Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Glenn Close

    Estado civil

    Atividades Atriz, Produtora, Produtora de set mais
    Nome de nascimento

    Glenda Veronica Close

    Nacionalidade Americana
    Nascimento 19 de março de 1947 (Greenwich, Connecticut, EUA)
    Idade 73 anos

    Biografia

    Glenn Close foi criada na África, no Congo belga, e na Suíça, onde seu pai atuava como médico. De volta à sua cidade natal, ela participa do grupo de teatro de sua escola. Após sua formatura, ela integra a companhia de teatro New Phoenix Repertory Company, em Nova Iorque, e dá início a uma longa carreira nos palcos da Broadway, durante os anos 1960 e 1970.

    Sua carreira em filmes teve início em 1974, com produções feitas para a televisão. De uma pequena aparição em Great Perfomances (1975), ele conseguiu papéis mais importantes em Too Far to Go (1979) e Orphain Train (1979). Neste último, seu nome já constava no pôster oficial do filme, em destaque.

    Sua estreia nas telas de cinema ocorre em 1982, com um papel que a lança ao estrelato: O Mundo Segundo Garp, no qual ela contracena com Robin Williams. Por este primeiro papel no cinema ela recebe a primeira de suas seis indicações ao Oscar. Nos dois anos seguintes, ela obteve mais duas indicações aos prêmios da Academia americana, por O Reencontro (1983) e Um Homem Fora de Série (1984). Prosseguindo simultaneamente com a carreira no teatro e na televisão, Close torna-se em 1984 apenas a terceira atriz da história a receber indicações para os três maiores prêmios, num mesmo ano: o Oscar (cinema), o Emmy (televisão) e o Tony (teatro).

    Em seguida, ela multiplica os personagens de femme fatale, de personalidade complexa e perturbada, como em O Fio da Suspeita (1985), Atração Fatal (1987) e Ligações Perigosas (1987), que lhe valem diversos prêmios e um reconhecimento internacional. Esta abertura permite que os anos 1990 sejam voltados para produções mais populares e menos apreciadas pela crítica, como Hook - A Volta do Capitão Gancho (1991), O Jornal (1994), O Segredo de Mary Reilly (1996), Os 101 Dálmatas (1996), Marte Ataca! (1996) e Força Aérea Um (1997).

    Sempre versátil, durante esta década ela atua em telefilmes dramáticos renomados como Sarah, Plain and Tall (1991) e Serving in Silence: The Margarethe Cammermeyer Story (1995), além de vários musicais da Broadway. Os anos 2000 marcam a presença da atriz em seriados de televisão, como The West Wing (2004), The Shield (2005) e Os Simpsons (2008). Por causa do sucesso de seu personagem em The Shield, a série ganha um spin off, Damages, em que Close interpreta o papel principal desde 2007.

    Em 2012, ela obtém sua sexta indicação ao Oscar por Albert Nobbs, drama em que interpreta uma mulher obrigada a passar por um homem para conseguir um emprego na Irlanda do século XIX. A atriz já havia interpretado este personagem nos teatros no início de sua carreira e vinha lutando durante quinze anos para ver este papel transposto ao cinema, com um roteiro de sua própria autoria.




    Primeiras aparições nas telas

    O Mundo Segundo Garp
    O Mundo Segundo Garp
    1982
    O Reencontro
    O Reencontro
    1983
    Um Homem Fora de Série
    Um Homem Fora de Série
    1984
    Greystoke - A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva
    Greystoke - A Lenda de Tarzan, O Rei da Selva
    1984

    Seus melhores filmes e séries

    Carreira em destaque

    38
    Tempo de carreira
    0
    Premiação
    56
    Filmes
    7
    Séries
    0
    Indicação
    0
    Filme

    Gêneros favoritos

    Drama : 52 %
    Comédia : 28 %
    Suspense : 11 %
    Romance : 9 %

    No AdoroCinema:

    1
    Vídeo
    129
    Imagens
    46
    Notícias
    80
    Fãs

    Trabalhou bastante com

    Comentários
    • Fabricio Menezes
      Tb se tornou a minha favorita depois de assistir Atração Fatal. Agora quero ver todos os filmes dela. Me sensibilizei por ela nunca ter ganho um Oscar. Merecia pelo menos 2.
    • Fabricio Menezes
      Em meio a tantos grandes filmes, tarzan? Kkkkk.
    • Nando Hellyor
      Minha atriz favorita! Trabalhos que mais gosto:- O FIO DA SUSPEITA (1985)- LIGAÇÕES PERIGOSAS (1988)- QUASE UMA FAMÍLIA (1989)- ENCONTRO COM VÊNUS (1991)- O JORNAL (1994)- INSPEÇÃO GERAL (2004)- DAMAGES (2007-2012)- ALBERT NOBBS (2011))
    • Felipe Santana
      Lembro bem dela no filme A Casa dos Espiritos, onde ela interpreta a personagem Ferula, e diga-se de passagem o fez magistralmente,assisti poucos filmes com ela,mas desde este filme me tornei um fã incondicional,neste filme ela contracena com sua concorrente ao Oscar Merry Stret, e juntas dão um show.
    • claudia cristine
      Sem duvida a melhor atriz americana q ja existio! na minha opinião ah dois filmes pelo qual ela meresia ganhar o oscar de melhor atriz, Ligações perigosas e 101 Dalmatas(101 dalmatias)pelo qual ganhou o oscar de melhor figurino, na segunda versão do filme
    • Fernando Vasconcelos
      Uma das melhores atrizes americanas, a quem a academia deveria ter premiado com o oscar de melhor atriz no filme Ligações Perigosas (perdeu injustamente de Jodie Foster, no filme Acusados), bem como de atriz coaduvante no filme O mundo segundo Garp.
    Mostrar comentários
    Back to Top