Minha conta
    Por que a audiência do Emmy vem caindo ano após ano?

    2020 teve a pior audiência da história da premiação, superando 2018 e 2019, que já haviam sofrido queda.

    Há anos a cerimônia de premiação do Emmy é um dos eventos mais importantes da TV americana. Atribuído pela Academy of Television Arts and Sciences (ATAS), o evento premia os principais programas de TV exibidos no horário nobre dos Estados Unidos, contando com a presença de atores famosos e das principais produtoras.

    Porém, desde 2018, ela vem sofrendo com uma drástica queda na audiência, culminando, em 2020, nos piores números da história da cerimônia, com aproximadamente 6,1 milhões de telespectadores, em torno de 800 mil a menos que em 2019. Mas por que será que esse número vem caindo tanto ano após ano?

    Emmy 2020: Confira todos os vencedores da premiação

    O EFEITO DO CORONAVÍRUS PODE TER PREJUDICADO A PREMIAÇÃO?

    Em época de pandemia do Coronavírus, a primeira pergunta que nos vêm à cabeça quando lemos sobre essa queda de audiência é: “Será que a quarentena não atrapalhou a premiação?”. De fato, toda a situação envolvendo o Covid-19 pode ter afetado o número de telespectadores que assistiram ao evento. O Emmy precisou se reinventar e entregar uma premiação condizente com os tempos em que vivemos, adotando um formato virtual inédito da premiação

    Entretanto, mesmo se considerarmos que a pandemia afetou os números da cerimônia, dificilmente ela justificaria a enorme queda sofrida, principalmente se levarmos em conta que o declínio da audiência, nos anos anteriores, precede a pandemia.

    Emmy Internacional 2020: Andrea Beltrão, Ninguém Tá Olhando e programa de Gugu estão entre os indicados

    O FORMATO DO EMMY ESTARIA SATURADO?

    Uma das críticas a respeito da premiação é o formato engessado da cerimônia. Tentando promover mudanças que já vinham sido discutidas há algum tempo, a Television Academy aumentou o número de indicados em algumas categorias, alegando que esse aumento é reflexo do novo número de plataformas e produções dos últimos anos. Outra pauta que está sempre em discussão é a necessidade de mais diversidade nas premiações.

    Precisando mudar a forma de apresentação por conta do distanciamento social, o Emmy só conseguiu, de fato, se reinventar, em 2020, com uma apresentação em um novo formato, forçado pela pandemia do Coronavírus. Se antes havia todo o charme do tapete vermelho e da interação entre os presentes, esse ano, o grande obstáculo foi reproduzir esse sentimento de outra maneira, com os astros em suas casas.

    Tal formato agradou a mídia especializada em geral, sendo chamada de uma das melhores cerimônias dos últimos tempos. A revista “Variety” chegou a afirmar que a premiação foi “uma vitória surpresa da produção”.

    HÁ ALGUM PROBLEMA NA DIVULGAÇÃO DO EMMY?

    Algumas semanas antes da cerimônia acontecer, um aumento na divulgação do evento começa a ser feito, com os principais meios sendo as mídias especializadas, redes sociais e propagandas de televisão. 

    Contudo, parece haver algum problema na forma como essa divulgação é realizada, visto que, dificilmente, pessoas fora da “bolha” são atingidas. Por bolha, podemos entender cinéfilos e entusiastas em geral.

    Observando as pessoas de fora desse círculo, é possível perceber que, normalmente, elas tomam conhecimento do acontecimento da cerimônia apenas quando as diversas mídias divulgam o resultado dos ganhadores, prejudicando a audiência e a conversão de possíveis novos entusiastas.

    Schitt’s Creek: Conheça o elenco da série que roubou a cena no Emmy 2020

    A CERIMÔNIA DE 2020 CONCORREU COM FUTEBOL AMERICANO

    Junto de outros problemas, a cerimônia do Emmy de 2020 ainda enfrentou a concorrência de duas importantes programações da televisão americana: os Playoffs da NBA  –  a mais importante liga de basquete do mundo, e o NBC Sunday Night Football, um programa semanal onde é reprisado os acontecimentos mais importantes do futebol americano, da semana. Ambos os esportes são os mais populares dos Estados Unidos e suas programações constantemente brigam pelo primeiro lugar da audiência.

    Vale lembrar que, em anos anteriores, o Emmy ja havia mudado de data por conta de conflitos de horário com outras programações populares. Em 2011, a cerimônia foi reagendada para evitar as finais da NFL.

    Embora os números da audiência televisiva não tenham sido tão bons, nas redes sociais o Emmy foi um sucesso. Com aproximadamente 11,9 milhões de interações sociais, um aumento de mais de 100% em relação a 2019, a premiação foi muito bem recebida, principalmente com a grande quantidade de brincadeiras em relação ao isolamento social. E se os números são motivos de preocupação para os produtores, talvez apostar na forma de se expressar de uma nova geração seja um dos caminhos para que os números do Emmy voltem a crescer.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top