Meu AdoroCinema
    Roberto Carlos

    Estado civil

    Atividades Ator, Compositor, Compositor da música-tema
    Nome de nascimento

    Roberto Carlos Braga

    Nacionalidade Brasileiro
    Nascimento 19 de abril de 1941 (Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, Brasil)
    Idade 78 anos

    Biografia

    - Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, aos 9 anos já chamava a atenção na rádio local imitando o cantor Bob Nelson. Aos 12 mudou-se para Niterói com a família, onde começou a fazer amizades com outros rapazes que gostavam de música, especialmente o rock'n'roll que vinha dos Estados Unidos. Em 1957 formou com alguns amigos, inclusive Tim Maia, o conjunto "Os Sputniks".

    - No ano seguinte já era integrante do "The Snakes", junto com Erasmo Carlos. Com esse grupo chegou a participar do programa Clube do Rock, de Carlos Imperial, na TV Continental. Gravou alguns compactos no final da década de 50 e, em 1961, lançou o primeiro LP, "Louco por Você". A partir daí passou a investir, com apoio da gravadora CBS, no insipiente mercado de música jovem. Para isso juntou-se ao amigo Erasmo e passou a fazer versões e compor músicas como "Splish Splash", "O Calhambeque", "É Proibido Fumar" e outras que visavam ao filão juventude transviada, criando o primeiro movimento de rock feito no Brasil.

    - Em 1965 estreou, ao lado de Erasmo e Wanderléa, o programa "Jovem Guarda", na TV Record, que daria nome ao movimento. O desafio do programa era manter a elevada audiência das tardes de domingo, até então garantida pela transmissão dos jogos de futebol e agora ameaçada, já que as transmissões haviam sido proibidas. O programa não só manteve a audiência, como conseguiu aumentá-la. Roberto Carlos foi um dos primeiros ídolos jovens da cultura brasileira.

    - Estrelou filmes, inspirados no modelo lançado pelos Beatles nos anos 60. O primeiro longa, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", foi lançado em 1967, seguido por "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" e "Roberto Carlos a 300km por Hora".

    - "SSS Contra a Jovem Guarda" teve a sua produção iniciada em 1966. As primeiras cenas foram feitas no programa Jovem Guarda. Hoje quem detém cenas dos trechos desse filme é a Cinemateca Nacional. As informações que existem são que as cenas não têm o áudio e que devem ter um tempo máximo de uns 10 minutos. Inclusive a Rede Globo já exibiu alguns trechos desse filme, que não chegou a ser concluído.

    - Elis Regina aparece cantando ao lado do Roberto Carlos nas cenas iniciais desse filme, no programa "Jovem Guarda". Erasmo Carlos entregou há alguns anos a Jô Soares uma cópia do roteiro, guardado em sua casa por mais de 30 anos. Nele Roberto Carlos, após à apresentação de mais um programa, seria raptado. Desentendimentos entre os produtores e a equipe de Roberto Carlos fizeram com que o projeto fosse arquivado. O diretor do filme era Sérgio Person. Contudo, no ano seguinte Roberto Farias resolveu fazer um outro filme, "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", utilizando a mesma idéia.

    - Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico. Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto. Nessa linha, seus grandes sucessos são "Detalhes", "Emoções", "Café da Manhã", "Força Estranha", "Guerra dos Meninos", "Fera Ferida", "Caminhoneiro" e, "Verde e Amarelo".

    - "Saravá, Brasil dos Mil Espíritos" é um documentário sobre espiritismo, candomblé e umbanda. Com o jornalista Attila Nunes Filho, Pelé e Roberto Carlos entre outros.

    Primeiras aparições nas telas

    Minha Sogra é da Polícia
    Minha Sogra é da Polícia
    1958
    Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa
    Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa
    1968
    Roberto Carlos em Ritmo de Aventura
    Roberto Carlos em Ritmo de Aventura
    1968
    Matou a Família e Foi ao Cinema
    Matou a Família e Foi ao Cinema
    1969

    Carreira em destaque

    56
    Tempo de carreira
    0
    Premiação
    15
    Filmes
    0
    Séries
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favoritos

    Documentário : 40 %
    Musical : 20 %
    Drama : 20 %
    Aventura : 20 %

    No AdoroCinema:

    0
    Vídeo
    3
    Imagens
    8
    Notícias
    2
    Fãs

    Trabalhou bastante com

    Erasmo Carlos
    Erasmo Carlos
    3 filmes
    Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora (1972), Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa (1968), Minha Sogra é da Polícia (1958)
    Comentários
    • Guillermo Hundadze
      Roberto Carlos Braga: É a pessoa mais importante na minha vida, depois da minha mãe é claro...   Eu fui criado só pela minha mãe, que se separou do meu pai quando eu tinha 8 meses e como ela não arrumou outro namorado, somos sempre só nós dois e eu precisava de um homem pra seguir o exemplo e o homem que escolhi desde pequenininho é o Roberto e sinto muito orgulho de ter ele como exemplo de vida !Adoro de coração o Roberto, quando estive com ele e pude trocar um abraço, foi sem dúvida o momento mais emocionante da minha vida, ele é Hiper Genial, é pra sempre...Meu Rei ! 
    Mostrar comentários
    Back to Top