Minha conta
    WandaVision: O que os comerciais na série do Disney+ têm a nos dizer!

    Seguindo o estilo das sitcoms norte americanas, os episódios da série contam com comerciais que escondem momentos marcantes da vida da Feiticeira Escarlate.

    WandaVision é a primeira série do Universo Cinematográfico da Marvel a ser lançada no Disney + - confira outras séries que você pode conferir no serviço de streaming. Através de episódios semanais, a produção tem o difícil dever de iniciar a fase 4 que promete abordar o Multiverso - entenda quais são os planos para o futuro da Marvel.

    Protagonizada por Elizabeth Olsen e Paul Bettany, WandaVision é carregada de referências às sitcoms dos anos 50 e promete se aprofundar na relação da Feiticeira Escarlate com o Visão, que não tiveram tanto destaque e tempo de tela nos últimos anos. 

    Wandavision: Elizabeth Olsen pode ter revelado segredo sombrio sobre a série do Disney+

    Ambientada na pequena cidade de Westview, a produção acompanha o casal de protagonistas tentando levar um estilo de vida mais calmo e doméstico, muito diferente da rotina que tinham quando integravam a equipe dos Vingadores - confira as nossas primeiras impressões. Ao longo dos episódios já disponíveis, uma série de easter eggs e referências ao UCM foram feitas, alguns estavam camuflados, enquanto outros ficaram bem escancarados. 

    A cada novo episódio ficamos nos perguntando o que exatamente está acontecendo com a Wanda? Como a Visão está de volta? Será que ele vai voltar a integrar os Vingadores? E, em homenagem ao seu formato de sitcom que salta no tempo, mostrando como a televisão evoluiu através das décadas, WandaVision também nos faz perguntar: O que esses comerciais significam?

    Episódio 01: “Gravado ao vivo com plateia” 

    O primeiro comercial que nos é apresentado em WandaVision é sobre uma torradeira, protagonizado por um casal que nem se quer nos créditos são nomeados. "Seu marido está cansado de você queimar torradas?" ele diz enquanto caminha até sua parceira de tela para apresentar a ToastMate 2000, uma torradeira para “recuperar o gosto em sua torrada”. 

    Até aí, tudo bem, mas a mulher pega duas fatias de pão e as coloca na máquina. A câmera começa a dar um zoom no equipamento e em seguida aparecem diferentes coisas que você pode “torrar”: bolo de carne, torta de cereja, sanduíches de queijo. De volta à imagem da torradeira, um ponto vermelho começa a piscar. Ele chama a atenção por ser o único elemento de cor, quando o episódio ainda era preto e branco. Enquanto isso, um barulho de tique-taque continua por alguns segundos a mais, aumentando o volume gradativamente, até que seja finalmente interrompido pela torrada finalizada saindo do ToastMate. Por fim, um dos atores fala: “O novíssimo ToastMate 2000 da Stark Industries!” e aparece escrito: “Esqueça o passado, este é o seu futuro!”

    Esse comercial poderia ser até bastante normal se não carregasse uma série de significados com ele. Mas o que se destaca neste anúncio é que, assim que vemos a luz da torradeira piscar em vermelho, ouvimos um barulho que facilmente poderia se remeter a uma bomba. Se WandaVision é algum tipo de sonho ou realidade alternativa criada por Wanda, o comercial de uma torradeira Stark com um barulho que se assemelha ao de uma explosão, nos remete ao passado da Feiticeira Escarlate, que foi explorado em Vingadores: Era de Ultron - relembre as participações da personagem no UCM.

    Nele, descobrimos que uma das armas produzidas pelas Indústrias Stark foi usada para bombardear Sokovia, onde Wanda, seu irmão gêmeo, Pietro (Aaron Taylor-Johnson), e seus pais viviam. Estes acabam sendo mortos, e os dois irmãos nutrem ao longo de vários anos um ressentimento contra os Stark. Seguindo essa linha de raciocínio, os dois anfitriões misteriosos podem ser os pais de Wanda. Depois, há a frase "Esqueça o passado, este é o seu futuro!", o que poderia explicar o momento em que Wanda deixa de lado a raiva de Stark e, por fim, se junta aos Vingadores.

    WandaVision: Criadora afirma que série do Disney+ vai explorar o passado de Wanda com Mercúrio

    Episódio 02: “Não mude de canal”

    Neste novo comercial, vemos o nosso casal de volta, mas desta vez eles estão com roupas elegantes, parecendo que estão se preparando para ir a uma festa. Os dois ficam de frente para um espelho e o homem diz: “Dizem que um homem nunca está totalmente vestido sem dois acessórios importantes: sua dama e seu Strücker”. Ele mostra seu relógio Strücker de fabricação suíça e logo em seguida o casal sai de cena. O anúncio termina mostrando detalhes do acessório, em que podemos ver o símbolo da HYDRA. Ouvimos mais uma vez o barulho de tique-taque, até que o narrador fecha com, "Strücker: Ele vai dar tempo para você."

