Minha conta
    Julie Andrews

    Estado civil

    Atividades Atriz , Produtor Executivo
    Nome de nascimento

    Julia Elizabeth Wells, Dame Julie Andrews

    Nacionalidade
    Britânica
    Nascimento 1 de outubro de 1935 (Surrey, Inglaterra)
    Idade
    88 anos

    Biografia

    Julie Andrews é uma atriz, cantora e autora inglesa. Com uma carreira de mais de 75 anos, Andrews já recebeu diversos prêmios e ganhou o título de Dama da própria Rainha Elizabeth II.

    Julia Andrews nasceu em Walton-on-Thames, Surrey, Inglaterra. Andrews foi concebida como resultado de um caso que sua mãe teve com um amigo da família. Andrews descobriu sua verdadeira ascendência de sua mãe em 1950, embora não tenha sido divulgada publicamente até sua autobiografia de 2008.

    Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, seus pais seguiram caminhos separados e logo se divorciaram. Cada um se casou novamente: Barbara (sua mãe) com Ted Andrews, em 1943, e Ted Wells (seu pai) em 1944 com Winifred Maud (Hyde) Birkhead. Seu pai ajudou na evacuação de crianças para Surrey durante a Blitz, enquanto a mãe de Andrews se juntou ao marido para entreter as tropas através da Entertainments National Service Association. 

    À medida que a carreira teatral de sua mãe e seu padrasto melhorou, eles conseguiram um ambiente melhor, primeiro para Beckenham e depois, quando a guerra terminou, de volta à cidade natal de Andrews, Hersham. 

    partir de 1945, e pelos próximos dois anos, Andrews se apresentou espontaneamente e sem cobrança no palco com seus pais. Durante seus shows iniciais, Andrews estava em uma caixa de cerveja para cantar no microfone, tocando um solo ou um dueto com seu padrasto, enquanto sua mãe tocava piano. A atriz teve seu avanço na carreira quando seu padrasto a apresentou ao diretor administrativo Val Parnell, cuja Moss Empires controlava locais de apresentações proeminentes em Londres. Aos 12 anos, Andrews fez sua estréia solo profissional no London Hippodrome, cantando a difícil ária "Je suis Titania" de Mignon como parte de uma revista musical, chamada "Starlight Roof".

    Em novembro de 1948, Andrews, de treze anos, tornou-se o mais jovem artista solo a ser visto em uma Royal Variety Performance perante o rei George VI e a futura rainha Elizabeth no London Palladium. Andrews se apresentou ao lado do cantor Danny Kaye, dos dançarinos Nicholas Brothers e da equipe de comédia George e Bert Bernard.

    Agora na década de 1950, Andrews seguiu seus pais no rádio e na televisão. Ela atuou em interlúdios musicais do programa de comédia da BBC Light Program Up the Pole e foi membro do elenco de Educating Archie, de 1950 a 1952. Andrews apareceu no teatro West End no London Casino, onde interpretou um ano cada como a princesa Badroulbadour em Aladdin e o ovo em Humpty Dumpty. El atambém apareceu em palcos provincianos em João e o Pé de Feijão e Chapeuzinho Vermelho, bem como no papel principal em Cinderela. Em 1952, ela dublou a princesa Zeila na dublagem inglesa do filme de animação italiano La Rosa di Bagdad (renomeado The Singing Princess), em seu primeiro filme e primeira aventura no trabalho de dublagem.

    Em 1954, véspera de seu aniversário de 19 anos, Andrews fez sua estreia na Broadway como Polly Browne no musical londrino The Boy Friend. Uma ano depois, Andrews assinou para aparecer com Bing Crosby no filme de televisão, High Tor. Perto do final de sua carreira de um ano com The Boy Friend, Andrews foi convidada a fazer uma audição para Alan Jay Lerner e Frederick Loewe para o papel de Eliza Doolittle em My Fair Lady. 

    Rodgers ficou tão impressionada com o talento de Andrews que ela foi destaque no musical de televisão de Rodgers e Hammerstein Cinderela, que foi escrito especialmente para ela. Cinderela foi transmitido ao vivo pela CBS em 31 de março de 1957 sob a direção musical de Alfredo Antonini e teve cerca de 107 milhões de espectadores. Andrews foi indicada ao Emmy por seu papel. Em 1957, lançou seu primeiro álbum solo, The Lass with the Delicate Air, que remontava aos seus dias de music hall britânico.

    Entre 1956 e 1962, Andrews estrelou em The Ed Sullivan Show (15 de julho de 1956), e também apareceu no The Dinah Shore Chevy Show, What's My Line?, The Jack Benny Program, The Bell Telephone Hour e The Garry Moore Show. Em 1960, Lerner e Loewe novamente a lançaram em um musical de época como Rainha Guinevere em Camelot.

    Em 1963, Andrews começou a trabalhar no papel titular do filme musical da Disney, Mary Poppins. Walt Disney viu sua atuação em Camelot e, posteriormente, ofereceu-lhe o papel; Andrews inicialmente recusou por causa da gravidez, retornando a Londres para dar à luz, mas a Disney insistiu firmemente.

    Andrews estrelou ao lado de James Garner no filme de guerra comédia-drama The Americanization of Emily (1964). A atriz continou com a Disney no filme The Sound of Music e em seguida participou de vários outros longas que a fizeram ganhar mais alguns prêmios, incluindo um Golden Globe.

