Minha conta
    Selena: Conheça a trágica história da cantora contada na série da Netflix

    A série estrelada por Christian Serratos, atriz de The Walking Dead, chega ao catálogo da Netflix em 4 de dezembro.

    Selena: A Série é a nova atração que chega ao catálogo da Netflix nesta sexta-feira (4). Estrelado por Christian Serratos, a Rosita de The Walking Dead, o seriado acompanha a vida da cantora considerada rainha da música texana. A artista morreu precocemente aos 23 anos, após ser assassinada por uma fã. Conheça a trágica história de Selena Quintanilla.

    Quem foi Selena Quintanilla?

    Selena nasceu em 16 de abril de 1971, em Lake Jackson, no Texas. A cantora cresceu falando inglês, mas seu pai, Abraham Quintanilla, a ensinou a cantar em espanhol para que ela pudesse se identificar com a comunidade latina. Nesse período, ela aprendeu as letras foneticamente no início e, eventualmente, aprendeu a falar o idioma fluentemente.

    Por volta dos 10 anos, Selena se tornou a vocalista da banda de sua família, Selena Y Los Dinos, gerenciada pelo pai. O grupo musical era composto pelo irmão Abraham no baixo e a irmã Suzette na bateria, e começou tocando em casamentos e clubes em sua cidade natal.

    Carreira de Selena Quintanilla

    Selena Quintanilla fez sua estreia no meio mainstream da música nos anos 80. A cantora foi descoberta por dois grandes nomes da indústria musical de Tejano: Rick Trevino, fundador do Tejano Music Awards, e Johnny Canales, artista de um dos principais programas de televisão espanhóis.

    Entre seus maiores trabalhos, destacam-se os álbuns Amor Prohibido e Selena Live, que a rendeu o Grammy em 1994, como Melhor Álbum Mexicano-Americano. Ao se tornar uma artista muito premiada no cenário latino, a artista foi considerada a "Rainha de Tejano", um tipo de música mexicana que incorporou outros estilos, como country e western. Ela também era conhecida como "Madonna Mexicana" por suas roupas e movimentos sensuais de dança.

    Como Selena Quintanilla morreu?

    Em 31 de março de 1995, ela foi assassinada pela fundadora de seu fã-clube, Yolanda Saldívar. Na época, Selena era dona de uma rede de boutiques nos Estados Unidos e precisava de um sócio para ajudá-la na administração do negócio. Foi quando deu oportunidade à Yolanda.

    Com o tempo, Yolanda começou a se incomodar por não ser citada o suficiente nas entrevistas de Selena. Além disso, a família da cantora desconfiou que a fã fraudava documentos para roubá-la. A artista foi procurar saber sobre a história e este foi o ponto inicial dos trágicos eventos que viriam a seguir.

    Quando Selena foi ao encontro de Yolanda, a fã se recusou a entregar os documentos e armou uma situação para ganhar tempo. Ao dizer para Selena que tinha sido estuprada, a cantora se comoveu e a levou ao hospital. Como não tinha nenhuma evidência do crime, voltaram para o hotel, o qual Yolanda levou um revólver de calibre 38 e a atirou pelas costas. Enquanto os médicos tentavam salvar a vida da artista, Yolanda fugiu.

    O que aconteceu com a assassina de Selena?

    Após a fuga, Yolanda foi cercada pela polícia e ficou dentro de sua caminhonete por nove horas. Quando decidiu se entregar, foi levada à delegacia, onde assinou uma confissão de três páginas confirmando que assassinou Selena quando a cantora tentou fugir. Já no julgamento, a fã afirmou que foi um acidente. Mesmo tentando mudar a versão dos fatos, Yolanda foi condenada à prisão perpétua. 

    Selena Day

    Após duas semanas desde o assassinato de Selena Quintanilla, George W. Bush, que era governador do Texas neste período, decretou o dia 16 de abril como uma data de homenagens à ela. Comemorado no aniversário dela, Selena Day foi criado porque, segundo o político, a artista representa “a essência da cultura do sul do Texas.”

    Álbum póstumo de Selena Quintanilla

    Seu último álbum, Dreaming of You, foi lançado postumamente em 1995. O disco estreou no topo da parada da Billboard 200, tornando Selena a primeira artista latina a alcançar tal feito.

    Outras produções sobre Selena

    Além da série da Netflix, dois filmes foram feitos sobre a trajetória da cantora. O primeiro foi estrelado por Jennifer Lopez em 1997 e se chama Selena. O longa-metragem fala sobre a infância e carreira da artista, incluindo também histórias sobre o álbum totalmente em inglês que nunca foi lançado. Em 2003, Lopez protagonizou um musical intitulado Selena: Greatest Hits. Quanto às obras escritas, destacam-se Selena's Secret: The Revealing Story Behind Her Tragic Death, de María Celeste Arrarás, e She Killed Selena, de Amy Delaney, que contam sobre o assassinato da cantora e os desdobramentos do caso.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top