    Se pararmos para fazer uma análise parecida com a do comercial no episódio anterior, depois que os pais de Wanda e Pietro morrem, os gêmeos voluntariamente se inscrevem em experimentos humanos conduzidos pelo Barão von Strücker. Ele foi responsável por fazer experiências com os gêmeos utilizando o cetro do Loki, que mais tarde descobriríamos que é a pedra da mente. Foi assim que Wanda e Pietro ganharam seus poderes e se tornaram mutantes. 

    WandaVision: Conheça os personagens da nova série da Marvel no Disney +

    Episódio 03: “Agora em cores”

    Finalmente chegamos ao anos 70 e desta vez, a mulher que sempre esteve ao lado de seu marido nos episódios anteriores, agora está sozinha apenas com dois filhos e um cachorro. A tela se divide em quatro partes e vemos situações do dia a dia em que acontece tudo errado. As crianças jogam uma bola de futebol no café da manhã dela, o cachorro faz xixi no chão, ele deixa a comida no forno e acaba queimando e, por último, o liquidificador suja tudo. De volta para o centro da tela, ela aparece um pouco desnorteada e o narrador diz: "Você precisa de uma pausa?" Ela responde: "Você leu minha mente." 

    Em um piscar de olhos, ela está em uma banheira cheia de espuma, enquanto  alguém a abana com uma folha de palmeira. O narrador logo em seguida diz: “Fuja para um mundo todo seu, onde seus problemas vão embora.”O comercial termina mais uma vez com uma olhada mais de perto do produto que vem anunciando, Hydra Soak, um pó de banho de luxo, e a frase "Encontre a Deusa Interior!" em letras retrô percorre a tela abaixo.

    Da mesma forma que no episódio anterior, a Hydra é símbolo principal nesse comercial. Esta é, possivelmente, uma referência aos poderes da Wanda: Telecinesia, leitura da mente e manipulação da realidade, que mais uma vez foram dados à ela através de experimentos da organização. Quando a protagonista do comercial afirma “Você leu a minha mente!”, podemos fazer rapidamente uma referência com as habilidades de Wanda que foram exploradas em Vingadores: Era de Ultron e que atordoram os super-heróis ao longo de toda a saga do infinito. 

    Outra teoria que ganhou bastante força nos últimos dias apareceu no site Reddit. Apesar de não ter ligação com a história da Wanda, como conseguimos perceber nos outros comerciais, ele afirma que o produto Hydra Soak é assustadoramente semelhante ao sabonete azul em "Identity and Change", um episódio da quarta temporada de Marvel Agents of S.H.I.E.L.D. Nele, o agente Coulson (Clark Gregg) descreve um sabonete Hydra que  controla a mente "se infiltra em nossa corrente sanguínea e planta memórias falsas em nossos cérebros". 

    WandaVision: O que é a S.W.O.R.D., organização que aparece na série do Disney+?

    Episódio 05: "Em um Episódio Muito Especial"

    O quinto episódio é interrompido para um comercial muito mais tarde do que o normal, menos de dez minutos antes dos créditos finais, após o confronto furioso de Wanda com os agentes da SWORD reunidos fora de Westview. Cortamos para uma família tomando café da manhã quando as crianças derramaram um copo de suco na mesa da cozinha.

    A mãe do comercial tenta limpar o molhado com um papel toalha, mas uma locutora informa que ela precisa usar toalhas de papel da marca Lagos, que sugam a poça de suco com muito mais eficiência do que a segunda marca líder em uma comparação lado a lado. Na próxima cena, aparece o marido derrubando acidentalmente um copo de cerveja no balcão da cozinha. Mas não se preocupe – o locutor fala que os maridos também podem usar Lagos e ele, timidamente, limpa com algumas folhas de papel toalha premium. Por fim, o comercial termina com uma tomada de uma pequena poça de cerveja derramada sobre uma mesa de madeira sendo levada embora sem deixar vestígios, com o locutor lendo feliz o slogan da marca: “Lagos. Para quando você faz uma bagunça que você não queria".

    A conexão óbvia aqui é Lagos, a cidade nigeriana onde Wanda tentou usar seus poderes para evitar que Ossos Cruzados (Frank Grillo) detonasse uma bomba na sequência de abertura de Capitão América: Guerra Civil. Em vez de desviar a explosão com segurança, ela acidentalmente a direcionou para um prédio próximo, matando várias pessoas inocentes no processo. Isso levou diretamente aos Acordos de Sokovia, que deu a supervisão da ONU sobre os Vingadores e colocou Wanda mais ou menos sob prisão domiciliar na sede deles, onde Visão vigiava ela. Lagos foi o início dos eventos que levariam à morte de Visão por Thanos (Josh Brolin). O slogan é uma referência direta à destruição acidental que ela causou e seu desejo de "limpar tudo".