    Entre 1973 e 1975, Andrews continuou sua associação com a ABC, encabeçando cinco especiais de variedades para a rede. Ela estrelou no The Muppet Show em 1977, [58] e no ano seguinte, ela apareceu novamente com os Muppets em um especial de variedades de televisão da CBS.

    Um papel duplo de Victoria Grant e Conde Victor Grezhinski no filme Victor/Victoria (1982), reuniu-a com Garner mais uma vez. Seu desempenho lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia ou Musical, bem como uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 1982, sua terceira indicação ao Oscar

    Em 1991, Andrews fez sua estréia dramática na televisão no filme da ABC, Our Sons, co-estrelado por Ann-Margret. Andrews foi nomeado uma lenda da Disney no mesmo ano. No verão de 1992, Andrews estrelou seu primeiro seriado de televisão.

    Na Lista de Honras do Ano Novo de 2000, Andrews foi feita Dama Comandante da Ordem do Império Britânico (DBE) por serviços às artes cênicas e recebeu o prêmio da Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.

    Andrews apareceu em o Diário da Princesa, seu primeiro filme da Disney desde Mary Poppins. Ela estrelou como a rainha Clarisse Marie Renaldi e reprisou o papel na sequência de 2004, O Diário da Princesa 2. No filme, Andrews cantou no filme pela primeira vez desde que passou por uma cirurgia na garganta. A música, "Your Crowning Glory", um dueto com Raven-Symoné, foi definida em uma faixa limitada de uma oitava para acomodar sua voz em recuperação.

    Em 2004, Andrews dublou a rainha Lillian no blockbuster animado Shrek 2 (2004), reprisando o papel em suas sequências, Shrek Terceiro (2007) e Shrek Para Sempre (2010). Também em 2007, ela narrou Encantada, uma comédia musical live-action da Disney que parodiava e prestava homenagem aos filmes da Disney.

    Em 2015, Andrews fez uma aparição surpresa no Oscar, cumprimentando Lady Gaga, que prestou sua homenagem cantando uma música de The Sound of Music.

    Em 2017, Andrews também reprisou seu papel como Marlena Gru na segunda sequência de Meu Malvado Favorito 3. Em 2018, Andrews dublou Karathen, um leviatã, em Aquaman de James Wan. Nesse mesmo ano, ela recusou uma aparição em O Retorno de Mary Poppins para evitar roubar os holofotes agora pertencentes à estrela Emily Blunt.

    A partir de dezembro de 2020, Andrews é a narradora Lady Whistledown na série dramática da Netflix, Bridgerton. Em 2022, ela também narrou o filme A Filha do Rei.

    Primeiras aparições nas telas

    Não Podes Comprar Meu Amor
    Não Podes Comprar Meu Amor
    Data de lançamento desconhecida
    Mary Poppins
    Mary Poppins
    11 de setembro de 1964
    A Noviça Rebelde
    A Noviça Rebelde
    3 de maio de 1965
    Cortina Rasgada
    Cortina Rasgada
    14 de fevereiro de 2024

    Seus melhores filmes e séries

    Mary Poppins
    Mary Poppins
    1964
    A Noviça Rebelde
    A Noviça Rebelde
    1965
    O Diário da Princesa
    O Diário da Princesa
    2001
    O Diário da Princesa 2
    O Diário da Princesa 2
    2003

    Carreira em destaque

    56
    Tempos de carreira
    0
    Premiação
    36
    filmes
    3
    Series
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favorito

    Comédia : 38 %
    Família : 25 %
    Fantasia : 20 %
    Animação : 18 %

    No AdoroCinema:

    1
    Vídeo
    66
    Imagens
    52
    Notícias

    Trabalhou bastante com

    Kenneth Welsh
    2 filmes
    O Natal de Eloise (2003), Eloise no Plaza (2003)
    O Diário da Princesa 2 (2003), Vítor ou Vitória? (1982)
    Denise Crosby
    2 filmes
    The Man Who Loved Women (1983), A Trilha da Pantera Cor de Rosa (1982)
    Jeffrey Tambor
    2 filmes
    O Natal de Eloise (2003), Eloise no Plaza (2003)
    Garry Marshall
    2 filmes
    O Diário da Princesa 2 (2003), O Diário da Princesa (2001)
    Sean O'Bryan
    2 filmes
    O Diário da Princesa 2 (2003), O Diário da Princesa (2001)
    Robert Webber
    2 filmes
    S.O.B. Nos Bastidores de Hollywood (1981), Mulher Nota 10 (1979)
    Robert Wise
    2 filmes
    A Estrela (1968), A Noviça Rebelde (1965)
    O Diário da Princesa 2 (2003), O Diário da Princesa (2001)
    O Diário da Princesa 2 (2003), O Diário da Princesa (2001)
    Anne Hathaway
    2 filmes
    O Diário da Princesa 2 (2003), O Diário da Princesa (2001)
    Hector Elizondo
    2 filmes
    O Diário da Princesa 2 (2003), O Diário da Princesa (2001)
    Comentários
    • Lala
      Queria guardar ela numa caixinha só pra mim.
    • laislabonita
      Pra mim, Julie é a melhor... é o tipo de pessoa que quando vc vê da vontade de se curvar em reverencia!!
    • Mônica Barreto
      Amo A Julie, por isso peço por favor " corrijam a data de aniversário dela"01/10/1935, bjusss
    Back to Top