Minha conta
    WandaVision: Todas as sitcoms que inspiraram a série da Marvel

    Os primeiros episódios da série com Elizabeth Olsen foram baseados em produções como Modern Family, The Dick Van Dyke Show, entre outras.

    Universo Cinematográfico Marvel sempre adorou um easter-egg e isso não é novidade para ninguém, e claro WandaVision do Disney+ não fez diferente. A série conta com diversas referências dos quadrinhos e detalhes ocultos mas, além disso, cada episódio é baseado em uma sitcom diferente.

    WandaVision: Cenas pós-créditos do final se conectam com Doutor Estranho 2 e próximas produções da Marvel

    Com exceção do quinto, até o sétimo capítulo a série da Marvel estrelada por Paul BettanyElizabeth Olsen presta uma homenagem a comédias de TV famosas as conectando com alguns momentos do MCU. À medida que o show avança, os estilos de sitcom vão mudando graças ao poderes de Wanda, que cria aquele universo baseada nos programas que ela se lembra de assistir quando criança.

    Por isso, a série não só dá o pontapé na Fase 4 do UCM como também faz um afago no coração dos fãs de sitcoms. Confira todas as séries que WandaVision se inspirou a seguir:

    Episódio 1: The Dick Van Dyke Show

    Em preto e branco, o primeiro episódio de WandaVision, apresentou o conceito do programa com referências de The Dick Van Dyke Show, dos anos 50. Uma curiosidade é que o próprio Dick Van Dyke é consultor dos dois primeiros episódios da série, em uma tentativa da Marvel de tornar o programa mais parecido possível das sitcoms.

    Quando os criadores de WandaVision perguntaram a Van Dyke o segredo das piadas das séries que nunca parecem falsas, ele respondeu: “Se não podia acontecer na vida real, não poderia acontecer no programa”.

    Desde o design de produção, a fotografia em preto e branco 4:3 e os figurinos, a relação de Wanda e Visão neste episódio baseia-se na domesticidade pós-guerra de sitcoms clássicas como I Love LucyLeave It to Beaver e The Honeymooners.

    Quando se trata de The Dick Van Dyke Show, todo o layout da casa no primeiro episódio é semelhante à clássica série, incluindo a área pela porta da frente e as venezianas que levam à cozinha.

    Episódio 2: A Feiticeira

    A Feiticeira marcou uma geração nos anos 60 e WandaVision conseguiu prestar uma homenagem perfeita à série, deixando os telespectadores com a impressão de que já tinha visto todo aquele cenário em algum lugar.

    A abertura do segundo episódio, tem referências diretas à série e incluiu vários easter-eggs também. Fora isso, todo o enredo do episódio saiu remete à produção estrelada por Elizabeth Montgomery, icônica história sobre uma mulher mágica tentando se encaixar em uma vida normal... lembrou de algo? Só faltou Wanda torcer o nariz!

    Episódio 3: The Brady Bunch

    No terceiro episódio, "Now in Color", WandaVision prestou homenagem a The Brady Bunch. O programa mudou de preto e branco para colorido no final do segundo episódio, e isso levou à era colorida das comédias televisivas, na qual The Brady Bunch foi icônica.

    A abertura com Wanda e Visão pela cidade é um retorno direto à abertura de The Mary Tyler Moore Show, enquanto a colagem de Wanda e Vision em ladrilhos hexagonais remete ao The Brady Bunch. Fora isso, a adição dos gêmeos, Tommy e Billy também é ligada à ideia de ter filhos, que foi um grande tema da sitcom dos anos 70.

    Disney+: Conheça todas as séries da Marvel que serão lançadas no streaming da Disney

    Episódio 5: Três é Demais

    Os anos 80 foram apresentados na série com diversas referências da TV. No quinto episódio, o tema de abertura é baseado em Caras e Caretas e ainda remete à Growing Pains, com as fotos da família crescendo. Enquanto isso, a introdução de WandaVision também traz uma cena da família correndo por um campo que vem diretamente da introdução de Três é Demais.

    Além disso, toda a estética do episódio lembra os detalhes de Três é Demais que, por sinal é estelada pelas irmãs mais velhas de Elizabeth Olsen, Mary-Kate e Ashley, quando elas eram pequenas. Todo o interior da casa de Wanda lembra é semelhante à sitcom, enquanto o exterior também ganhou um novo desing, desta vez parecido com a casa de Step by Step.

    Episódio 6: Malcolm in the Middle

    Chegamos nos anos 2000! A maior homenagem no sexto episódio, "All-New Halloween Spooktacular!" foi Malcolm in the Middle, até com a mesma abertura desta sitcom, estrelada por Bryan Cranston e Frankie Muniz. O visual, as ações dos personagens e confusão vieram direto da sitcom de 2000, assim como a atuação. Em certo momento os filhos de Wanda, Billy e Tommy, quebram a quarta parede pela primeira vez e se dirigem diretamente ao público, mas os adultos não. Esta é uma referência exata da maneira de como Malcolm faria isso na série.

    Além disso, Elizabeth Olsen mostra uma Wanda um pouco mais controladora, errática e frustrada, em uma performance inspirada na Lois de Jane Kaczmarek em MITM.

    Episódio 7: Modern Family

    Já o sétimo episódio, o último com referências às sitcoms, foi dedicado ao mockumentary, gênero que ganhou notoriedade com The Office. Apropriadamente intitulado "Quebrando a Quarta Parede", o episódio remete à série de Steve Carell e também à Modern Family, com entrevistas diretas à câmera, trazendo a intimidade e o individualismo que caracterizavam as comédias do final dos anos 2000 e início dos anos 2010.

    A abertura de WandaVision é claramente inspirada por The Office, a música e as cenas da cidade - e até mesmo a duração, de apenas 40 segundos. Por fim, a imagem do título do episódio está diretamente ligada a Modern Family, usando a mesma fonte da série da ABC.

    A partir daí, as referências com Modern Family só aumentam: até mesmo cozinha de Wanda é quase uma réplica exata da de Claire Dunphy (Julie Bowen) e o posicionamento do sofá em frente às escadas. A homenagem, inclusive, emocionou Bowen, que elogiou o episódio no Instagram.

    “Um ano depois que terminamos Modern Family, e hoje fazíamos parte da WandaVision. Eles prestaram homenagem a I Love Lucy, Bewitched e The Brady Bunch, entre outros ... Ver nosso programa como um “clássico” através dos olhos de um programa incrivelmente inovador da Marvel me deixou sem palavras”, escreveu a atriz.

    Com 9 episódios, WandaVision está disponível no catálogo do Disney+.

    WandaVision: Entenda como o episódio 8 responde grandes mistérios da série da Marvel
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top