Godard parte de montagens de imagens para refletir sobre aspectos do cinema e do mundo. Colando cenas de filmes, de reportagens, de vídeos caseiros e mesmo de desenhos, o cineasta aborda as funções do tempo e do espaço, utilizando em particular o caso das imagens sobre o mundo árabe de como são percebidas pelo mundo ocidental.
Um homem e uma mulher dividem a intimidade em uma casa, onde mora também um cachorro. Ela é casada, mas não há qualquer informação sobre sua vida fora daquele local. Os dois conversam sobre a questão da linguagem sob o ponto de vista filosófico, enquanto que o cão a tudo observa.
A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convence-lo a destruir a máquina. o percurso Natacha (Anna Karina), a filha do professor, ...
Angela (Anna Karina), uma dançarina de cabaré, deseja ter um bebê e tenta convencer seu namorado, Émile (Jean-Claude Brialy), a ir adiante com a idéia, mas ele não concorda. Assim, ela acaba procurando o amigo de Emile, Alfred (Jean-Paul Belmondo), para realizar seu desejo.
Arthur (Claude Brasseur), Odile (Anna Karina) e Franz (Sami Frey) formam o triângulo do filme. Franz é um rapaz boa pinta que conhece Odile em uma aula de inglês. Ela vive em Joinville e conta para o jovem que o seu patrão guarda uma fortuna no quarto. Interessado pela grana, Franz resolve falar com seu amigo Arthur, que está devendo dinheiro ...
Filme dividido em 12 quadros, com episódios desconexos. A jovem Nana (Anna Karina) abandona marido e filho para buscar uma carreira como atriz. Durante um período ela tenta ganhar dinheiro vendendo discos em uma loja, mas como não consegue o suficiente para sua sobrevivência, acaba recorrendo à prostituição. Após se apaixonar outra vez, ...
Paul, recém desmobilizado, procura emprego e faz campanha contra a guerra do Vietnã. Ele está apaixonado por Madeleine, uma jovem cantora que está mais preocupada com seu sucesso na profissão do que com as manifestações sentimentais de sua amiga.
Ferdinand Griffon (Jean-Paul Belmondo) está entediado com a sociedade parisiense. Certa noite, ele deixa a esposa em uma festa e volta sozinho para casa, onde encontra uma antiga amiga, Marianne Renoir (Anna Karina), trabalhando como babá dos seus filhos. No dia seguinte, ele aceita fugir com a bela para o Mediterrâneo, mas o casal vai ser ...
Avaliar :
0.5
1
1.5
2
2.5
3
3.5
4
4.5
5
Vou ver
Comentários
Faça login para comentar
Carlos
Interessante demais esse diretor. Ele nos passa a sensação de que se tivermos uma boa idéia, amor a arte e uma boa reflexão...podemos fazer um filme sem burocracia, quebrando as regras clássicas do cinema. A maneira de filmar se aproxima do amadorismo...mas na época foi um protesto contra as regras pré-estabelecidas. Seus filmes são enaltecidos de constantes explanações poéticas...escritos de grandes pensadores, e toda forma de arte tbm é citada. Ele fez filmes policiais e renuncia a cena de ação...são rápidas e sem foco ..para sim trazer outras questões dentro do contexto do filme. Sejam elas reflexões sociais do momento em que se passava a sociedade ou puramente subjetivas e íntimas das personagens.Para entender Godard, tem que se estar disposto a pensar e analisar com outra ótica, pois não é cinema de entretenimento o que ele faz...como ele mesmo disse : o cinema é um meio para mudarmos a sociedade.
Rafael Vespasiano
Uma mulher é uma Mulher:“Uma mulher é uma mulher” é uma maravilhoso filme de Godard, um dos mestres da Nouvelle Vague francesa. O filme traz reflexões sobre a natureza feminina, mostra uma mulher culta, mesmo exercendo uma profissão, em que dificilmente temos mulheres com a cultura que a personagem de Anna Karina tem; esta é uma dançarina de cabaré. Uma reflexão Godard propõe: “toda mulher quer realmente ter filhos?”. No filme percebemos uma linha tênue entre amizade e amor, no triângulo amoroso estabelecido no roteiro. O filme de Godard faz referências a filmes de Truffaut, como “Atirem no Pianista” e “Jules e Jim”, este último uma clara inspiração para o filme de Godard. Nota: dez! Excelente filme! Maravilhoso!
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade