Meu AdoroCinema
Alejandro González Iñárritu

Estado civil

Nacionalidade Mexicano
Nascimento 15 de agosto de 1963 (Cidade do México, México)
Idade 54 anos

Biografia

Alejandro González Iñárritu nasceu na Cidade do México, no México. Ele é um premiado cineasta, argumentista e produtor de cinema mexicano.

Iniciou sua carreira profissional em 1984 como DJ na emissora de rádio mexicana WFM (96.9 FM). A partir de 1988 começou a compor músicas para alguns filmes mexicanos.

Estudou cinema em Maine, com a supervisão do diretor Ludwik Margules e em Los Angeles, por Judith Weston. Na década de 1990 já estava encarregado da produção da Televisa. Aos 27 anos se tornou um dos diretores mais jovens. Em 1991, depois da Televisa, criou sua própria companhia, a Zeta Films, que produzia propagandas e curtas-metragens assim como programas de televisão. Começou a escrever e rodar anúncios televisivos. Seu primeiro filme de média duração, "Detrás del primero", foi produzido pela Televisa e conta com a atuação do espanhol Miguel Bosé.

Junto com o roteirista Guillermo Arriaga, produziu 11 curtas nos quais queria mostrar as contradições da Cidade do México. Depois de três anos e trinta e seis rascunhos, acabaram unindo três dessas histórias em um longa-metragem: "Amores Brutos". Esse filme foi indicado ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro e foi muito premiado em festivais internacionais, incluindo o prêmio de Melhor Filme na Semaine De La Critique do Festival de Cannes.

Em 2002, dirigiu um projeto cinematográfico narrando os atentados no World Trade Center em Nova York, "Onze de Setembro".

"O Regresso", "Birdman", "Babel" e "21 Gramas" são algumas de suas premiadas produções.

Primeiras aparições nas telas

Amores Brutos
Amores Brutos
2000
11 de Setembro
11 de Setembro
2002
21 Gramas
21 Gramas
2003
Questão de Vida
Questão de Vida
2005

Seus melhores filmes e séries

O Regresso
O Regresso
2015
21 Gramas
21 Gramas
2003
Babel
Babel
2006

Carreira em destaque

16
Tempo de carreira
0
Premiação
13
Filmes
1
Séries
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favoritos

Drama : 63 %
Comédia : 13 %
Comédia dramática : 13 %
Suspense : 13 %

No AdoroCinema:

0
Vídeo
46
Imagens
56
Notícias
180
Fãs
Comentários
  • Daniel Castro

    De 2000 pra cá foi o melhor diretor que conheci. Criou uma das melhores trilogias da história ao lado de Guillermo Arriaga, tem ótimo gosto para escolher elenco e trilhas sonoras e mereceu mesmo o prêmio de melhor diretor em Cannes(2006).

  • Helen

    Mestre do gênero dramático.

  • roseyana20

    rosehakam1@hotmail.com
    Hello.
    My Name is Rose I was impressed when i saw your profile at www.adorocinema.com and l will like you to email me back to my inbox so that i can send you my picture for you to know who i am.(rosehakam1@hotmail.com)
    Thanks,waiting to hear from you soonest.
    Rose.

    rosehakam1@hotmail.com
    Olá.
    Meu Nome é Rose Fiquei impressionado quando vi o seu perfil no www.adorocinema.com e l você vai gostar de me enviar de volta para minha caixa de entrada para que eu possa lhe enviar minha foto para você sabe quem eu sou. (Rosehakam1@hotmail.com)
    Obrigado, à espera de ouvir de você.
    Rose.

  • Mateus H.

    Mestre do drama e consegue transmitir totalmente a moralidade dos personagens nos seus filmes. 21 Gramas e Biutiful exemplificam os principais títulos retrogressivos que dão um "charme" em seus filmes.

Mostrar comentários
Back to Top