Minha conta
    Etty Fraser
    Atividade Atriz
    Nacionalidade
    Brasileira
    Nascimento 8 de maio de 1931
    Idade
    92 anos
    46
    anos de carreira
    22
    filmes e séries lançados
    O Filme dos Espíritos Trailer Dublado

    Filmografia

    O Filme dos Espíritos
    O Filme dos Espíritos
    7 de outubro de 2011
    Cidadão Brasileiro
    Cidadão Brasileiro
    Data de lançamento desconhecida
    Durval Discos
    Durval Discos
    28 de março de 2003
    Sassaricando
    Sassaricando
    9 de novembro de 1987
    O Rei da Vela
    O Rei da Vela
    25 de outubro de 1982
    O Homem do Pau-Brasil
    O Homem do Pau-Brasil
    22 de fevereiro de 1982
    Salário Mínimo
    Salário Mínimo
    Data de lançamento desconhecida
    Senhora
    Senhora
    10 de maio de 1976

    Foto

    Comentários
    • Andries Viljoen
      Filha de mãe judia polonesa e pai escocês protestante, Etty estudou no Reino Unido e pretendia ser professora de inglês. Mas, segundo contava, apaixonou-se por Shakespeare e pela interpretação, mudando radicalmente seus planos.Temperamento alegre, moça inteligente, logo se interessou por teatro. Atuou tanto em cinema, como em teatro e em televisão. Apareceu em São Paulo, na TV Excelsior em 1966, participando de Ninguém Crê em Mim.Um ano depois fez no cinema: O Mundo Alegre de Helô, e, a seguir, Agente da Lei. Foi quando Geraldo Vietri conheceu e se encantou por ela. Tipo espontâneo, risada ampla, corpo grande, era ela um tipo que se adaptava bem às personagens que ele criava.Etty já tinha feito na TV TUPI, a novela que foi super sucesso: Beto Rockefeller. Então Vietri a escalou em: Nino, o Italianinho; Simplesmente Maria; Vitória Bonelli; Meu Rico Português; Os Apóstolos de Judas. Etty fez de outros autores: O Machão; Salário Mínimo; Tchan! A Grande Sacada.E ao mesmo tempo fez cinema e teatro. No cinema fez: Diabólicos Herdeiros; O Supermanso; Macho e Fêmea; Eugênia dá Tudo o que Tem; Senhora. Em 1980, quando a TV TUPI fechou as portas, Etty foi para a TV Bandeirantes, tendo aparecido nas novelas: Cavalo Amarelo; Dulcinéia vai á Guerra.Nessa época fez os filmes: O Homem do Pau - Brasil; As Três Mães; A Origem dos Bebês, segundo Kiki Cavalcanti. Mais tarde, já no século XXI fez: Entre o Amor e a Espada; Durval Discos; Cristina Quer Casar. Na TV Globo fez a minissérie: Um Só Coração. Grande atriz de teatro, Etty se destacou em: Pequenos Burgueses; A Vida Impressa em Dólar; O Rei da Vela; Um Violonista no Telhado e muitas outras.Em 2005 esteve em cartaz com a peça: A Importância de ser Fiel. Mulher de coração e capacidade imensa de trabalho, foi casada com o ator, Francisco Martins, de quem ficou viúva em abril de 2003.
    • Andries Viljoen
      Aí estão 45 anos de carreira de uma mulher e atriz extraordinárias. Etty fez tudo e tudo com brilho.Livro: ETTY FRASER - VIRADA PRA LUA (Coleção Aplauso Perfil) Autor: LEDESMA, VILMARO livro aborda seu humor incrível, sua agitação, a comovedora história de amor com Chico Martins - uma vida com teatro, cinema, rádio e cinema. Faz rir e chorar: leia.
    • Andries Viljoen
      Etty foi uma das fundadoras dos teatros Oficina e Arena, participando das principais montagens desses espaços – algumas históricas, como O Rei da Vela. Em 1968, estreou na televisão e também fez história: participou da revolucionária novela Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso, na Tupi. Foi o folhetim que mudou os rumos da telenovela no Brasil, tornando-a mais próxima do nosso dia a dia.Foi uma atriz eminentemente de teatro, na década de 80 apresentou na TV Record um programa culinário de muito sucesso chamado À Moda da Casa. Foi jurada do Show de Calouros no período em que o Programa Silvio Santos era exibido pela Rede Tupi, de 1976 a 1980. No cinema, Etty participou de inúmeros filmes, muitos antológicos, como São Paulo S.A.(1965), de Luis Sérgio Person. E foi em Durval Discos, que Anna Muylaert dirigiu em 2002, que a atriz revelou a força de seu talento.
    • Andries Viljoen
      Etty Fraser Martins de Sousa nasceu no Rio de Janeiro no dia 08 de maio de 1931. Seu nascimento, aliás, aliviou a pressão que a mãe sofria do próprio pai. O motivo é que a mãe da atriz era uma judia polonesa e se casou escondida com um argentino que era filho de escocês protestante.O avô de Etty só aceitou a união quando ela nasceu.Em 1946, logo após o final da 2a Grande Guerra, ela e a irmã Vivi foram estudar na Inglaterra. Então disposta a ser uma professora de inglês, Etty mudou o rumo de sua vida ao conhecer o teatro de Shakespeare. Mesmo assim, só estreou como atriz com 28 anos, quando acompanhou uma aluna na peça Vento Forte para Papagaio Subir, montado por um grupo amador da Faculdade de Direito. Era, na verdade, o embrião do Teatro Oficina.Etty foi casada com o também o ator Chico Martins (morto em 2003), com quem se casou em 1960, quando os dois contracenaram pela primeira vez juntos, na peça As Feiticeiras de Salem, de Arthur Miller. O diretor foi Antunes Filho e a montagem contou ainda com cenários de Maria Bonomi. Eles só sacramentaram a união na Igreja em 1992, quando a atriz, filha de mãe judia, converteu-se ao catolicismo.Etty Fraser Martins de Sousa faleceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 2018.
    Back to Top