Minha conta
    Small Axe: Conheça a série premiada no Globo de Ouro 2021

    A celebrada série de Steve McQueen é estrelada por John Boyega, de Star Wars, e Letitia Wright, de Pantera Negra.

    Small Axe surgiu em duas categorias do 78º Globo de Ouro, sendo elas Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie para John Boyega e Melhor Minissérie. A produção levou o prêmio pela atuação do astro de Star Wars mas acabou perdendo a segunda estatueta para O Gambito da Rainha, da Netflix.

    Globo de Ouro 2021: Confira os vencedores

    Criada e dirigida por Steve McQueenprimeiro cineasta negro a levar o Oscar de Melhor Filme por 12 Anos de Escravidão, a produção está sendo aclamada pelo público e crítica. Segundo o diretor, a ideia de fazer a série surgiu há 11 anos com o intuito de abordar a luta contra o racismo no Reino Unido.

    A produção conta com cinco episódios que não são ligados entre si porém todos ambientados em Londres, entre os anos 1969 e 1982. As histórias giram em torno de uma comunidade de imigrantes caribenhos que vive à margem da sociedade britânica, sofrendo preconceito e maus-tratos.

    Todos os episódios de Small Axe estrearam no Globoplay em 26 de fevereiro e o AdoroCinema separou o que você precisa saber sobre a série!

    O que é Small Axe?

    No formato de série antológica, Small Axe traz cinco episódios descritos como "filmes independentes". Segundo McQueen, todos os capítulos são "ancorados na experiência das Índias Ocidentais em Londres".

    Os episódios são nomeados Mangrove, Lovers Rock, Red, White and Blue, Alex Wheatle e Education. Segundo o diretor, todos os capítulos são baseados em fatos reais e alguns deles são histórias verdadeiras: "Alex Wheatle é alguém que conheci na sala dos escritores. Ele não queria escrever, porque estava muito perto disso", disse.

    Ainda conforme o cineasta, a série "é uma celebração de tudo o que aquela comunidade conseguiu alcançar contra todas as probabilidades", escreveu ele. "Para mim, é uma carta de amor para os negros resiliência, triunfo, esperança, música, alegria e amor, assim como para amizade e família. Ah, e não vamos esquecer da comida também!", completou.

    O elenco de Small Axe

    McQueen é o diretor de todos os cinco filmes e também co-escreveu todos eles ao lado do roteirista Alastair Siddons (Tomb Raider) e Courttia Newland.

    O elenco dos filmes inclui o premiado John Boyega (Star Wars), Letitia Wright (Pantera Negra), Malachi Kirby (Black Mirror), Michael Ward (The Old Guard) e Alex Jennings (The Crown).

    Astro de Star Wars, John Boyega faz discurso antirracista em Londres

    O significado do nome Small Axe

    Small Axe, em tradução literal significa Machado Pequeno, e tem um sentido, segundo o diretor. O título foi retirado do provérbio: "Se você é a árvore grande, nós somos o machado".

    Vale ressaltar que este provérbio é conhecido por ser usado na canção de Bob Marley "Small Axe", na qual ele canta: "Então, se você é a árvore grande / Nós somos o machado pequeno / Pronto para cortá-lo / Para cortá-lo".

    Em sua declaração, McQueen disse que originalmente imaginou o projeto como uma série de TV, mas se desenvolveu em uma série de antologia de filmes. "Percebi que essas histórias deveriam ser independentes como filmes originais e, ao mesmo tempo, fazer parte de um coletivo", disse ele. "Afinal, Small Axe se refere a um provérbio africano que significa que juntos somos fortes."

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top