Copa do Cinema: O melhor do cinema belga
Enquanto a Bélgica luta por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo, relembre alguns dos melhores filmes produzidos pelo país!

Alabama Monroe (2012)

Do filme Alabama Monroe

O premiado Alabama Monroe, de Felix Van Groeningen, aborda as dificuldades de um casal de músicos cuja filha sofre de câncer. O filme participou dos maiores festivais do mundo, como Berlim e Tribeca, além de ter sido indicado ao Oscar e ao César de melhor filme estrangeiro.

Bullhead (2011)

Do filme Bullhead

Antes de Alabama Monroe, o cinema belga também tinha sido indicado ao Oscar com o potente Bullhead, suspense sobre a máfia de hormônios no sul do país. O filme contribuiu para alavancar a carreira do excelente ator flamengo Matthias Schoenaerts.

Uma Cidade Chamada Pânico (2009)

Do filme Uma Cidade Chamada Pânico

A Bélgica é conhecida por suas história em quadrinhos e pela qualidade de suas animações, e Uma Cidade Chamada Pânico é a prova de que os diretores locais também são capazes de fazer um filme divertidíssimo e politicamente incorreto, com orçamento reduzido. A história gira em torno da amizade entre um caubói e um índio, que quase destroem a cidade quando preparam um aniversário para o amigo cavalo.

Rumba (2008)

Do filme Rumba

Dominique Abel, Fiona Gordon e Bruno Romy formam um trio de clowns especializados em um tipo muito particular de humor físico. Rumba é um exemplar do cinema singular feito por eles: praticamente sem diálogos, os diretores contam a hilária história de um casal apaixonado pela dança, cuja vida é transformada por um acidente.

JCVD (2008)

Do filme JCVD

Um dos atores belgas mais famosos no mundo, Jean-Claude Van Damme aceitou parodiar a sua própria imagem em JCVD, filme sobre um ator de filmes de ação que já está ficando velho, e não consegue mais se adequar às grandes produções. Uma história corrosiva e divertidíssima.

Moscou, Bélgica (2008)

Do filme Moscou, Bélgica

Um dos maiores sucessos populares do cinema belga recente, a comédia romântica Moscou, Bélgica mostra o improvável romance entre uma mulher de 41 anos de idade, em crise com o casamento e o trabalho, e um caminhoneiro mais jovem com problemas de alcoolismo. O filme é divertido e sensível, trazendo uma excelente atuação de Barbara Sarafian.

Eldorado (2008)

Do filme Eldorado

O ator, diretor e roteirista Bouli Lanners é um especialista no humor agridoce e absurdo, e Eldorado é um bom exemplo disso. Na história, um homem descobre um ladrão em sua casa, mas ao invés de chamar a polícia, decide levar o pobre garoto de volta à sua casa. Começa uma longa viagem pelas estradas belgas, quando estes dois solitários passam a se conhecer melhor. Eldorado foi indicado ao César de melhor filme estrangeiro

Ex Drummer (2007)

Do filme Ex Drummer

Diversos filmes belgas são conhecidos por sua delicadeza e humor, mas o país também produziu filmes punk e underground, como Ex Drummer. Esta história violenta apresenta um grupo de músicos deficientes, que contrata um baterista sem deficiências para integrar a banda. A trama não hesita a incluir imagens de humilhação e sexo explícito, que chocaram o público e fizeram de Ex Drummer um filme cult.

A Criança (2004)

Do filme A Criança

É difícil falar em cinema belga sem pensar nos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, certamente os diretores e produtores mais importantes da cinematografia nacional. A Criança é um de seus maiores filmes, vencedor da Palma de Ouro no festival de Cannes. A história apresenta dois jovens adultos irresponsáveis, confrontados com a chegada de um bebê.

Um Homem com Duas Vidas (1990)

Do filme Um Homem com Duas Vidas

Além dos irmãos Dardenne, Jaco van Dormael é outro cineasta muito respeitado. Mas enquanto os irmãos preferem uma linguagem próxima do documentário, Dormael gosta de filmes fantásticos e mágicos. Um Homem com Duas Vidas rendeu ao cineasta o prêmio Caméra d'Or no festival de Cannes - prêmio atribuído ao melhor filme de estreia de todo o festival.

Comentários