais sério e obscuro do que o inicialmente esperado. É atraente até mesmo para aqueles que não acompanham ou não são apaixonados pelo universo dos X-Men nos cinemas, já que promete uma nova abordagem, também bastante diferente dos quadrinhos. Resta torcer para entregar.

Stranger Things

Série Stranger Things

A nostalgia bate forte com a série da Netflix desde a sua estreia, e a prévia da segunda temporada, recebida de forma acalorada durante a Comic-Con de San Diego em 2017, reúne os elementos mais fortes da história: um elenco mirim absurdamente adorável, referências a perder de vista, mistérios sem explicação e Will sofredor. E, é claro, a cereja do bolo: Thriller!

Ao Cair da Noite

Do filme Ao Cair da Noite

O trailer de Ao Cair da Noite não faz promessas, mas ele intriga. Simplesmente coloca o pânico à frente da história, com violência e velocidade. É como se pintasse um quadro com rápidas pinceladas aqui e acolá, tudo girando em torno da misteriosa porta vermelha. O que ele diz é: ao cair da noite, algo acontece. O que? Bom, aí é outra história...

É um trailer lindo para um longa igualmente deslumbrante -- que recebeu nota máxima do AdoroCinema. E como uma boa prévia, faz várias perguntas intrigantes, com a promessa da história da "princesa sem voz" e o que faz dela tão importante.

Artista do Desastre

Do filme Artista do Desastre

O primeiro teaser de Artista do Desastre traz a mesma cena que ilustra o cartaz do filme. É mais um clipe do que um trailer per se, mas é um trecho que encapsula o básico da investida de James Franco nesta história. O trecho não entrega o filme, não deixa claro por que motivos está sendo tão elogiado, mas promete algo entre absurdo e fantástico.

Oh, hi Mark. 

Pantera Negra

Do filme Pantera Negra

A trilha é "Legend Has It", de Run the Jewels. O trailer é do próximo lançamento da Marvel, Pantera Negra, dirigido por Ryan Coogler. Já conhecemos T'Challa (Chadwick Boseman) de Capitão América: Guerra Civil, mas chegou a hora de conhecer Wakanda -- povoada por valentes guerreiras, em meio a tecnologias bastante avançadas. Deu vontade, né? Fevereiro nos cinemas.

O trailer é tão estilizado quanto o filme em si, repleto de cores explosivas e ação minimamente coreografada. Mas o mérito da prévia é condensar toda a propulsão da história em um vídeo curto, mesclando de uma maneira quase perfeita a trilha e a iluminação. Assistí-lo é algo praticamente compulsivo, e a ansiedade pelo filme é imediata.

Comentários