    Outro aspecto interessante desse comercial é que ele marca a primeira vez em que o homem é visto fazendo trabalhos domésticos. Os três comerciais anteriores obedeciam estritamente aos papéis de gênero de seus períodos de tempo, com a mulher encarregada de cozinhar, limpar e cuidar dos filhos. Nesse caso, o marido limpa sua própria cerveja derramada. Isso se alinha com os eventos do resto do episódio, com Visão começando a questionar a realidade de Westview e acusando Wanda de manter todos na cidade como reféns. Wanda está no controle aqui, e o papel mais subserviente do homem no anúncio de Lagos pode ser um exemplo de sua vontade consciente exercendo um poder crescente sobre o universo da sitcom. 

    Por que WandaVision finalmente dá as caras da Marvel na TV?

    Episódio 06: "Um Halloween Assustadoramente Inédito!"

    O comercial interrompendo no sexto episódio traz uma mudança significativa no tom em relação aos anteriores, sendo mais sombrio. Ele utiliza uma técnica de animação com massa de modelar, popular em comerciais dos anos 90 e 2000, mostra um menino preso em uma ilha deserta. "Estou com tanta fome que comeria qualquer coisa", diz ele, o que é a deixa para o tubarão surfista aparecer do oceano.

    O tubarão oferece ao menino um pouco de iogurte Yo-Magic, que ele diz que lhe dá tempo para "pendurar a barbatana" antes de nadar para longe. Infelizmente, o menino não consegue remover a tampa do iogurte e, com o passar dos dias e das noites, ele literalmente murcha em um esqueleto. Então, aparece a propaganda: "Yo-Magic - o lanche para os sobreviventes!".

    Ao contrário dos comerciais anteriores, não há um link direto para a história passada de Wanda. O menino na ilha pode ser uma referência aos moradores de Westview, presos sob o controle de Wanda e morrendo lentamente em isolamento. O fato de não estar amarrado a nenhuma memória específica também pode ser uma indicação de que Wanda está perdendo o controle sobre sua realidade.

    No entanto, mais tarde no episódio, há a cena em que Pietro (Evan Peters) pergunta a Wanda como ela assumiu Westview e ela lhe diz que não se lembra de como o fez: "Eu só me lembro de me sentir completamente sozinho ... Vazio ... um nada sem fim. " Parece meio que morrer de fome em uma ilha deserta, esperando que a magia possa salvá-lo.

    WandaVision: 7 easter-eggs do episódio 6 que você não pode perder no Disney+

    Episódio 07: "Derrubando a Quarta Parede"

    No episódio 7 somos apresentados ao comercial do Nexus. Vemos a mesma atriz dos outros comerciais como uma mulher deprimida, sentada solitária em um banco de parque. Nuvens negras literalmente se formam sobre ela, e ela é vista caindo na cama, inquieta e acordada. O narrador pergunta ao espectador se ele se sente para baixo e deprimido e, em seguida, dizendo para consultar seu médico sobre "Nexus". As coisas mudam quando é anunciado que a droga pode "ancorar você de volta à sua realidade. Ou à realidade de sua escolha".

    Como qualquer bom medicamento dos anos 2000, existem, é claro, alguns efeitos colaterais a serem considerados: "sentir seus sentimentos, confrontar sua verdade, apreender seu destino e, possivelmente, mais depressão". O anúncio termina dizendo que você não deve tomar Nexus a menos que seu médico o autorize a seguir em frente com sua vida. O slogan final diz "Nexus: porque o mundo não gira em torno de você ... Ou gira?". Claramente, ele faz referência a todo o sentimento de luto e depressão que Wanda está sentindo, mas tem mais coisas além disso.

    É uma referência direta aos quadrinhos da Marvel: a existência de "Seres Nexus", ou pessoas que têm poderes que podem afetar a probabilidade e literalmente alterar o Fluxo do Tempo Universal (ou o "Nexus de Todas as Realidades"), de maneiras que se propagam por todo o Multiverso. Wanda e Visão são considerados Seres Nexus e isso faz sentido com a narrativa que WandaVision e o restante da Fase 4 do UCM vai apresentar com o Multiverso.  

    Inclusive, os Seres Nexus são monitorados por forças cósmicas como a Autoridade de Variância do Tempo (TVA), um grupo responsável por controlar o fluxo do tempo nos quadrinhos, que será apresentado na série LokiUm dos vilões mais esperados da Fase 4, Kang, o Conquistador também está ligado a esses seres.

    Podemos ter na série a abertura do Nexus – que é uma porta de entrada para todas as realidades possíveis nos quadrinhos – com a bruxa Agatha Harkness (Kathryn Hahn), que se revelou a verdadeira vilã.

    WandaVision: Agnes é a verdadeira vilã da série do Disney+?

    WandaVision é exibida às sextas-feiras através do serviço de streaming Disney+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top