Não fique sem assunto: Confira 5 documentários imperdíveis na HBO
O que a gentrificação do bairro do West Chelsea, em Nova York, pode ter com a sua vida? Ou a doação de empresários para a campanha presidencial dos Estados Unidos? A resposta é simples: Tudo. Num mundo onde as fronteiras estão cada vez mais borradas, as experiências de outros países comumente guardam paralelos com o nosso cotidiano tupiniquim.

A HBO tem trazido documentários sobre os mais relevantes assuntos da contemporaneidade, que, se não afetam sua vida diretamente, certamente vão te dar munição para aquela conversa de mesa de bar – ou mesmo impressionar a(o) gatinha(o). Afinal, a gente não abre mão de uma diversão, mas não dá para viver uma vida de alienação, concorda?

Abaixo você confere cinco títulos imperdíveis. E, mesmo que você eventualmente perca algum dos filmes (não abusem da mesa de bar, hein?!), vale lembrar que os documentários ficam disponíveis na HBO GO logo após a transmissão na TV.

Próxima exibição: 17/12
Com Dentro de Casa: O Dilema do Contra-Terrorismo, o diretor Greg Barker, vencedor do Emmy por The Inside Story of the Hunt for Bin Laden, mira sua câmera em outra questão cara aos Estados Unidos: o avanço do extremismo islâmico dentro do próprio país. Para traçar um diagnóstico do quão real é a ameaça interna, ele ouve familiares de terroristas que foram condenados; pessoas que tentam cooptar jovens para o lado fundamentalista da “força”; muçulmanos norte-americanos vítima de preconceitos; além dos representantes do poder judiciário encarregados de analisar os casos de denúncia.

Divisão de Classes (Class Divide)

Do filme Divisão De Classes

Próxima exibição: 18/11
Você pode até achar que o West Chelsea, em Nova York, não poderia estar mais distante da sua realidade. Mas Divisão de Classe mostra que essa é uma noção apenas geográfica. O filme de Marc Levin – vencedor do Emmy por Thug Life in D.C. (1998) – acompanha o processo de gentrificação pelo qual a região passou recentemente. Não está ligando o nome à pessoa? Gentrificação é o processo de valorização imobiliária de uma determinada área, que acaba por expulsar a população local mais pobre. E, para embasar seu estudo, o diretor usa o exemplo de uma escola particular de elite localizada do outro lado da rua que abriga projetos de lares públicos.

Doações de Campanha: O Dinheiro Fala Mais Alto? (Meet the Donors: Does Money Talk?)

Do filme Doações de Campanha: O Dinheiro Fala Mais Alto?

Próxima exibição: 25/11
“Eu não uso o termo ´gastar’, eu diria que estou investindo”. Soa familiar? Assim, o doador de uma campanha eleitoral presidencial dos Estados Unidos justifica sua atitude, em Doações de Campanha: O Dinheiro Fala Mais Alto? Fala por si só o título do documentário da realizadora quatro vezes indicada ao Emmy Alexandra Pelosi – mais direto, impossível. A frase, no entanto, é de um, entre os vários mega doadores de lá ouvidos pela diretora. Um tema que respinga aqui, quando assuntos como financiamento privado de campanha têm ganhado cada vez mais espaço nos debates.

Mapplethorpe: Look at the Pictures

Do filme Mapplethorpe: Look At The Pictures

Próxima exibição: 20/11
O documentário indicado a dois prêmios Emmy da dupla Fenton BaileyRandy Barbato é uma profunda análise sobre a vida e o trabalho do fotógrafo Robert Mapplethorpe, narrado por ele mesmo. Bem antes da onda do “manda nudes”, Mapplethorpe já se mostrava um expert em retratar a nudez, sobretudo masculina, quebrando tabus. Uma rica gama de depoimentos de familiares, amigos, colaboradores e até ex-amantes do artista ajudam a reconstruir a trajetória deste que é considerado um expoente da pop art.

Sob Medida (Suited)

Do filme Sob Medida

Estreia 21/11
Esse documentário de Jason Benjamin, indicado ao Grande Prêmio do Júri na última edição do prestigiado Festival de Sundance, abre as portas da "Bindle & Keep", loja do Brooklyn, em Nova York, especializada em roupas para pessoas que recusam os rótulos de gênero. Não à toa, é produzido pelas pratas da casa, Lena Dunham e Jenni Konner, que já mostraram na série Girls que não existe nada mais fora de moda do que preconceito.

Comentários